SENTINELA

PC prende comparsa de acusado de assalto a cuidadora de idosos no Boa Vista

Carlos Paiva
Carlos Paiva
carlospaivajornalista@gmail.com
Publicado em 15/03/2024 às 06:49Atualizado em 18/03/2024 às 07:14
Compartilhar

Dupla acusada de assaltar cuidadora de idosos no Boa Vista foi presa pela Polícia Civil (Foto/Divulgação)

Dupla acusada de assaltar cuidadora de idosos no Boa Vista foi presa pela Polícia Civil (Foto/Divulgação)

PC prende assaltante
Investigadores da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ªDRPC/5ºDPC) prenderam um homem, de 23 anos, acusado de agredir e roubar a bolsa de uma cuidadora de idosos, de 47 anos, no dia 15 de fevereiro deste ano, na rua Luxemburgo, no bairro Boa Vista. Durante o assalto, ele estava com um comparsa em uma Honda Biz. O comparsa foi preso no dia seguinte. O crime foi de grande comoção, pois imagens do assalto circularam por redes sociais e sites de notícias. As investigações foram presididas pela delegada PC Vivian Caroline Borges Tortamano. 

O assalto
De acordo com informações, a cuidadora de idosos, estava caminhando pela rua Luxemburgo, momento em que viu os dois homens transitando em uma Honda Biz escura passarem por ela e que logo em seguida retornaram. O autor que pilotava a motocicleta parou, o que estava na garupa desembarcou e foi até a mulher, anunciou o assalto e exigiu que entregasse a bolsa.
 
Agressões
A mulher teria segurado a bolsa, sendo que, neste momento, o assaltante, que havia desembarcado da garupa da motocicleta, lhe desferiu chutes na região do abdômen e soco no rosto. Em seguida, o mesmo criminoso jogou a mulher no chão e lhe arrancou a bolsa na cor verde e fugiu na garupa da motocicleta Honda Biz antiga, sentido à rua Santa Juliana.
 
Primeiro preso
No dia seguinte ao crime, policiais militares receberam denúncia anônima informando que os suspeitos do covarde assalto estariam na rua Bélgica. O local apontado foi cercado e quatro pessoas foram abordadas, entre elas estava um dos assaltantes. No local também foi encontrada a bolsa com os pertences da vítima e a motocicleta Honda Biz utilizada no crime.
 
Investigações
Desde então, investigadores da Polícia Civil, chefiados pela delegada PC Vivian Caroline Borges Tortamano, passaram a juntar evidências do envolvimento do segundo envolvido. Descobriu-se que os dois acusados são suspeitos de vários outros assaltos na cidade. A delegada representou pela prisão preventiva do acusado, o que foi deferido pelo Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba.
 
Esconderijo no 2000
De posse da ordem judicial de prisão preventiva, investigadores da 1ª DRPC passaram a procurar pelo acusado, sendo encontrado e preso na rua Helvio Fantato, no Residencial 2000. O mandado de prisão foi cumprido e o acusado levado para a Delegacia de Plantão de Polícia Civil e, em seguida, para a penitenciária de Uberaba, onde se encontra à disposição da Justiça.

Policiais penais impedem ingresso
Três homens, de 20, 21 e 41 anos, foram presos em flagrante tentando passar grande quantidade de aparelhos celulares e acessórios para o interior da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, rua Doutor Décio Moreira, zona rural de Uberaba, na madrugada de quinta-feira (14). Um carro Citroën, cor prata, utilizado pelos autores, foi apreendido e recolhido ao pátio credenciado. Os três acusados e materiais apreendidos foram levados para a Delegacia de Plantão da 1ªDRPC/5ºDPC.  
 
Monitoramento eletrônico  
Segundo o registro policial, o policial penal, responsável por operar o circuito de monitoramento eletrônico da penitenciária, visualizou dois homens cortarem a cerca que dá acesso ao perímetro de segurança da unidade prisional e invadiram pela horta e se aproximarem da muralha próximo ao Pavilhão 1. Também visualizou amarrar a uma corda artesanal que estava saindo da cela 20 do referido pavilhão.
 
Fechando o cerco
De imediato os policiais penais foram informados e se deslocaram em direção ao referido local, mas os envolvidos perceberam a movimentação e empreenderam fuga com objetos em mãos. Foi avistado um veículo de cor prata, marca Citroën, placas NTF-6C21, parado próximo ao perímetro de segurança da penitenciária, mais precisamente na avenida de acesso à portaria principal. Ao perceber a movimentação, o motorista do Citroën empreendeu fuga, mas acabou abordado ainda nas proximidades da unidade prisional.
 
Envolvidos presos
O motorista do Citroën foi identificado como sendo o homem de 41 anos. Ele não resistiu à prisão e imediatamente informou que os outros dois envolvidos (20 e 21 anos) estavam escondidos no matagal, ao lado da penitenciária, aguardando o resgate. Eles foram encontrados à margem da estrada, de posse de duas câmaras de ar envolvendo 14 aparelhos celulares, chips da Vivo, Claro, Algar e Tim, 26 carregadores de celular, 22 fones de ouvido e seis pen drives.
 
Furto de escova de dentes 
Homem, aparentando ser idoso, usando óculos de grau, negro, magro, trajando camisa gola polo vermelha, calça jeans e tênis preto, foi flagrado pelo circuito de segurança furtando uma escova de dentes elétrica em uma drogaria, avenida Santos Dumont, Centro de Uberaba, na manhã de quinta-feira (14). Ele não foi preso. 

Circuito de segurança 
Conforme relatado pela representante do estabelecimento comercial, uma supervisora, de 26 anos, o circuito de câmeras de segurança do local, filmou o momento em que o autor furtou da prateleira de produtos a escova de dentes elétrica avaliada em mais de R$ 400,00. 

Sensor acionado
De acordo com as imagens, logo após tirar o objeto da prateleira, o autor escondeu no interior de sua vestimenta e saiu da farmácia tranquilamente. O sensor da porta de saída chegou a ser acionado, foi quando funcionários perceberam o furto, mas já era tarde.

Celulares e facas artesanais
Durante revista de rotina, policiais penais localizaram celulares e acessórios e facas artesanais em celas da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, rua Doutor Décio Moreira, zona rural de Uberaba, na tarde de quinta-feira (14). Presos responsáveis pelos objetos foram identificados. Os materiais apreendidos foram encaminhados à Polícia Civil para ser investigada a origem e como os objetos entraram na penitenciária.   
 
Buraco na cela 40
Segundo informações, ao realizarem conferência estrutural nas celas da Ala “C”, policiais penais constataram que os presos estavam fazendo um buraco no chão do banheiro da cela 40.
 
Eletrônicos e barras de ferro
No buraco, segundo boletim de ocorrência policial, foram encontrados cinco celulares danificados, quatro chips de celulares, três carregadores de celular, dois cabos USB, dois fones de ouvido danificados e três barras de ferro pontiagudas (espeto). Preso, 36 anos, assumiu a propriedade dos objetos.
 
Faca artesanal
Durante a retirada dos presos da Ala “B” para o banho de sol, policiais penais realizaram revista estrutural e encontraram uma faca artesanal na cela 30, em um buraco entre o banheiro e a cama do preso, de 36 anos.
 
Danificados de propósito
Na cela 20, do Pavilhão 1, policiais penais encontraram, também durante conferência estrutural, um celular danificado, dois chips de celular e um cabo de USB também danificado. Preso, de 32 anos, assumiu ser o dono dos objetos.

Depósito equivocado e ameaças
Uma dona de casa, de 40 anos, residente no bairro Alfredo Freire 2, procurou a Polícia Militar após sofrer ameaças de morte de pessoas em Uberlândia (MG) que fizeram depósito erroneamente em sua conta. Ela conseguiu confirmar o depósito, mas sua conta bancária estava bloqueada. O caso foi registrado e o boletim de ocorrência encaminhado à Polícia Civil.  
 
Exigência de devolução

De acordo com a mulher, começou receber ligações e contatos telefônicos de pessoas que disseram ser moradores de Uberlândia e que teriam feito um depósito de R$ 570,00 equivocadamente na conta dela e solicitaram o estorno do valor depositado imediatamente.
 
Nada na conta
Ela relata ainda que se prontificou em devolver o valor caso estivesse em sua conta, porém naquele momento não havia qualquer quantia em sua conta. Insatisfeitas, as pessoas de Uberlândia começaram a proferir ameaças, alegando que sabiam onde ela morava e que iriam vir a Uberaba cobrar o valor de um jeito ou de outro.
 
No Caixa Tem
A mulher deslocou até a sua agência da Caixa Econômica Federal e constatou que realmente tinham depositado a quantia em uma conta "Caixa Tem", mas estava bloqueada. Ela solicitou o desbloqueio e estorno dos valores, mas está com medo de que as ameaças sejam concretizadas.
 
Criminosos
As ameaças e contatos telefônicos foram feitos de diferentes números de celulares, o que leva a suspeitar que o dinheiro seja oriundo de estelionatos praticados pela internet.  

Bom dia com SaboReal   
Que tal um cafezinho para começar o dia? Um cafezinho quentinho com uma das delícias da SaboReal da avenida da Saudade, é para começar o final de semana com o pé direito. Se preferir, tem um delicioso cappuccino com pão na chapa, bolo de fubá com queijo ou simplesmente um pãozinho francês com manteiga. Não esqueça: seu café da manhã, tarde e começo de noite é na SaboReal da avenida da Saudade.

Começar o dia com cafezinho quentinho da SaboReal é tudo de bom (Foto/Divulgação)

Começar o dia com cafezinho quentinho da SaboReal é tudo de bom (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por