SENTINELA

Tem início a operação "Desacelera", em Uberaba

Carlos Paiva
Carlos Paiva
Publicado em 29/01/2025 às 21:35Atualizado em 31/01/2025 às 20:52
Compartilhar
Integrantes da GCM de Uberaba, agentes da PRF, policiais militares e funcionários do DER deram início à operação “Desacelera” (Foto/Divulgação)

Integrantes da GCM de Uberaba, agentes da PRF, policiais militares e funcionários do DER deram início à operação “Desacelera” (Foto/Divulgação)

Operação “Desacelera”
A Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar (PM) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) deram início, na terça-feira (28), à operação “Desacelera”. A ação envolve uma série de intervenções em diversos pontos estratégicos da cidade e tem como principal objetivo prevenir acidentes de trânsito e promover a conscientização dos condutores.

Forma integrada 
“A operação foi planejada de forma integrada pelas forças de segurança e fiscalização, com o objetivo de reforçar a segurança nas vias urbanas e rodoviárias que cortam Uberaba”, explica o coordenador de Operações da PRF, Enio Júnior. 

Infrações de trânsito  
Além das ações educativas voltadas à orientação dos motoristas, durante a operação “Desacelera”, serão feitas fiscalizações para coibir infrações que representam riscos à segurança viária, como o excesso de velocidade e o desrespeito às leis de trânsito.

Segurança no trânsito 
“Essa iniciativa demonstra o compromisso das autoridades locais em promover um trânsito mais seguro e consciente para a população de Uberaba”, finaliza o comandante da GCM, Marcelo Santos.

Investigação 
A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da 1ªDRPC/5ºDPC, em Uberaba, vai investigar a morte da aposentada Ivalda Maria Galeli, 72 anos. Ela foi dada como desaparecida pela família e depois foi encontrada morta à margem da linha férrea, na rua Doutor José Maria dos Reis, no Jardim Indianópolis. 

Suspeita...
O corpo de Ivalda Maria Galeli estava na posição de decúbito ventral e não havia sinais vitais nem marcas de violência. Um perito criminal da Polícia Civil esteve no local e, após colher evidências para a confecção de laudo, encaminhou o corpo para o Posto de Medicina-Legal. A suspeita é de que ela tenha caído do pontilhão.

Arrombamento e furto 
A Unidade Regional de Saúde Terezinha das Graças Girão de Carvalho, localizada na rua Doutor Adilson Resende Facure, no bairro Boa Vista, foi arrombada e autores furtaram alimentos e objetos de uso na enfermagem. Chama a atenção o relato do vigilante, de 69 anos, que disse que ouviu um barulho semelhante ao de um vidro quebrando, no lado direito do imóvel. Ele se deslocou para o local e viu que uma pedra havia sido arremessada em uma das portas de vidro, quebrando-a. 

Alimentos 
Ainda conforme o vigilante, enquanto se deslocava para esta sala, a porta dos fundos do outro lado foi arrombada e os autores furtaram 3,5 quilos de café, 4kg de açúcar, duas caixas de chá mate e um ebulidor elétrico. 

Aparelhos de enfermagem 
Quando uma enfermeira, de 47 anos, chegou ao local para trabalhar, viu que a porta de uma das salas estava aberta e percebeu o furto de um aparelho de medir pressão, um oxímetro e um aparelho de medir glicose. 

Estranho
A enfermeira ressaltou ainda que achou muito estranho, pois muitas salas que estavam trancadas foram abertas com a chave. As chaves ficam escondidas e poucas pessoas sabem onde elas são guardadas. Suspeita-se que quem entrou no local sabia muito bem onde estava tudo que furtou. 

Apuração 
O caso foi encaminhado à 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil/5ºDPC, em Uberaba, que deve instaurar procedimento investigativo para tentar chegar aos autores e assim responsabilizá-los pelos crimes.

Operação limpeza
Guarda Civil Municipal de Uberaba, em parceria com o Serviço Especializado em Abordagem Social, a Codau/Cata Treco, Posturas e a Polícia Militar, promoveu uma operação em pontos críticos de acúmulo de entulhos e invasão de áreas urbanas.

Em situação de rua 
A ação incluiu escutas especializadas, orientação aos indivíduos em situação de rua e oferta de serviços, como acolhimento, emissão de documentos e assistência à saúde, por meio do Centro Pop. 

Ocupação irregular 
Também foram realizadas intervenções para a desocupação e limpeza das áreas, respeitando os direitos das pessoas, mas reforçando o cumprimento das leis sobre ocupação irregular.

Furto a residência
Uma mulher de 30 anos relata que sua casa foi arrombada, sendo que o autor furtou uma maleta com semijoias, na alameda Delfino Gomes, no bairro Mercês. Ela chegou em casa e encontrou o portão eletrônico aberto. Foi constatado que um homem de pele parda e altura de, aproximadamente, 1,70 metro, usando cabelos curtos, saiu da residência carregando em uma das mãos uma maleta de semijoias, que continha, aproximadamente, 200 peças entre anéis, pulseiras, brincos e colares, e no ombro ele levava uma raquete de beach tennis, com a capa, da marca Shark. Foi furtado também um relógio da marca Michael Kors de cor prata.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por