O caos no trânsito
Infelizmente, o trânsito de Uberaba vai de mal a pior. Não sou engenheiro e muito menos especialista no assunto, mas sou jornalista e procuro respostas com quem entende. As pessoas consultadas pela coluna foram unânimes em afirmar que não concordam com algumas das mudanças, como o excesso de semáforos ao longo da Leopoldino de Oliveira. Além de excessivos, são muito confusos. Atrapalham mais do que ajudam. Só para que se tenha uma ideia, na rotatória da UPA do Mirante estão em funcionamento cerca de 45 semáforos (veículos e pedestres). Quem passa sobre Uberaba no período noturno deve imaginar que se trata de decoração natalina. É a maior concentração de semáforos por metro quadrado que se tem notícia. Em torno da rotatória são cinco semáforos funcionando de forma desordenada e fazendo com que o motorista/motociclista e até pedestre parem por cinco longas vezes. O trânsito confuso também fica congestionado e não flui. É muito estresse. E o estresse no trânsito gera bate-boca, brigas e acidentes.
Assassinatos
Em 2015, até o início da tarde de ontem, foram registrados em Uberaba 16 assassinatos, sendo 15 homens e uma mulher. Armas de fogo foram utilizadas em nove casos, três pessoas foram mortas a facadas e quatro com golpes de pedra ou pau. A principal motivaçã acerto de contas. Em sete casos, os autores já foram identificados. E das 16 vítimas, nove eram ex-presidiários e tinham envolvimento com tráfico e uso de drogas.
Furtos em hospitais
Ainda se encontra na penitenciária de Uberaba, desde o dia 6, a desocupada Márcia Aparecida Pereira Siqueira, 48 anos. Ela tem 16 inquéritos por furto e foi presa depois de furtar bolsas de acompanhantes de pacientes no Hospital das Crianças. A acusada usava um crachá da UFTM (em nome de outra pessoa) para poder circular dentro do hospital. Durante sua prisão, a ladra ameaçou envenenar as crianças que estavam hospitalizadas.
Agressão na escola
A Delegacia de Orientação e Proteção à Família tem dois novos casos de agressão a crianças para investigar. Em um dos casos, um garotinho de seis anos chegou em casa com hematoma em um dos braços e disse que foi a professora que apertou por ter colado a figura errada no caderno. No outro, um garotinho de dois anos foi mordido na barriga por colega de creche. A professora alegou que são muitas crianças e não tem como vigiá-las.
Ponto de assalto
Os entregadores de pizza devem ficar atentos a entregas na rua dos Cravos, no bairro de Lourdes. O local virou ponto de assalto. A PM registrou vários roubos na rua e são sempre os mesmos autores que agem no mesmo local e da mesma forma: um dos bandidos liga para a pizzaria e encomenda uma pizza, refrigerante e pede troco. Assim que o entregador passa pela rua, três homens, sendo um armado de revólver, saem do meio de um mato e finalizam o golpe.
Crime de vingança
A dona de casa Gisele Gomes Vieira, 27 anos, esposa do desocupado Venício Arantes Rocha Junior, 22, baleado na noite do último dia 11, no bairro Copacabana, estava ao seu lado no momento do atentado. Ela não foi atingida, mas suspeita-se que também era alvo, pois participou, com o marido, da morte brutal de Francisco José Santos Silva, em 9 de março de 2012. O casal foi preso em flagrante e ficou preso por mais de dois anos.
Falso sequestro
O desespero das vítimas do golpe do falso sequestro é tanto que sequer conseguem pensar direito quando recebem as ligações. A aposentada A.S.D., 70 anos, moradora do bairro Fabrício, foi uma dessas vítimas e acabou transferindo R$ 9.500 para conta de um golpista que, por telefone, ameaçava matar a sua filha. Só depois de encontrar com seu genro descobriu que se tratava de um golpe. Desta vez, a transferência bancária foi cancelada.
Audaciosos
Nem as câmeras do “Olho Vivo” escapam de criminosos. O equipamento, que grava e monitora, existente no cruzamento da Artur Machado com a Lauro Borges, foi apedrejado até que a cúpula que faz a proteção da câmera fosse danificada. O “Olho Vivo” já mostrou sua eficiência, mas nos últimos dias os marginais estão assaltando de cara limpa e olhando para as câmeras, como aconteceu no assalto ao Super Max, na Prudente de Morais.
Na cadeia
A dama de companhia Lucilene Silva Marques Resende, 25 anos, que estava foragida da Justiça, depois que tentou matar, em 4 de outubro de 2011, uma adolescente de 14 anos, foi presa pela PM. Ela foi localizada na rua Antonio Delalíbera, bairro Gameleira, e teve o mandado de prisão cumprido por uma equipe de policiais militares da 40ª Companhia/4º BPM. Ela foi levada para a penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira.
Veículo blindado
Dono de espaço para eventos no Parque das Américas, em Uberaba, investiu pesado na sua segurança pessoal. Ele comprou um veículo blindado. Em tempos de violência, o empresário preferiu fazer sua parte. É verdade que são poucos que podem ter um veículo à prova de bala, mas a iniciativa mostra claramente que Uberaba não é uma exceção no que diz respeito à violência no País, mas ainda tem “otoridade” dizendo que está tudo bem.
Vítimas precoces
Enquanto algumas “otoridades” afirmam que a Segurança Pública em Uberaba vai de vento em popa, a Polícia Militar registrou na sexta-feira (13), um assalto onde as vítimas são duas crianças de seis e 10 anos. Elas estavam usando seus tablets na calçada, quando dois homens em uma moto passaram na rua e o garupa desceu e roubou os eletrônicos dos meninos. Um trauma pra não esquecer tão cedo. Tão novos e já foram assaltados.