SENTINELA

Operação da Polícia Civil desmantela quadrilha de agiotas colombianos em Uberaba

Carlos Paiva
Carlos Paiva
Publicado em 27/07/2023 às 06:00Atualizado em 28/07/2023 às 06:00
Compartilhar

Policiais civis prenderam mais dois integrantes da quadrilha de agiotas colombianos e aprenderam dinheiro, cartão de empréstimo e celulares (Foto/Divulgação)

Policiais civis prenderam mais dois integrantes da quadrilha de agiotas colombianos e aprenderam dinheiro, cartão de empréstimo e celulares (Foto/Divulgação)

PC prende mais dois agiotas colombianos
Equipe de 15 policiais civis em Uberaba, entre eles delegados, inspetor, subinspetor, investigadores, escrivães, coordenados pelo delegado PC, chefe do 5º DPC, Cezar Felipe Colombari da Silva, que investigam quadrilha de colombianos que vieram para Uberaba para atuar na chamada "agiotagem colombiana" ou "agiotagem gota-a-gota", prenderam na tarde de ontem mais dois agiotas/cobradores, de 24 e 26 anos, e apreenderam dinheiro, cartões de empréstimos e celulares. A quadrilha, que tem como integrantes somente estrangeiros colombianos, vem tentando transformar Uberaba em uma pequena Bogotá, como já fizeram em outras cidades por este país adentro. Eles emprestam dinheiro somente a comerciantes com portas abertas e cobram no mínimo 20% por 20 dias, e o pagamento é feito em parcelas diárias, o que tem deixado comerciantes desesperados e que muitas vezes chegam a fechar seus comércios e alguns já falaram em autoextermínio. Em caso de atraso na parcela, as cobranças são feitas em bandos e sempre um está armado de revólver e dobram e às vezes até triplicam os juros, passando a chantagear e ameaçar de morte o devedor e seus familiares, exatamente como fazem na Colômbia.

A Polícia Civil de Minas Gerais, através do 5º DPC, em Uberaba, tem sido pioneira (se não a única) no combate a este tipo de crime que não se limita apenas à agiotagem extorsiva, mas também à lavagem de dinheiro, ameaças, extorsão, porte ilegal de arma de fogo e como já aconteceu em outras localidades, até em homicídio. Infelizmente, por se tratar de uma quadrilha que chega de mansinho, mas que usa de extrema violência quando tem seus interesses frustrados, algumas vítimas temem denunciar. O que é um erro, pois toda quadrilha organizada ou desorganizada conta com o silêncio da vítima para que os crimes sejam bem-sucedidos. Em Uberaba, a Polícia Civil está provando que você pode confiar e denunciar, e só assim colocaremos um fim a esse bando que está tentando fazer de nossa Uberaba uma base lucrativa dos crimes cometidos com sucesso na Colômbia.

Aliviada por saber que ninguém...
De acordo com o Jornal Metrópoles, de São Paulo, Valéria Alves Brito, de 46 anos, mãe da ex-modelo e uberabense Dalliene de Cássia Brito Pereira, disse: "Prefiro saber que ninguém entrou no apartamento. Porque não mexeram nela, não machucaram minha filha". A afirmação foi feita ao saber que a polícia descartou a possibilidade de alguém ter entrado no apartamento da filha dela. A ex-modelo de 21 anos foi encontrada morta, nua e com um travesseiro sobre o rosto, deitada em sua cama, no 9º andar do edifício em que morava na zona sul da capital paulista, por volta das 6h do último dia 1º.

O DHPP de São Paulo ainda aguarda os laudos, toxicológico e sexológico da ex-modelo e uberabense Dalliene de Cássia Brito Pereira (Foto/Divulgação)

O DHPP de São Paulo ainda aguarda os laudos, toxicológico e sexológico da ex-modelo e uberabense Dalliene de Cássia Brito Pereira (Foto/Divulgação)

Ainda aguardando laudos, toxicológico e sexológico
A mãe Dalliene chegou à capital paulista na sexta-feira (14/7) para retirar objetos e móveis da filha do apartamento onde ela foi encontrada sem vida, no bairro de Santo Amaro. Antes disso, ainda na sexta, a Polícia Civil realizou uma reconstituição no apartamento, liberando-o em seguida para a mãe da vítima. Todos os móveis e itens de Dalliene já foram despachados para Uberaba. "Está difícil ficar sem a minha filha. Por enquanto, não vou doar as coisas dela. Quero primeiro sentir a presença dela nas coisinhas que ela deixou." O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) aguarda o resultado de laudos toxicológicos e sexológicos para confirmar a causa da morte da ex-modelo.

Restaurante Self Service Skinão
O Dia dos Pais está chegando e o Restaurante Self Service Skinão está preparando um cardápio especial para essa data tão importante para todos nós. No Restaurante Self Service Skinão, os alimentos são sempre fresquinhos e com grandes variedades. Você ainda pode tomar aquela cervejinha ou refrigerante bem gelados ou suco de laranja natural. E atenção: são dois restaurantes Self Service Skinão, sendo um na Avenida João XXIII, 295, Parque das Américas; e outro na Rua Veríssimo, 883, bairro São Benedito.

Assédio sexual em supermercado
Um funcionário de um supermercado de 61 anos está sendo acusado de assediar sexualmente uma menor aprendiz, de 15 anos, que também presta serviços no mesmo supermercado. O caso foi registrado por volta das 15h30 de ontem, em Uberaba. A adolescente informou à Polícia que se encontrava no estabelecimento, ocasião em que foi abordada pelo funcionário, o qual disse que estava "querendo ela". A menor, bastante constrangida, respondeu: "que querer não é poder". Logo em seguida, ainda conforme a menor aprendiz, o autor disse: "Imagina transando". Neste momento, a adolescente perguntou pelo respeito que deveria ter com ela. A jovem também informou que o autor sempre tenta abraçá-la e cumprimentá-la com algum tipo de contato físico. Por fim, a menor contou que o comportamento desrespeitoso do funcionário do supermercado tem sido mais frequente nas últimas três semanas. A mãe da adolescente, que estava presente durante o registro da queixa, relatou que há aproximadamente 19 anos trabalhava como babá e que o mesmo autor foi fazer uma entrega em seu serviço, ocasião em que ele mostrou uma foto do órgão genital a ela, causando-lhe grande constrangimento. O caso foi encaminhado à Delegacia de Orientação e Proteção à Família da Polícia Civil, onde mãe e filha devem comparecer para pedir providências.

Trio é preso por tráfico de cocaína no 2000
Policiais militares do Tático Móvel da 147ª Companhia do 4º BPM prenderam dois homens, de 24 e 25 anos, e uma mulher de 20 anos, por suspeita de estarem vendendo cocaína na Avenida Luiz Carlos Maluf, proximidades de uma praça, atrás da Escola Municipal Esther Limírio Brigagão, no Residencial 2000, por volta das 21h30 de ontem. Foram apreendidos em poder dos acusados 17 pinos de cocaína e cerca de 18 gramas da mesma droga que ainda seriam colocados nos pinos.

Graças ao DDU/181 a Polícia Militar apreendeu grande quantidade de maconha e tirou de circulação traficante que pretendia “expandir os negócios” (Foto/Divulgação)

Graças ao DDU/181 a Polícia Militar apreendeu grande quantidade de maconha e tirou de circulação traficante que pretendia “expandir os negócios” (Foto/Divulgação)

Apurando denúncia
Segundo apurou SENTINELA, os militares faziam patrulhamento quando receberam denúncia. O denunciante informou ainda as vestes e o local exato onde estariam os dois homens e a mulher, namorada de um deles (o de 24 anos) e residente nas proximidades, era responsável por abastecê-los quando necessário. Os dois homens foram vistos no local apontado pelo denunciante. Ao perceberem a presença da guarnição policial, tentaram fugir e jogaram algo em cima de um muro de uma casa. Eles foram perseguidos e presos. O objeto jogado em uma casa foi apanhado e constatado se tratar de 17 pinos cheios de cocaína e um estando pela metade e outro pino vazio. O indivíduo de 24 anos tentou assumir sozinho a responsabilidade pelo tráfico de drogas no local, mas não conseguiu, afinal o homem de 25 anos é sócio.

Nada inocente
Sobre a mulher, o acusado de 24 anos também tenta inocentá-la e disse que ela não tinha nada a ver com o tráfico de drogas e que apenas era sua namorada e boa moça, mas admitiu que ela estaria guardando uma certa quantidade de cocaína. Os militares foram até a casa da mulher. Ela estava no quarto e junto com ela foi encontrada uma pequena bolsa preta contendo no seu interior 18 gramas de cocaína. Ela confessou que iria encher os pinos para a venda e entregar para os dois homens e tentou justificar dizendo que está precisando de dinheiro e achou no tráfico de drogas a forma fácil de ganhar o montante. Não satisfeita, ela ainda relatou que quando sai para festas realiza o comércio ilícito de drogas para fazer um dinheiro. Os três foram levados para o plantão da Polícia Civil juntamente com as drogas.

Assaltantes roubam 43 celulares
Dois homens simulando estarem armados e em uma motocicleta Honda CB300 de cor vermelha invadiram depósito de uma loja de eletroeletrônicos e tomaram de assalto 43 aparelhos celulares de marcas variadas e modelos de alto valor, na Avenida José Valim de Melo, no bairro Valim de Melo, por volta das 8h de ontem. Os autores deixaram claro que tinham informações privilegiadas, pois sabiam perfeitamente o que queriam e onde estava. Segundo informações, o local é um galpão e um funcionário estava aguardando para transportar a carga para o destino, quando dois autores, em uma moto Honda CB 300 de cor vermelha, pararam próximo a ele e os dois ocupantes do veículo desembarcaram e anunciaram o assalto. O garupa, que era gordo, estatura mediana, branco, jaqueta na cor preta, boné preto, usava calça tipo de serviço, foi até uma testemunha e ordenou que ele ficasse quieto. Já o outro autor, que era mais forte, branco, estava de blusa preta de frio, calça jeans, capacete preto, foi até o caminhão e indagou ao motorista: "Onde está a caixa da Mondial, quero a caixa da Mondial". O motorista informou que não sabia de tal caixa. O autor, que mostrou a arma para o motorista, mandou que ele não olhasse em sua direção e que ficasse parado. Após dar tais ordens, o assaltante se deslocou para a caçamba do caminhão e pegou exatamente a caixa contendo os 43 aparelhos celulares de marcas variadas e modelos de alto valor. Em seguida, os autores subiram na moto e evadiram em direção ao bairro Jardim Itália, pela Avenida Guarapuava. Policiais militares conseguiram imagens da fuga dos autores.

Quase R$32 mil desviados
Um empresário de 37 anos teve desviado de sua conta bancária quase R$32 mil na forma de Pix, na Rodovia AMG-2595, Recreio dos Bandeirantes. O registro policial que foi feito por volta das 15h50 de ontem já foi encaminhado à Polícia Civil para instauração de inquérito policial. Ele contou que possui uma conta digital no banco XP Investimentos, na qual realiza diversos investimentos financeiros, e ontem percebeu que foram efetuadas diversas transferências de forma fraudulenta através de Pix. Foram feitas somente no último dia 25 as seguintes transferências: dia 25, de R$799,98 para RJCO; mesmo dia outra de R$2.599,98 para DFA; R$4.999,99 para a empresa HEGE compra de créditos para jogos eletrônicos. Já no dia seguinte (26/7), foram transferidos: R$3.499,99 para LFCCB; R$4.999,92 para GPLN; R$15 mil para a MEAL; totalizando assim um prejuízo de R$31.899,86. O banco exigiu o registro policial para analisar se vai ressarcir a vítima.

A importância do 181
É indiscutível a importância do Disque Denúncia Unificado (DDU). Muitos foram para a cadeia por crimes graves graças às denúncias anônimas feitas ao 181. O último caso em Uberaba foi o do jovem de 22 anos preso com grande quantidade de maconha, na Rua Célio dos Reis Cardoso (antiga Três), Residencial 2000, na noite de terça-feira (25), conforme noticiou a coluna SENTINELA ontem. Ele confessou que comprou os tabletes de maconha por R$4 mil e estava começando a movimentar sua "biqueira" na própria casa e pretendia expandir seus "negócios", inclusive com outras drogas. Quem denunciou pode ter certeza de que salvou famílias inteiras, pois só quem tem um dependente químico sabe muito bem como é.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por