Malas e caixas cheias de dinheiro apreendido pela Polícia Federal durante a segunda fase da Operação Sinal de Fumaça. A ação cumpriu mandados em Uberaba e em outros quatro estados, resultando na apreensão de R$9,6 milhões e outros itens (Foto/Divulgação)
Megaoperação federal
A Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Sinal de Fumaça em Uberaba, Belo Horizonte, Uberlândia, São Paulo, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Foram cumpridos 18 mandados de busca e dois de prisão preventiva. A ação investiga organização criminosa, falsificação de cigarros, falsidade ideológica e crimes tributários.
Apreensão milionária
A operação resultou na apreensão de R$9.697.641,00 em dinheiro vivo, valor encontrado exclusivamente em Belo Horizonte. Também foram confiscados 12 veículos, 11 celulares, um notebook, três armas de fogo, munições, centenas de cheques, documentos falsificados e máquinas de contar cédulas.
Prisões e investigações
Em Uberaba, agentes cumpriram mandados e recolheram documentos em imóveis e comércios, mas não houve apreensão de dinheiro. Entre os investigados estão servidores públicos e um profissional liberal, suspeitos de facilitar atividades ilícitas. As penas podem ultrapassar 40 anos de prisão.
Furto em usina
A Polícia Civil investiga o furto de cabos em uma usina de energia solar em Uberaba. Criminosos abriram um buraco na cerca para acessar o local e furtaram cerca de 500 metros de bobina de aço com cobre e 327 metros de cabos elétricos.
Vigia não viu
De acordo com a engenheira responsável pela empresa, o vigilante não percebeu a ação devido à grande extensão do terreno. A polícia apura a participação de quadrilhas especializadas em furtos de cobre na região.
Registro tardio
A Polícia Civil investiga um acidente que matou um motociclista de 64 anos na rodovia AMG-2545, em Veríssimo (MG). Embora a ocorrência tenha sido registrada apenas em 26 de agosto, o fato aconteceu no dia 9, quando a vítima colidiu sua moto contra um caminhão e ficou gravemente ferida.
Morte confirmada
O motociclista foi levado à UPA do São Benedito e transferido para o Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba. Após três dias internado, não resistiu aos ferimentos e morreu em 12 de agosto. A Polícia Civil apura as circunstâncias do acidente e a responsabilidade do motorista do outro veículo.
Caminhão localizado
Polícia Civil apreendeu, em uma oficina às margens da BR-050, no bairro Recreio dos Bandeirantes, a cabine de um caminhão furtado em Uberaba há cerca de três anos. O veículo foi reconhecido pelo proprietário pela cor e por um adesivo no para-brisa.
Sinais de crime
Durante a vistoria, os policiais constataram que a cabine apresentava chassi adulterado e vários identificadores suprimidos. O material foi apreendido junto com o chassi e encaminhado para perícia, confirmando indícios de receptação.
Mecânico conduzido
O dono da oficina alegou ter comprado o veículo, mas se recusou a informar a procedência. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. A investigação segue sob a coordenação das equipes do Detran e da Polícia Civil.
Abuso e conivência
Três pessoas foram presas em Água Comprida após denúncia de violência contra duas menores. Segundo a Polícia Militar, um homem forçou as jovens a beijá-lo, enquanto a mãe de uma delas consumia drogas com o agressor e não interveio.
Agressões e flagrante
As meninas fugiram e pediram ajuda a familiares, que também foram agredidos pelo casal ao tentarem resgatá-las. A PM foi acionada e prendeu o agressor e a mulher em flagrante, em um posto de saúde, onde foram encontradas drogas.
Arma apreendida
No desdobramento da ocorrência, o pai do agressor também foi preso. Durante a abordagem, policiais localizaram no carro dele uma arma de fogo artesanal, carregada. Os três presos foram encaminhados à Delegacia de Plantão.
Nota oficial
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba buscou desmentir o acusado, esclarecendo que o empresário investigado por crimes graves, entre os quais o de estupro contra a ex-companheira, “não é lotado na administração direta e nem na indireta”. A medida rebate uma das mentiras usadas para coagir, intimidar e humilhar a vítima.
Abandono cruel
Em entrevista ao colega Juliano Carlos, da Rádio Sete Colinas, às 5h30 de ontem, a empresária de 31 anos revelou ter sido abandonada grávida de sete meses pelo empresário. Criou a filha sozinha, com a ajuda da família, enfrentando insegurança, sofrimento e medo constante.
Sofrimento infantil
A empresária relatou que a filha, hoje com três anos, sofre traumas profundos. A criança chora ao ser obrigada a conviver com o pai, está em terapia e faz uso de medicação, reflexo direto da violência e da instabilidade geradas pelo agressor.
Estupro denunciado
O caso mais grave revelado na entrevista foi o de estupro dentro da própria casa. Segundo a vítima, o empresário a trancou em um quarto, usou violência física e ignorou os pedidos de socorro, deixando marcas e ferimentos que até hoje ela carrega.
Atendimento médico
Após a agressão, a empresária recebeu cuidados no Hospital da Mulher, dentro do HC da UFTM. O registro clínico confirmou as lesões e foi anexado ao Boletim de Ocorrência. A vítima relatou que, devido ao trauma, precisou fazer uso de antibióticos, analgésicos e medicação controlada, reforçando a gravidade das acusações contra o empresário.
Importunação sexual
Polícia Civil em Uberaba recebeu, na tarde de terça-feira (26), a denúncia de um crime de importunação sexual contra uma criança. O caso foi levado às autoridades por uma professora de 43 anos, que representou a vítima. De acordo com o registro da ocorrência, o crime ocorreu no contexto familiar. A vítima é uma menor de 12 anos.
Arma localizada
Um revólver calibre .38 foi encontrado abandonado na avenida Lucas Borges, bairro Fabrício, em Uberaba. O armamento, com cinco munições intactas, foi localizado após denúncia de um motociclista. A Polícia Militar recolheu a arma, que estava registrada no Sinarm, e a entregou à Delegacia de Plantão da Polícia Civil.