SENTINELA

Uberaba recebe apenas seis viaturas para a Polícia Civil, das 110 enviadas ao Estado

Carlos Paiva
Carlos Paiva
Publicado em 21/06/2023 às 06:02Atualizado em 22/06/2023 às 06:43
Compartilhar

Uberaba continua desprestigiada pelo governador Romeu Zema e a Polícia Civil vai receber somente quatro viaturas, isso devido a emenda parlamentar do ex-deputado Heli Grilo (Foto/Divulgação)

Governo de Minas desprestigia Uberaba
A notícia não é nova, mas vale reforçar que a Segurança Pública em Uberaba continua desprestigiada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o que não é nenhuma novidade para nós. Bem diferente da publicidade que o Governo de Minas faz. Vamos só relembrar que das 110 novas viaturas distribuídas para as cidades, o 5º Departamento de Polícia Civil (5º DPC), um dos maiores do Estado, graças ao empenho do delegado chefe Felipe Colombari, recebeu apenas seis viaturas para todas as delegacias do departamento, e isso com dinheiro de emenda parlamentar de deputados.

Emenda parlamentar
Das seis viaturas, quatro foram adquiridas com dinheiro de emenda parlamentar do ex-deputado estadual delegado PC Heli Grilo, sendo que um Fiat Strada foi encaminhado à Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e um Fiat Mobi para 1ª DRPC. As outras duas adquiridas através de emenda do ex-deputado Grilo, um Fiat Mobi foi encaminhado para Conquista e uma Renault Duster para Sacramento. Das quatro, duas possuem compartimento de presos.

Emenda parlamentar 2
As outras duas viaturas recebidas pelo 5º DPC também partiram de emenda parlamentar do deputado Arnaldo. As duas, um Fiat Strada e um Fiat Mobi, foram destinadas à cidade de Frutal.

Muito trabalho e empenho
Em compensação, somente nos dois anos da administração do delegado chefe do 5º DPC, Felipe Colombari, foram 30 viaturas novas conseguidas com muito suor e trabalho. O delegado chefe conseguiu trocar o armamento de 189 policiais civis e agora, em agosto, serão trocadas mais 74, e em dezembro, mais 38.

O primeiro do Estado
O 5º DPC será o primeiro de todo o Estado a trocar todas as armas individuais dos policiais civis. Serão todas da marca Glock e Beretta 9mm, as melhores pistolas semiautomáticas do mundo. Já em relação ao pessoal (delegados, investigadores e escrivães), só em novembro próximo saberemos quantos serão destinados para o 5º DPC. Neste mês, 599 candidatos aos cargos ingressaram na academia.

Carreta roubada recuperada
Policiais civis de Uberaba e Conceição das Alagoas (MG) conseguiram recuperar uma carreta que havia sido tomada de assalto na cidade de Campo Florido (MG). Também apreenderam um revólver utilizado no assalto, que estava escondido dentro de uma churrasqueira. A autoria já está definida e é questão de tempo para os autores serem presos. Mais detalhes no Programa SENTINELA desta quarta-feira, às 17h, na Rádio JM, 95,5 FM.

Na Polícia Militar, o descaso não é diferente
A 5ª Região da Polícia Militar (5ª RPM), também uma das maiores do Estado, foi desprestigiada. Das 53 viaturas entregues na segunda-feira (12) na Academia da Polícia Militar, em Belo Horizonte, sete viaturas foram distribuídas para toda a 5ª RPM, mas só duas foram destinadas a Uberaba, uma para cada batalhão.

Na Policia Militar também o desprestigio com a cidade é gritante: uma viatura para cada batalhão (Foto/Divulgação)

Deam prende homem por ameaçar ex-namorada
Um homem de 29 anos foi preso em flagrante por investigadores da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher em Uberaba, nesta terça-feira (20/6), depois de a ex-namorada dele, de 37 anos, denunciar que estava sendo ameaçada após o término do relacionamento. Conforme apurado, a vítima já tinha medidas protetivas contra o investigado, que continuou a lhe enviar mensagens por telefone, ameaçando divulgar fotos íntimas. Ela procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Uberaba, e os fatos foram confirmados. Prontamente, uma equipe de investigadores se dirigiu ao local de trabalho do suspeito e realizou a prisão em flagrante, apreendendo ainda o celular dele. Finalizados os procedimentos na Delegacia de Plantão, o homem foi encaminhado ao sistema prisional.

Exposição custou aos cofres públicos R$ 5 mil
O entrevistado de ontem no programa SENTINELA, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, pela Rádio JM, 95,5 FM, foi o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Fernando Mendes. Ele esclareceu detalhes sobre a polêmica da exposição 'Meu Corpo, Minha Morada' na Fundação Cultural de Uberaba. Ele disse que o artista recebeu pela exposição a quantia de R$ 5 mil (dinheiro de impostos pagos por nós), que aconteceu sem uma de suas fotografias (que mostrava ele e sua família nus, inclusive duas crianças, trancados em uma cela). Ele deixou claro que a exposição só não aconteceu porque ele chegou quatro minutos antes de abrirem as portas e impediu que a população visse a fotografia de pessoas nuas, inclusive crianças, dentro de uma jaula. Com isso, a meu ver, o presidente do Legislativo uberabense impediu mais um processo contra a Prefeitura de Uberaba, semelhante ao das armas no Dia das Crianças.

Durante entrevista no programa SENTINELA, na Rádio JM, 95,5 FM, o presidente da Câmara Municipal de Uberaba falou da polêmica exposição na Fundação Cultural, estacionamento na Leopoldino de Oliveira e fora do ar admitiu ser candidato a prefeito de Uberaba (Foto/Divulgação)

Estacionamento na Leopoldino de Oliveira
O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Fernando Mendes, também falou da importância da volta do estacionamento na Avenida Leopoldino de Oliveira, até mesmo para facilitar a locomoção e incentivar o comércio, que anda meio vazio. Ele afirmou que o BRT não foi feito da forma correta e a população saiu prejudicada. Deixou claro que é favorável aos terminais para que o usuário continue pagando pelo sistema em vigor. Outro fato ressaltado pelo presidente é a importância da mudança da Câmara Municipal para o prédio dos Correios. Ele também acredita que vai atrair mais movimento para o centro da cidade e, com isso, mais comerciantes interessados em expandir seus negócios e até mesmo a presença de novos empreendimentos.

Candidato a prefeito de Uberaba
Infelizmente, o tempo é curto, e a pergunta não foi feita durante a realização do Programa SENTINELA, mas o presidente do Legislativo uberabense, vereador Fernando Mendes, foi questionado se seria vice em uma chapa para concorrer à Prefeitura de Uberaba. Ele foi categórico: "Candidato a vice não, candidato a prefeito mesmo". Portanto, além da prefeita Elisa Araújo, que deve concorrer à reeleição, Tony Carlos, também possível candidato, tem praticamente mais um nome para as eleições de 2024. É claro que ninguém está afirmando nada, por enquanto são candidatos a candidatos. Muita coisa ainda pode acontecer, e outros candidatos podem surgir. Mas, pelo andar da carruagem, teremos uma disputa acirrada.

Homem é acusado de estuprar inquilina
Um homem de 42 anos está sendo acusado de estuprar sua inquilina, de 45 anos, no bairro Mercês. Ela procurou a polícia e disse que é inquilina do acusado há um pouco mais de um mês e que, neste período, tiveram um relacionamento. E mais: o proprietário do imóvel frequentava seu apartamento com frequência, e por algumas vezes mantiveram relações sexuais, porém nem todas foram consensuais. Além da violência sexual, o proprietário do imóvel também estaria fazendo chantagens e ofensas.

Agiotagem na forma de autofinanciamento
Enquanto as quadrilhas de colombianos fazem agiotagem em Uberaba na base da extorsão e cobram exibindo armas de fogo, surge também um tipo de agiotagem que é proibida e vem sendo feita à luz do dia e até com propagandas espalhadas pela cidade e em redes sociais. É o chamado financiamento. Empresas estão emprestando dinheiro com pagamento através de cartão de crédito, o que é crime. Basta lembrar que recentemente, em Uberlândia, a Polícia Civil e o Procon fecharam empresas e prenderam donos de empresas que praticam o autofinanciamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por