SENTINELA

Penitenciária de Uberaba ocupada acima do limite

A quantidade de presos não me preocupa, pelo contrário (Leia mais...)

Carlos Paiva
Publicado em 15/09/2013 às 11:19Atualizado em 19/12/2022 às 11:03
Compartilhar

Superlotação carcerária

O presídio/penitenciária (por manter presos provisórios e condenados) “Professor Aluizio Ignácio de Oliveira”, construída e equipada para manter 698 presos, tem hoje mais de 1.100 reclusos. A quantidade de presos não me preocupa, pelo contrário, quero mais é que triplique. E acredite: tem preso que também não está preocupado, desde que não tire sua vaga. Diria até que tem presidiário que não quer sair e tem gente aqui fora querendo entrar. E tem aquele que saiu e vem se esforçando para voltar.

Conforto correcional

E não é por acaso que quem está dentro não quer sair e quem está fora quer entrar, afinal são quatro refeições, tratamento médico e hospitalar, nutricionista, dentista, advogado, psicóloga e, em alguns casos, até o auxílio reclusão e outros privilégios que você trabalhador não tem.

E com tantas maravilhas saltando aos olhos, têm presos de outras comarcas, inclusive do estado de São Paulo, armando “esquema”, com ajuda de advogados, para se mudarem de “mala e cuia” para Uberaba.

Esquema constitucional

Primeiro suas famílias estão vindo e em seguida pedem, através de advogados, a transferência do preso sob o argumento legal que o preso tem o Direito Constitucional da assistência familiar. O único empecilho, que as famílias não sabiam e os advogados que venderam o serviço não informaram, é que felizmente a penitenciária de Uberaba está superlotada e espero (com as devidas e merecidas desculpas aos diretores e agentes penitenciários) que triplique, mas com presos de Uberaba.

O esquecido

Até ontem o corpo de Wallace Vieira, 33 anos, que foi desovado às margens da BR-050, no último dia 10 de agosto, após ser baleado na cabeça, estava na geladeira do Instituto Médico Legal em Uberaba. Conforme informações, um irmão dele veio da cidade de Igarapava (SP) reconheceu o cadáver, mas não levou. O morto pode ser enterrado em cova rasa.

O abandonado

Outro cadáver que também está na geladeira do IML, é do homem que foi atropelado por uma locomotiva da FCA no início deste mês. Ele teria caído na frente da locomotiva.  Neste caso, o homem ainda não foi identificado. Funcionários do IML estão de posse de fotos que mostram que a vítima é cor branca, usava barba, sem tatuagens e de porte forte.

Insalubridade na delegacia

Quase que diariamente a coluna recebe reclamações de advogados, frequentadores e principalmente de servidores das polícias Militar e Civil e de moradores da região da Delegacia de Plantão da 1ªDRPC/5ºDEPPC (antiga 15ªDRPC), no Parque das Américas. O prédio, que tem mais de 50 anos, está infestado (há muitos anos) de baratas, pombos (e suas fezes) e principalmente ratos. No passado já houve casos de servidores se afastarem devido a doenças contraídas no ambiente de trabalho (delegacia). 

Providências imediatas

Conforme o delegado chefe do 5º DEPPC, Ramon Tadeu Bucci, o prédio deverá passar por reformas a partir de outubro próximo e colocar fim a infestação de insetos. “Obra orçada, já licitada, em um milhão e quinhentos mil reais. Estamos fazendo trabalho junto ao poder público municipal, no sentido de conseguir um imóvel para abrigar provisoriamente a Delegacia de Plantão, Trânsito, Chefia de Cartório e Inspetoria até o termino da reforma”, ressaltou o delegado chefe.

Urgência urgentíssima

O delegado chefe do 5º DEPPC deixa claro sua preocupação e diz que está providenciando “laudos técnicos, inclusive da Vigilância Sanitária, para que possam desocupar as salas e celas [desde 2007 estão desativadas], hoje repletas de objetos apreendidos em inquéritos que não foram recebidos pelo Fórum”. O delegado finaliza dizendo que “está pedindo autorização dos juízes criminais para incinerar objetos apreendidos e contaminados. E estamos fazendo isso com urgência urgentíssima”.

Ação trabalhista

Servidora geral, F.A.G., de 44 anos, procurou a polícia para dar queixa de uma advogada. Conforme disse, em 2010 contratou os serviços de uma profissional do Direito para impetrar com ação trabalhista e recentemente descobriu que foi enganada. A advogada recebeu R$ 7.425 e repassou a servidora geral apenas R$ 1 mil. A OAB também vai ser informada.

Competência

A partir do dia 1º de outubro a Polícia Militar passa a exigir o CRLV 2013 dos veículos com placas finais 8, 9 e 0. Não deixe para a última hora e regularize a documentação agora. Ligue para o 3311-1500 e fale com Álvaro Felix. São mais de 35 anos prestando serviços com agilidade e honestidade. Álvaro Despachante fica de frente à Delegacia de Trânsito.

Pedinte no semáforo

Motoristas devem se ater e evitar transportar bolsas e aparelhos no banco da frente do carro ou à vista de terceiros, principalmente em semáforos. E os cuidados devem ser redobrados ao perceber a presença de pedintes. Que o diga uma estudante de 22 anos, que teve uma arma de fogo apontada para sua cabeça, depois de negar dar esmola para um suposto pedinte no cruzamento da rua Constituição com avenida Guilherme Ferreira. Um motociclista conseguiu inibir a ação do marginal que acabou fugindo.

Chulé federal

Nos meus 18 anos de profissão acreditava ter visto de tudo, mas estava redondamente enganado. Na quinta-feira (12) uma técnica de enfermagem chegou para trabalhar em uma instituição federal e um colega foi tirar satisfação dizendo que ela teria dito aos quatro cantos que ele era portador de um chulé insuportável. Para provar o contrário, o homem tirou o sapato e tentou esfregar na face da mulher. Felizmente, ficou só no chulé.

Comendo maconha

E já que estamos falando de casos estranhos, a Polícia Militar registrou ocorrência onde diretora de escola relata que um estudante de 15 anos forneceu maconha ao colega de 11. O que chamou a atenção foi o fato do garoto de 11 anos, talvez por esperteza ou inocência, socou a erva maldita na boca, mastigou e engoliu. Ele comeu a maconha. Foi necessário levá-lo ao pronto-socorro infantil do HC da UFTM.

Tortura

E para terminar a coluna de hoje, a Delegacia de Orientação e Proteção à Família deve investigar queixa de uma mãe informando que seu filho de quatro anos foi lesionado na boca e em um dos dedos no interior de creche municipal. A criança foi questionada sobre os ferimentos e a pequena vítima disse que: A “Tia Maria buscou uma faca e cortou seu dedinho”. O ferimento na boca não foi explicado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por