Desaparecido é encontrado morto
Raphael Freitas Machado, 34 anos, também conhecido como "Gordex", foi encontrado morto à margem da Rodovia BR-050, quilômetro 105, na segunda-feira (15). Ele estava desaparecido desde o dia 11 de julho passado. A suspeita é de que um funcionário, após uma discussão, tenha utilizado um instrumento perfurocortante para desferir um golpe na cabeça da vítima, que teria morrido instantaneamente. O autor e terceiros teriam ocultado o corpo em um milharal, na rodovia BR-050.
Informações
De acordo com o que apurou a coluna Sentinela, policiais civis receberam informações de que o corpo da vítima teria sido ocultado à margem da BR-050, no meio de um milharal, em uma estrada vicinal, próximo ao pedágio entre Uberaba e Uberlândia. Foi montada uma operação, e policiais civis e militares passaram a procurar pelo corpo de Raphael Freitas Machado.
Seguindo o rastro
Durante as diligências, policiais localizaram um rastro de veículo dentro da plantação de milho e, ao seguir esse rastro, encontraram o corpo de Raphael Freitas.
Discussão
De acordo com informações, no dia 11 de julho, a vítima teria discutido com seu pedreiro, que estava construindo sua casa no Parque das Laranjeiras. Devido a essa discussão, o pedreiro, munido de um instrumento perfurocortante, desferiu um golpe na cabeça de Raphael Freitas.
Corpo, carro e joias
Ainda de acordo com as informações, após o crime, o pedreiro, juntamente com seu filho e outros ainda não identificados, desapareceram com o veículo da vítima, um HB20, placa EPM-9I89, e ocultaram o cadáver no meio do canavial. Eles também sumiram com as correntes de ouro que a vítima portava no momento do crime.
Mensagem em grupo de WhatsApp
Diante dos fatos, os policiais foram até a casa da mãe da vítima, onde foram informados pelos familiares que já estavam cientes da morte de "Gordex". Um amigo da família afirmou que recebeu uma mensagem em um grupo de WhatsApp informando sobre a morte e o local onde o cadáver havia sido abandonado. A mensagem teria sido enviada por um indivíduo próximo a Raphael.
Confissão
A mensagem enviada ao amigo da família também informava que o filho do suposto autor do homicídio e ocultação teria procurado a pessoa próxima à vítima e confessado que o responsável pelo homicídio seria seu pai, relatando onde estaria o corpo de Raphael Freitas Machado.
Traumatismo craniano
Um perito criminal da Polícia Civil esteve no local onde o corpo foi desovado e colheu evidências para a confecção de um laudo. O corpo foi levado para o Posto de Medicina Legal em Uberaba para exame de necropsia. A suspeita é de que a causa da morte tenha sido um trauma causado por instrumento perfurocortante na parte posterior da cabeça.
Preso autor de dois homicídios tentados
Um homem de 35 anos, após tentar matar a ex-companheira, uma jovem de 24 anos, com coronhadas e tiros em Uberlândia, fugiu para Uberaba em uma motocicleta e foi preso pela Polícia Militar após também tentar matar a tiros um comerciante de 56 anos na avenida Canaã, no bairro Estrela da Vitória, na segunda-feira (15). Ambas as vítimas foram socorridas e estão internadas. A motivação para tentar contra a vida da ex-companheira seria uma suposta traição, e a do comerciante, por se recusar a escondê-lo da polícia.
Preso suspeito de dois homicídios tentados, um homem de 35 anos (Foto/Reprodução)
Em Uberlândia
Segundo informações, no começo da tarde de segunda-feira (15), na cidade de Uberlândia, cerca de 110 quilômetros de Uberaba, o acusado teria invadido um estabelecimento comercial e mandado que as pessoas saíssem do local. Ele estava bastante agressivo e passou a xingar e agredir com socos na cabeça a ex-companheira de 24 anos.
Tiros e agressão
Após agredir a ex-companheira, o autor ainda efetuou vários tiros de pistola 9mm. A jovem foi agredida com coronhadas na cabeça, causando um grande corte, e atingida por um projétil de arma de fogo. Ela foi levada às pressas para o pronto-socorro do Hospital das Clínicas da UFU, onde ficou internada.
Término do relacionamento
A jovem contou que terminou o relacionamento após descobrir que o companheiro tinha uma arma de fogo. Ela relatou que havia até tirado fotos da pistola que ele portava. Através das fotografias, policiais conseguiram o nome de quem estava com a pistola 9mm.
Fuga para Uberaba
Após tentar matar a ex-companheira em Uberlândia, o autor fugiu para Uberaba em uma motocicleta Honda CG160cc Fan, cor preta, ano 2022, placa RVB-1ª73.
Tiroteio no Estrela da Vitória
Cientes da fuga do autor para Uberaba, policiais militares passaram a fazer diligências, momento em que foram avisados de que no bairro Estrela da Vitória, em uma mercearia, estava ocorrendo um tiroteio e que o autor seria um homem que chegou em uma motocicleta.
Tiro no ombro
Guarnições da Polícia Militar chegaram rapidamente ao local e se depararam com o comerciante caído no chão, ensanguentado e com uma perfuração por projétil de arma de fogo na região do ombro.
Relatos
O comerciante, enquanto aguardava o Samu, relatou que estava em sua mercearia quando chegou ao local um indivíduo que, após ingerir bebida alcoólica, lhe pediu um lugar para descansar, uma vez que havia feito disparos em um indivíduo em Uberlândia e que sua esposa teria lhe traído, por isso ele fez outros disparos. Diante das afirmações do autor, o comerciante respondeu: "Se você tivesse atirado em alguém, o que estaria fazendo aqui?"
Recusa de guarita
Insatisfeito com a resposta da vítima e com a recusa de lhe dar guarita, o autor lhe perguntou: "Quer que eu faça aqui também?" Em seguida, sacou a pistola e efetuou pelo menos 11 tiros, atingindo o comerciante, o balcão do estabelecimento e vários pontos do comércio. Na fuga, efetuou um disparo no pneu do veículo da vítima que estava estacionado em frente ao comércio.
Surpreendido e preso
Após ouvirem atentamente o relato do comerciante, policiais militares passaram a fazer rastreamento com o objetivo de prender o autor e apreender a arma de fogo utilizada nos dois crimes. O autor foi avistado no posto de combustíveis Graal. Foi montada uma operação rapidamente e o autor foi surpreendido e preso. A pistola 9mm e munições foram apreendidas.
Desconfiança
O autor, na presença de uma testemunha e dos militares, alegou espontaneamente que cometeu o crime em Uberlândia porque desconfiava que sua ex-companheira teria outro e ele é "sujeito homem" e "não ia passar em branco tal deselegância".
Negativa de autoria
Com relação à tentativa de homicídio ao comerciante no bairro Estrela da Vitória, ele negou, mas foi reconhecido por testemunhas que estavam na mercearia. A pistola 9mm também foi reconhecida pelas testemunhas. As vestes também eram as mesmas descritas pelas testemunhas.
Voz de prisão em flagrante
O autor recebeu voz de prisão em flagrante pelas duas tentativas de homicídio e, antes de ser apresentado à autoridade policial plantonista na Polícia Civil, ele passou pela UPA São Benedito.
Motorista de Aplicativo Preso por Importunação Sexual
Motorista de aplicativo, de 42 anos, foi preso após ser acusado de importunação sexual por uma jovem de 18 anos na rua Alberto Martins Fontoura Borges com a rua Duque de Caxias, Parque Bom Retiro, às 14h50 da segunda-feira (15). O motorista, no final da corrida, não teria destravado as portas e exigiu que a jovem lhe desse um beijo.
Boletim de Ocorrência
A jovem procurou a Base de Segurança Comunitária (BSC) da Polícia Militar e relatou que acionou um carro por aplicativo com o objetivo de levá-la até uma clínica de psicologia. Um Hyundai HB20 compareceu no local solicitado para o início da corrida.
Motorista de Aplicativo
Ainda segundo relatos da vítima, após o término da corrida no Parque Bom Retiro, o motorista de aplicativo pediu um beijo. Ele chegou a chamá-la várias vezes com a intenção de beijá-la.
Local Seguro
De acordo com a vítima, se sentindo intimidada pelo motorista de aplicativo e com receio de risco à sua integridade física, deslocou-se para um local seguro.
Importunação Sexual
Ela contou ainda que, ao tentar descer do veículo Hyundai HB20, percebeu que as portas do carro não abriam, levando-a a crer que o condutor havia travado intencionalmente as portas. No momento em que descia do veículo, o autor ainda teria se virado para o lado da jovem, que estava no banco traseiro, acariciado seu rosto e insistido novamente para que ela lhe desse um beijo.
Fuga
Assim que a vítima desceu do carro, o autor ainda permaneceu no local, dentro do veículo, e insistia para que ela voltasse ao carro e lhe desse um beijo. Ela entrou na clínica e o autor saiu do local.
Abordado e Preso
A jovem fez contato com seus familiares e contou o ocorrido. A Polícia Militar foi informada e o acusado foi abordado e preso. Ele negou os fatos.
Polícia Civil
O acusado foi levado para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil da 1ª DRPC/5º DPC, em Uberaba. O carro foi entregue a terceiros.
Roubo a um Frentista
Um frentista, de 65 anos, teve seu relógio tomado de assalto por dois homens que estavam em uma motocicleta, enquanto trabalhava em um posto de combustíveis na avenida Deputado José Marcus Cherem, Jardim Induberaba, no início da tarde de segunda-feira (15). Os autores não foram presos.
Motocicleta XRE
O frentista contou que estava em seu local de trabalho, onde foi abordado por dois autores que chegaram em uma motocicleta XRE de cor escura (preta ou verde) com detalhes na cor laranja.
Características
Ele contou também que um dos autores trajava blusa de frio de cor azul, calça jeans e estava com um capacete preto com detalhes na cor rosa. O garupa (passageiro) trajava blusa de cor cinza, calça jeans e capacete branco. Ambos são magros, de estatura mediana e aparentavam ser pardos e jovens.
Voz de Assalto
O autor que estava na garupa, segundo a vítima, lhe disse: “Perdeu, perdeu! É um assalto! Passa o dinheiro!”, momento em que levantou a blusa e mostrou na cintura o cabo de um objeto que o frentista acredita ser uma arma de fogo.
Roubo do Relógio
O frentista disse que não estava na posse de dinheiro, momento em que o autor foi até um frentista de 19 anos. Ele foi revistado e nada de valor foi encontrado em seu poder. Os autores retornaram ao primeiro frentista, roubaram seu relógio e fugiram na motocicleta pela avenida Deputado José Marcus Cherem. Existem imagens da ação criminosa.
Assalto a Empresa
Um empresário, de 38 anos, e um técnico em eletrônica, de 23, foram assaltados por dois homens em uma motocicleta XRE na rua Miguel Árabe, no bairro Cidade Jardim, na tarde de segunda-feira. Suspeita-se que sejam os mesmos autores que assaltaram o frentista do posto de combustíveis na avenida Deputado José Marcus Cherem. Foram roubadas joias e celulares.
Motocicleta XRE
De acordo com as vítimas, eles estavam no trabalho quando dois autores chegaram em uma motocicleta XRE de cor escura (provavelmente verde escuro) com detalhes na cor laranja.
Objetos Roubados
Ainda de acordo com as vítimas, o garupa desembarcou da motocicleta e, com uma arma de fogo em punho, abordou o empresário e disse: "Passa a correntinha!". Além da correntinha de ouro, os autores ainda roubaram a aliança de ouro e um celular. Já do técnico em eletrônica, foi roubada uma correntinha de prata.
Arma de Brinquedo
O técnico em eletrônica ainda relata que percebeu que a ponta da arma de fogo era de cor laranja, o que indica que a pistola pode ser de brinquedo.
Câmeras de Segurança
Os autores fugiram na motocicleta em direção à avenida Orlando Rodrigues da Cunha. Antes de fugirem do local, os autores disseram: "Não olha para trás senão vou te matar". No local do assalto, existem câmeras de segurança que gravaram toda a ação criminosa.