SENTINELA

Subsinspetor da PC mostra celas na Delegacia de Plantão

Durante a prisão de Victor da Silva Pires, 23, autor (Leia mais...)

Carlos Paiva
Publicado em 03/02/2014 às 11:56Atualizado em 19/12/2022 às 09:11
Compartilhar

Carlos Paiva

Subinspetor da PC mostra as duas celas na Delegacia de Plantão, no bairro Santa Marta

Tirocínio policial

Durante a prisão de Victor da Silva Pires, 23, autor confesso no assalto a uma joalheria em Delta, o delegado PC Luís Antonio Blanco, de conduta ilibada, foi obrigado a disparar um tiro para conter o acusado. Ao se ver encurralado, o acusado apontou algo como se fosse uma arma de fogo para a autoridade policial que rapidamente sacou de sua pistola ponto40 e determinou que o acusado largasse o que estava segurando e se rendesse. Como foi ignorado, o delegado disparou um tiro que acertou de raspão a perna do assaltante, o suficiente para perceber que não era brincadeira.

Reconhecimento

Na UPA do Mirante, enquanto era atendido, duas mulheres que aguardavam atendimento, reconheceram Victor da Silva Pires como sendo o homem que tomou de assalto suas bolsas na semana anterior. O reconhecimento de Victor da Silva Pires não foi surpresa para os policiais, uma vez que já é investigado por vários assaltos a pedestres, principalmente mulheres, algumas com extrema violência. Agentes da PC acreditam que ele esteja envolvido também no latrocínio do motorista de Van, Marcos Pereira de Souza, 45 anos, ocorrido em 29 de janeiro passado, no bairro Cidade Nova.

 

O procurado

Ele nega e até forneceu material genético para exames para comparação. No entanto, o homem que a PC está procurando e acredita ser o autor do covarde crime, é o desocupado Fabrício Soares de Jesus, 21 anos, comparsa de Victor da Silva Pires.  Os dois praticam crimes juntos e utilizam de uma garrucha 22 (calibre semelhante ao utilizado no latrocínio) nas abordagens e um foge a pé e o outro de bicicleta, também semelhante ao que aconteceu no latrocínio de Marcos Pereira de Souza. A Polícia Civil e Polícia Militar procuram Fabrício Soares de Jesus.

Violência em crescimento

Se tem algo em pleno crescimento em Uberaba e que ninguém duvida, é a violência. O número de roubos (com emprego de armas letais) deu um salto assustador. Em média, por dia, são registrados 15 assaltos. No entanto, o mais preocupante são os homicídios. No mês de janeiro (1º a 31) de 2013, foi registrado um único assassinato. Este ano, no mesmo período, foram cinco homicídios e um latrocínio (matar para roubar).

Acidentes com mortes

Já nos acidentes de trânsito com vítimas fatais houve uma pequena queda. Em janeiro de 2013 (1º a 31), quatro pessoas morreram: uma na BR-050, uma na BR-262, uma na Univerdecidade e uma na Abel Reis. Em dois casos as vítimas estavam de motocicletas. Já em 2014, no mesmo período, foram duas mortes: uma na BR-262 e uma na MG-427. No entanto, o mês de fevereiro começou com duas mortes: uma na Ligação 798 e outra na BR-050.

Delegacia de plantão

Ainda hoje ou no mais tardar amanhã, a Delegacia de Plantão da Polícia Civil/1ªDRPC/5ºDEPPC passa a funcionar na praça Absalão Gomes da Silva, no prédio onde funcionou a UBS Santa Marta. Com reforma a cargo do subinspetor PC Jorginho, o que deve ser provisório está melhor do que muitas delegacias pelo País afora. O local, que vai funcionar 24 horas ininterruptas, foi todo reformado e foram construídas duas celas de transição (conhecidas como “Corró”), uma feminina e outra masculina.

Comodidade

A delegacia provisória do Plantão da Polícia Civil passa a contar com banheiros para servidores e contribuintes, água e bancos de espera, dentro e fora do prédio. Fica próximo a ponto de ônibus e táxi. No aspecto de segurança, o técnico em informática Shester Soares instalou câmeras de vigilância dentro e fora da delegacia. Ele também instalou equipamentos e internet nas salas, inclusive local destinado para atendimento e confecção de ocorrências policiais para contribuintes.

Agilidade

Por determinação do delegado PC chefe do 5º DEPPC, Ramon Tadeu Bucci, e do delegado PC regional Francisco Eduardo Gouvêa, os presos não vão ficar esperando na Delegacia de Plantão. Ficarão nas Aisps até que o delegado de plantão chame pelos policiais militares responsáveis pela prisão. Assim que forem ouvidos, a decisão da autoridade policial vai ser cumprida imediatamente, ou seja, se tiver a prisão ratificada e for autuado em flagrante vai ser encaminhado imediatamente para penitenciária.

Motos roubadas

A PM registrou um número altíssimo de roubo de motocicletas de 150cc e 125cc.  Uma fonte da coluna garante que parte destes veículos está sendo desmontada em uma casa no Residencial 2000, outra parte os ladrões estão pedindo resgate (extorsão). Existe a possibilidade de que algumas delas teriam sido vendidas (de R$ 500 a R$ 1, mil) para trabalhadores que vieram do Norte e Nordeste. Essas motos estariam sendo mandadas para seus estados em caminhões baú.

A desejar

Não é para todos que os serviços da “Ultra Banda Larga da CTBC” está dando certo. Alguns se arrependeram de ter mudado de “tecnologia”.  “Antes, com modem simples, sem a Ultra, era mais difícil da internet cair, agora é diariamente. Se não resolverem vou voltar de tecnologia ou até mudar de operadora”, disse. Com tanta concorrência no mercado é bom a CTBC melhorar, porque de “Ultra” só tem as quedas de sinais.

Reconhecimento

Com mais de 35 anos de experiência, seriedade e compromisso com a qualidade, Álvaro Despachante regulariza a documentação de seu veículo com agilidade. Com uma equipe pronta para atender e sanar dúvidas e até buscar seus documentos e levar em qualquer ponto da cidade. Álvaro Despachante atende pelo telefone 3311-1500 ou na rua Luiz Próspero, em frente da Delegacia de Trânsito, no Parque das Américas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por