Integrantes da GCM de Uberaba, agentes da PRF, policiais militares e funcionários do DER deram início à operação “Desacelera” (Foto/Divulgação)
Operação “Desacelera”
A Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar (PM) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) deram início, na terça-feira (28), à operação “Desacelera”. A ação envolve uma série de intervenções em diversos pontos estratégicos da cidade e tem como principal objetivo prevenir acidentes de trânsito e promover a conscientização dos condutores.
Forma integrada
“A operação foi planejada de forma integrada pelas forças de segurança e fiscalização, com o objetivo de reforçar a segurança nas vias urbanas e rodoviárias que cortam Uberaba”, explica o coordenador de Operações da PRF, Enio Júnior.
Infrações de trânsito
Além das ações educativas voltadas à orientação dos motoristas, durante a operação “Desacelera”, serão feitas fiscalizações para coibir infrações que representam riscos à segurança viária, como o excesso de velocidade e o desrespeito às leis de trânsito.
Segurança no trânsito
“Essa iniciativa demonstra o compromisso das autoridades locais em promover um trânsito mais seguro e consciente para a população de Uberaba”, finaliza o comandante da GCM, Marcelo Santos.
Investigação
A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da 1ªDRPC/5ºDPC, em Uberaba, vai investigar a morte da aposentada Ivalda Maria Galeli, 72 anos. Ela foi dada como desaparecida pela família e depois foi encontrada morta à margem da linha férrea, na rua Doutor José Maria dos Reis, no Jardim Indianópolis.
Suspeita...
O corpo de Ivalda Maria Galeli estava na posição de decúbito ventral e não havia sinais vitais nem marcas de violência. Um perito criminal da Polícia Civil esteve no local e, após colher evidências para a confecção de laudo, encaminhou o corpo para o Posto de Medicina-Legal. A suspeita é de que ela tenha caído do pontilhão.
Arrombamento e furto
A Unidade Regional de Saúde Terezinha das Graças Girão de Carvalho, localizada na rua Doutor Adilson Resende Facure, no bairro Boa Vista, foi arrombada e autores furtaram alimentos e objetos de uso na enfermagem. Chama a atenção o relato do vigilante, de 69 anos, que disse que ouviu um barulho semelhante ao de um vidro quebrando, no lado direito do imóvel. Ele se deslocou para o local e viu que uma pedra havia sido arremessada em uma das portas de vidro, quebrando-a.
Alimentos
Ainda conforme o vigilante, enquanto se deslocava para esta sala, a porta dos fundos do outro lado foi arrombada e os autores furtaram 3,5 quilos de café, 4kg de açúcar, duas caixas de chá mate e um ebulidor elétrico.
Aparelhos de enfermagem
Quando uma enfermeira, de 47 anos, chegou ao local para trabalhar, viu que a porta de uma das salas estava aberta e percebeu o furto de um aparelho de medir pressão, um oxímetro e um aparelho de medir glicose.
Estranho
A enfermeira ressaltou ainda que achou muito estranho, pois muitas salas que estavam trancadas foram abertas com a chave. As chaves ficam escondidas e poucas pessoas sabem onde elas são guardadas. Suspeita-se que quem entrou no local sabia muito bem onde estava tudo que furtou.
Apuração
O caso foi encaminhado à 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil/5ºDPC, em Uberaba, que deve instaurar procedimento investigativo para tentar chegar aos autores e assim responsabilizá-los pelos crimes.
Operação limpeza
Guarda Civil Municipal de Uberaba, em parceria com o Serviço Especializado em Abordagem Social, a Codau/Cata Treco, Posturas e a Polícia Militar, promoveu uma operação em pontos críticos de acúmulo de entulhos e invasão de áreas urbanas.
Em situação de rua
A ação incluiu escutas especializadas, orientação aos indivíduos em situação de rua e oferta de serviços, como acolhimento, emissão de documentos e assistência à saúde, por meio do Centro Pop.
Ocupação irregular
Também foram realizadas intervenções para a desocupação e limpeza das áreas, respeitando os direitos das pessoas, mas reforçando o cumprimento das leis sobre ocupação irregular.
Furto a residência
Uma mulher de 30 anos relata que sua casa foi arrombada, sendo que o autor furtou uma maleta com semijoias, na alameda Delfino Gomes, no bairro Mercês. Ela chegou em casa e encontrou o portão eletrônico aberto. Foi constatado que um homem de pele parda e altura de, aproximadamente, 1,70 metro, usando cabelos curtos, saiu da residência carregando em uma das mãos uma maleta de semijoias, que continha, aproximadamente, 200 peças entre anéis, pulseiras, brincos e colares, e no ombro ele levava uma raquete de beach tennis, com a capa, da marca Shark. Foi furtado também um relógio da marca Michael Kors de cor prata.