Comando da Polícia Militar, chefe da Polícia Civil e coordenadores da segurança da ExpoZebu 2025 se reuniram para discutir estratégias de segurança para o evento (Foto/Sérgio Teixeira/5ªRPM)
PM e PC na ExpoZebu 2025
Na manhã de quinta-feira (27), o comandante da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (5ªRPMMG), coronel PM Rodrigo Wolf Luz, e o comandante do 67º Batalhão de Polícia Militar (67ºBPM), tenente-coronel PM Mateus P.C.B. Cassimiro Martins, reuniram-se com a cúpula da Polícia Civil de Minas Gerais em Uberaba. O encontro teve como objetivo discutir estratégias para fortalecer, integrar, aprimorar e intensificar ações preventivas e repressivas durante a ExpoZebu 2025.
Representantes da PC
A Polícia Civil esteve representada pelo delegado PC Cézar Felipe Colombari da Silva, chefe do 5º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais (5ºDPCMG); pelo delegado da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ªDRPC/5ºDPCMG), Armando Papacidero Filho, além dos delegados PC Danilo dos Santos, Luiz Tortamano, Leonardo Cavalcante e Ewerton Evangelista. Também participaram da reunião inspetor PC Ricardo Vasconcelos, o subinspetor PC Mathias Carleto e um investigador PC lotado na Delegacia de Inteligência, cujo nome foi preservado por razões de segurança.
Segurança da ABCZ
Durante a reunião, integrantes da equipe de segurança da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foram apresentados aos comandos das polícias Militar e Civil. O objetivo foi alinhar estratégias de segurança para a ExpoZebu 2025 e garantir uma atuação conjunta durante o evento.
Reforço
O comandante da 5ªRPM, coronel PM Rodrigo Wolf Luz, destacou a importância do trabalho ostensivo da Polícia Militar não apenas no interior do Parque Fernando Costa e em seu entorno, mas em toda a cidade de Uberaba durante a ExpoZebu 2025. A corporação atuará em diversas frentes para garantir a segurança dos visitantes e expositores.
Polícia Militar e ABCZ
Além da presença policial no Parque Fernando Costa, a Polícia Militar e a ABCZ desenvolverão ações conjuntas, principalmente voltadas à orientação do público. A proposta é adotar medidas preventivas para evitar crimes durante a realização do evento. A PM também contará com um estande dentro do parque, onde prestará informações e orientações ao público.
90 anos
A inauguração da ExpoZebu 2025 será no dia 25 de abril, no Parque Fernando. O evento será realizado até o dia 3 de maio. A ExpoZebu é uma tradicional feira de gado zebu que acontece em Uberaba. Em 2025, a feira completará 90 anos.
Furto de moto
Uma motocicleta foi furtada em frente a uma residência na rua Edson Quirino de Souza, no bairro Abadia, em Uberaba. Os criminosos usaram uma chave micha para realizarem o crime e fugiram em direção ao bairro Leblon. A vítima acionou a Polícia Militar, que imediatamente iniciou os rastreamentos. Minutos depois, a motocicleta foi localizada na região do Jardim Maracanã.
Localizada
Durante a abordagem a uma casa na rua Antônio Carlos Ferreira de Brito, a moto foi encontrada escondida entre dois sofás na garagem. Uma adolescente e outra mulher estavam no local, mas não souberam informar sobre o veículo.
Cara de pau
Prisões: A mulher afirmou que o primo havia deixado a moto na residência. O suspeito foi localizado e preso após tentar justificar que havia encontrado o veículo em um matagal, mas depois viu que abusou da cara de pau e disse que o comprou por R$2 mil.
Novos escrivães da PC
Polícia Civil de Minas Gerais celebrou a conclusão do Curso de Formação Técnico-Profissional de novos escrivães em evento no Auditório JK, em Belo Horizonte. Desde 2019, mais de 960 policiais ingressaram na carreira. Os novos escrivães serão alocados em diversas regiões do estado para aprimorar as atividades da Polícia Judiciária e otimizar o atendimento à população.
Tráfico de drogas
Dois homens foram presos na rua Paranoá, no bairro Planalto, sob acusação de tráfico de drogas. A prisão aconteceu durante patrulhamento preventivo realizado por policiais militares do Tático Móvel.
Tentativa de fuga
Ao perceberem a presença policial, os suspeitos tentaram fugir para o interior de uma residência, mas foram rapidamente abordados pelos policiais militares.
Apreensão de drogas
Durante a abordagem, os policiais encontraram papelotes de cocaína com os suspeitos. Uma busca adicional foi realizada com a ajuda de cães de faro da viatura de Rondas Ostensivas com Cães (Rocca), que localizaram mais porções da droga.
Anotações
Além das drogas, as equipes apreenderam um caderno com anotações detalhadas sobre a venda de entorpecentes, o que reforçou as suspeitas de tráfico. Os dois homens foram presos em flagrante e levados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram apresentados ao delegado de plantão para esclarecimentos.
Sequestrado e roubado
Empresário de 42 anos foi sequestrado e roubado em Igarapava (SP), a cerca de 40 quilômetros de Uberaba, enquanto fechava seu estabelecimento, na praça Rui Barbosa, naquela cidade. Três criminosos encapuzados e armados obrigaram a vítima a entrar no próprio veículo, um Fiat Toro azul, e fugiram do local em comboio com uma caminhonete branca. A vítima foi levada até uma área rural de Conquista (MG), onde foi libertada em um canavial. Os criminosos levaram dinheiro, documentos, cartões e ainda realizaram uma transferência via Pix.
Monitoramento por câmeras
O sistema de câmeras de segurança de Igarapava foi essencial para identificar o veículo utilizado no crime contra o empresário sequestrado. Com a placa capturada, o carro foi rastreado pelas forças policiais das cidades vizinhas, o que permitiu o acompanhamento dos suspeitos. O empresário foi encontrado pela Polícia Militar em Uberaba e encaminhado para a cidade de Delta, onde se reuniu com seus familiares.
Autores presos
Os acusados de sequestrar e roubar empresário de Igarapava foram presos em Carneirinho (MG), a cerca de 360 quilômetros do local do crime. A prisão foi confirmada pelo comandante da PM de Igarapava, terceiro-sargento PM Cleiton Rodrigues Martins. O trabalho conjunto das forças policiais e o monitoramento dos veículos foram cruciais para localizar e prender os criminosos.