SENTINELA

Polícia apreende celulares, acessórios e drogas em cela da Penitenciária de Uberaba

Carlos Paiva
Carlos Paiva
carlospaivajornalista@gmail.com
Publicado em 04/07/2024 às 10:06Atualizado em 05/07/2024 às 11:06
Compartilhar

Pronto-socorro infantil
O leitor da coluna sabe que já fui um crítico e transcrevi inúmeras reclamações relacionadas ao Hospital da Criança nesta coluna e até mesmo na Rádio JM, onde mantenho um programa às 17h de segunda a sexta-feira. Ocorre que as reclamações acabaram e, outro dia, vi em um grupo de WhatsApp uma senhora informando que o Hospital da Criança estava tranquilo e quase vazio, em plena época de viroses infantis. Isso tudo se deve à atual administração municipal, que criou o pronto-socorro infantil anexo ao Hospital Regional, desafogando o Hospital da Criança, que sempre foi alvo de críticas, principalmente devido à superlotação. Inúmeros prefeitos e até vereadores já prometeram resolver o problema, mas nada fizeram. Tudo ficou só na promessa, inclusive por prefeitos que cumpriram oito anos de mandato. E agora, pasme, leitor, tem candidato criticando a prefeita Elisa Araújo por ter resolvido um problema que nem havia prometido resolver. O pronto-socorro infantil foi uma das melhores coisas que aconteceram em Uberaba nos últimos anos. E digo isso não só como jornalista, mas também como pai de uma criança de três anos.

Político teria mandado matar pessoas
A coluna recebeu informações dando conta de que a Câmara Municipal de Uberaba (CMU) teria recebido uma denúncia anônima, devidamente protocolada como determina a lei, trazendo resposta para questionamentos de um ex-prefeito sobre “políticos uberabenses que teriam mandado assassinar pessoas” (no plural). Por estar na Casa do Povo, portanto trata-se de um documento público, a denúncia, caso realmente exista, precisa ser levada às autoridades competentes e esclarecida ao uberabense. A coluna vai tentar buscar mais informações sobre o caso ainda hoje.

Três anos de Romu
As Rondas Ostensivas Municipais (Romu) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba completaram três anos de existência e trouxeram bons serviços à população. Criada em 2021 pelo então Secretário de Defesa Social de Uberaba, o delegado de Polícia Federal aposentado Glorivan Bernardes de Oliveira, que lutou bravamente contra resistências que viam na GCM somente uma guarda de apoio ao trânsito. Hoje, a GCM está ativamente na luta contra o crime e dispõe da Romu para ocorrências mais complexas, seja à frente ou apoiando outras forças da Segurança Pública.

Decisões judiciais
E por falar em Guarda Civil Municipal (GCM), hoje se ouve cada asneira. Tem gente, que considero esclarecida, dizendo que os dias das Guardas de todo o País estão contados. Ignorância no assunto ou pura maldade. Na verdade, somente o ministro Rogério Schietty da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem se posicionado contra a atuação das GCMs, em decisões isoladas, sem que estas se constituam em jurisprudência daquele tribunal. Já no STF, o ministro Alexandre de Moraes recentemente decidiu justamente pela constitucionalidade da atuação das GCMs no policiamento preventivo em todo o Brasil.

Motocicleta tomada de assalto
Um homem magro, negro, cabelo preto encaracolado e trajando camiseta amarela com desenhos, calça jeans e boné preto, tomou de assalto uma motocicleta pertencente a um técnico de telecomunicações, de 22 anos, na Avenida Guilherme Capucci, no Jardim Elza Amuí, na tarde de quarta-feira (3). Durante a fuga, o autor se envolveu em um acidente de trânsito, abandonou a motocicleta e fugiu. Ele foi identificado por fotos.

Agredido e jogado no chão
O técnico de telecomunicações, morador no Residencial Mangueiras, relatou que parou sua motocicleta para olhar o celular, momento em que foi abordado por um indivíduo que estava a pé e anunciou o assalto: “Passa o celular, o capacete e a moto”. A vítima resistiu e foi agredida e jogada no chão, lesionando o joelho direito. O autor fugiu roubando a motocicleta Honda CG160cc, Titan, vermelha, ano 2022, placa RVD-0F23.

Reconhecido
Foram apresentadas fotografias de autores acostumados a cometer crimes desta e outras modalidades, sendo que um suspeito foi identificado.

Acidente de trânsito
Durante as diligências para prender o autor do assalto e recuperar a motocicleta, policiais militares da motopatrulha foram acionados para atender um acidente de trânsito na Rua Oswaldo Lourenço. Ao chegarem no local, descobriram que um dos envolvidos era justamente o autor do assalto. Após se envolver no acidente, ele abandonou a motocicleta e fugiu a pé, não sendo preso.

Furtos e roubos de veículos
A motocicleta Honda CG160cc, que havia sido roubada e recuperada após o autor do assalto se envolver em um acidente, foi apreendida e recolhida ao pátio credenciado pelo Detran-MG. O caso será investigado na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

Moto rastreada
O proprietário de uma motocicleta Honda XRE 300cc, ano 2022, adquirida com muito sacrifício, deve estar rindo à toa. A motocicleta foi furtada na Avenida Guilherme Ferreira, próximo à concessionária Honda (Zema), e localizada, instantes depois, na Rua da Constituição, bairro Abadia, na quarta-feira (3). Ela estava intacta. Foi tudo muito rápido, a ponto de não dar tempo nem mesmo de acionar a Polícia Militar. O que o autor do furto nem imaginava é que a motocicleta era equipada com rastreador Warsat. O rastreador apontou a rota e o lugar exato do paradeiro.

Celulares e drogas na cadeia
A Polícia Penal apreendeu diversos celulares, acessórios e drogas em uma cela da Penitenciária Professor Aloisio Inácio Oliveira, Rua Doutor Décio Moreira, zona rural de Uberaba, na quarta-feira (3). A suspeita é de que os materiais tenham sido jogados para o interior da penitenciária por homens que invadiram terrenos vizinhos. Os materiais apreendidos foram levados para a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil/5º DPC, em Uberaba.

Área vizinha
Conforme apurou a coluna, no dia 20 de junho passado, aconteceu uma invasão à área de segurança e possivelmente arremessaram objetos para o interior da penitenciária, mais especificamente na Galeria Anexo às Alas C e D. Na manhã seguinte, foram apreendidos alguns objetos ilícitos.

Cela 35 da Ala C
Ainda conforme apurado, em continuidade dos monitoramentos, assim como em coletas de informações, na quarta-feira (3), informações davam conta de que haveria possível existência de aparelhos celulares no interior da cela 35 da Galeria Anexo Ala C, ainda em decorrência do mencionado arremesso para o interior da penitenciária.

Apreendidos
Policiais penais encontraram na cela 35 os seguintes objetos: oito aparelhos celulares Samsung, quatro Motorola, um Positivo, 10 chips para celular, 11 carregadores para celulares completos, dois cabos USB, cinco fones de ouvido e um cartão de memória de 8 GB. Na mesma cela, foram localizadas e também apreendidas seis buchas de maconha.

Autores confessos
Um preso, de 44 anos, alocado na cela 35 assumiu ser proprietário de todos os materiais, sendo os objetos encaminhados para o setor pertinente da unidade prisional para as medidas cabíveis. Já um preso, de 28 anos, assumiu a propriedade da droga e foi apresentado ao delegado de plantão na Polícia Civil.

Motorista desaparecido
Motorista que saiu de Uberaba dirigindo um caminhão carregado de adubo com destino à cidade paulista de Miguelópolis, está desaparecido desde quarta-feira (3). O caminhão foi encontrado abandonado e com o painel todo quebrado. A Polícia Civil instaurou inquérito e investiga o caso. Até o fechamento desta matéria, o motorista não havia sido localizado e ninguém havia sido preso.

Sem contato
Uma empresária, de 34 anos, residente no Centro de Uberaba, acionou a Polícia Militar através do 190, na Rua Praia do Forte, e contou que um dos caminhões de sua empresa saiu na quarta-feira (3) cedo para entregar adubo em uma fazenda em Miguelópolis, cerca de 80 quilômetros de Uberaba, e no trajeto entre uma fazenda e outra a empresa perdeu contato com o motorista.

Caminhão localizado
Depois de algumas horas, conforme relatos da empresária, o rastreador do caminhão informou que o veículo estava parado, abandonado no Jardim Copacabana, onde foi localizado e recolhido ao pátio credenciado. Não foram encontradas pistas que pudessem levar ao motorista. A ocorrência do desaparecimento do motorista foi registrada em Guaíra (SP).

Vai um cafezinho?
Nada melhor que começar o dia com um delicioso café da manhã da Panificadora SaboReal. Na loja da Avenida da Saudade você vai se deliciar com um capuccino e pãozinho com várias delícias. Se preferir, tem o famoso pão francês com manteiga e cafezinho quentinho. Você escolhe como quer começar o dia. As Panificadoras SaboReal estão com você a qualquer momento. Venha experimentar nossas delícias!

O cappuccino com pão de queijo é café da manhã ideal para estes dias de frio, mas lembre-se só na SaboReal, da avenida da Saudade (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por