Sepultamento do sargento PM Thales Paim da Silva foi marcado por muita emoção e honras militares
Emoção e honras militares
O velório do sargento PM Thales Paim da Silva, de 27 anos, foi marcado por muita emoção. O cortejo contou com várias viaturas das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, carros e motos de parentes, amigos e colegas de trabalho. No cemitério, local de sepultamento, ele recebeu honras militares. A tristeza estava estampada na face de todos. Percebeu-se que o sargento Thales Paim era muito querido. Ele era filho do 2º tenente PM reformado Paulo Constâncio da Silva Júnior e da 3º sargento PM reformada Luciene Paim e irmão do cabo PM Gustavo Paim da Silva. O sargento PM Thales Paim da Silva faleceu na sexta-feira (2), após sofrer acidente em uma viatura da Polícia Militar, na estrada de acesso a Seringueira, Porto de Areia, zona rural de Água Comprida (MG). No carro polícia, uma caminhonete cabine dupla Mitsubishi, placas QXI-4E82, prefixo 29653, também estavam: a soldado PM Taciana Gaspar Maciel, de 34 anos, e o soldado PM Rafael Coelho de Oliveira, 32 anos. Este último é quem dirigia a viatura e perdeu o controle direcional na estrada de cascalho e capotou cerca de três vezes. A causa do acidente também pode ser mecânica, pois segundo o militar motorista, a 3ª marcha da viatura estava escapando. A guarnição comandada pelo Sargento PM Thales Paim da Silva estava seguindo para apoiar a equipe de militares de Água Comprida em uma ocorrência. Com o capotamento, o corpo do sargento Thales foi ejetado para fora da viatura policial. Ele foi encontrado por testemunhas distante da viatura cerca de 10 metros. A suspeita é de que o sargento Thales sofreu um traumatismo craniano gravíssimo ao bater a cabeça no teto da viatura e não quando foi ejetado para fora e caiu na terra. O traumatismo craniano pode ter sido a causa da morte. Um perito criminal esteve no local do acidente e o corpo do 3º sargento PM Thales passou por necropsia no IML em Uberaba. Os laudos devem ser encaminhados ao comando da Polícia Militar.
Servindo e protegendo
Particularmente entendo que não é o momento para se apurar as causas do acidente que vitimou o sargento PM Thales. Já se sabe que não foi intencional e isso basta para o momento. A família perdeu não só um bom profissional, mas também um homem de caráter e de conduta sempre pautada pela ética e honestidade. Os colegas de farda perderam um guerreiro para todas as horas. Já a população perdeu um funcionário público exemplar que sempre honrou a farda da Polícia Militar, tanto que o sargento PM Thales Paim da Silva morreu servindo e protegendo. Descanse em paz!
Veículo impróprio
Já os outros dois militares que estavam na viatura junto com sargento PM Thales, os soldados Taciana e Coelho, merecem e precisam do apoio da Polícia Militar, dos colegas e familiares. Acidentes infelizmente acontecem. Já está claro que não foi intencional. A estrada é péssima e a viatura apresentava defeitos na passagem das marchas. Também há de convir comigo que a camionete não é o melhor carro para viatura policial, pois tem a traseira muito leve. O tempo dirá.
Viatura onde estava a equipe do sargento Thales Paim ficou completamente destruída após o acidente
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam cerca de meia tonelada de fios de cobre e prenderam um motorista de 49 anos, na BR-050, na tarde de ontem (5). O material não tinha nota fiscal e saiu de um depósito, segundo o motorista, denominado “Rei dos Metais” em Uberaba e tinha como destino uma empresa na cidade de Ribeirão Preto (SP). Chamou atenção dos agentes da PRF o peso na carroceria picape Fiat Strada, placas FWV-8445. A lona também chamou atenção, pois estava mal colocada. Como os policiais sabem da quantidade de ocorrências de furtos de fios de cobre na região, não tiveram dúvidas e deram voz de prisão em flagrante ao motorista. Ele foi levado para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil. O carro e a carga, cerca de 500 quilos de cobre, foram para o pátio credenciado pela Polícia Civil. Essa é a prova do que venho dizendo há muito tempo. Para acabar com essa modalidade de crime é só fiscalizar ferros velhos e depósitos de material reciclável. Os receptadores estão aí. Boa parte deles já são figurinhas carimbadas no meio policial. É difícil comprovar a receptação de fios de cobre, mas nesse ramo sempre tem algo que querem esconder. E vão acabar deixando de comprar fios de cobre dos ladrões para não sofrerem fiscalização das polícias. Está dado o recado!
Importunação sexual
A Polícia Militar registrou ocorrência de importunação sexual no Sanatório Espírita, rua José Clemente Pereira, bairro Estados Unidos, às 15h20 de ontem (5). Um interno de 41 anos foi flagrado dormindo de “conchinha” com outro de 43. Este último com autismo. E não é só: o interno de 43 anos disse que o interno de 41 havia passado as mãos em suas partes íntimas e beijado sua nuca. O interno de 41 anos foi advertido pelos funcionários e transferido ontem mesmo, até porque ele já teria pego nas partes íntimas de outro interno e estava olhando outro tomar banho.
Carro recuperado
A Polícia Rodoviária Federal encontrou um carro abandonado na BR-262, quilômetro 796. Trata-se de um Fiat Uno Mille, cor branca, placas DBK-9361. O carro é produto de crime (roubado ou furtado). O veículo estava sem as rodas e foi encaminhado ao pátio credenciado pela Polícia Civil.
Estupro de vulnerável
Uma dona de casa de 44 anos procurou a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher para dizer que sua filha, hoje com 14 anos, teve relações sexuais com um amigo. Tal fato teria ocorrido em 2020, quando a menina tinha então apenas 13 anos.
Galinhas e galinheiro
Uma dona de casa quer que as polícias Civil ou Militar encontrem um inquilino que levou suas quatro galinhas e o galinheiro. Ele teria se mudado e levado as aves.
Capotamento
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar atenderam um acidente (capotamento) perto da penitenciária de Uberaba na tarde de domingo em que a vítima não parava de rir. O carro parou de rodas para cima, ele estava no chão e com o sorriso estampado de orelha a orelha. Motivo para tanta risada? Se você disse por estar vivo, errou. Ele estava bêbado mesmo.
Fiscalização GM e Posturas
A pandemia vai acabar e tem gente que ainda não entendeu (não quer entender) a gravidade e necessidade de se cumprir as regras impostas. De sexta-feira (2) até domingo (4), o balanço da Operação Fim de Festa é de 27 autuações por descumprimento às medidas de enfrentamento à Covid-19. Dois bares foram interditados conforme as regras do decreto 674/2021. Aglomerações foram 4 autuações, 7 por falta de máscara e 6 por perturbação do sossego. Os bares interditados descumpriram a legislação de forma descarada. Um evidente desprezo pela lei e pelo consumidor.
Projeto Mãos Dadas
O deputado estadual Delegado Heli Grilo recebeu, nesta segunda-feira (5), em seu escritório, as diretoras das quatro escolas estaduais em Uberaba envolvidas na proposta de municipalização apresentada pelo Governo de Minas. Trata-se do projeto Mãos Dadas que está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A reunião, convocada pelo deputado, teve o objetivo de ouvir as dúvidas da comunidade escolar, a fim de levar o entendimento para debate na ALMG.
Outro lado
Para o deputado Heli Grilo, antes de avançar com a aplicação do projeto de municipalização das escolas estaduais, a comunidade escolar precisa ser ouvida e conhecer as consequências da proposta, já que a medida vai impactar a vida de profissionais da educação e cerca de 6.000 alunos.
Diretores de escola
Na reunião com o deputado estadual Delegado Heli Grilo, as diretoras Adriana Aparecida Pereira Garcês da E.E. Dom Eduardo, Marilda Alves Timóteo de Carvalho do Grupo Brasil, Rosana Cirino Barquet Moreira da E.E Miguel Laterza e Ana Cláudia Mendonça Gomes Lopes da E.E Fidélis Reis tiveram a chance de pontuar algumas preocupações com relação à aplicação do projeto. Também estiveram presentes o diretor Eduardo Callegari da E.E Geraldino Rodrigues da Cunha, a presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Luciene Fachinelli, e o presidente da Câmara, Ismar Marão.
O deputado estadual Delegado Heli Grilo em reunião com diretores de escolas, presidente da Câmara dos vereadores de Uberaba Ismar Marão e Luciene Fachinelli