Ela faz, ela cuida
A campanha publicitária da prefeitura Municipal de Uberaba intitulada “Ela faz, ela cuida”, objeto de representação eleitoral e também na Justiça Comum passa incólume por todas as instâncias. Ainda que liminarmente suspensa há época do lançamento pela Justiça Eleitoral, a decisão foi revogada pelo TRE, cuja decisão foi confirmada pelo TSE. Em sede de AIJE, em juízo local , também não prosperou, restava, além de eventuais recursos, a manifestação do temido promotor Doutor José Carlos Fernandes Júnior, em sede de Inquérito Civil para apuração de improbidade administrativa.
Prestação de Contas
Em parecer bem fundamentado, Dr. José Carlos optou por promover o arquivamento do Inquérito Civil, uma vez que concluiu pela “inexistência de elementos autorizativos à imputação à Prefeita Municipal de Uberaba e então candidata à reeleição, Sra. Elisa Gonçalves de Araújo, quanto à prática de ato de improbidade administrativa”. A promotora da Infância e Juventude, Doutora Fernanda Fiorati Freitas também não encontrou elementos que indicassem infração ao Estatuto da Criança e Adolescente.
Quitação Eleitoral
Independente do desdobramento da rejeição de contas eleitorais da campanha da prefeita reeleita, Elisa Araújo (PSD), sua diplomação, posse e elegibilidade não estarão comprometidas. Ainda que eventualmente possa ter desdobramentos econômicos, como devolução de recursos, a apresentação das contas de campanha, por si, já é suficiente para a obtenção da quitação eleitoral.
Secretariado
Após 5 dias participando de curso em São Paulo promovido pelo Renova BR – escola de formação política, a prefeita Elisa Araújo retorna à Uberaba com foco nas reuniões individuais com secretários. Entre as pautas está a avaliação de cada pasta e a construção do novo governo. As reuniões acontecem nessa segunda e terça-feira. Mais de uma dezena de secretários faltam ser entrevistados.
Excepcional
Será amanhã, terça-feira, 17, a diplomação dos candidatos eleitos neste pleito de 2024. A solenidade acontecerá a partir das 19h no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, na ABCZ. Pela primeira vez, após decretada a medida protetiva que proíbe Mariscal de aproximar-se da prefeita Elisa, ambos vão se encontrar. É que, a Justiça suspendeu, de maneira excepcional, para o ato da diplomação os efeitos da medida. Além dos eleitos por Uberaba, também serão diplomados os de Água Comprida, Campo Florido, Conquista, Delta e Veríssimo.
Eleição OAB
Coube ao Conselheiro Relator Alex Santana, de Belo Horizonte, homologar, ainda na tarde/noite de quinta-feira, o acordo pactuado pelos advogados Eduardo Augusto Jardim e Luciano Delduque pondo fim à impugnação e recurso. Desta forma, restou referendado o resultado das urnas que elegeu a chapa OAB da Advocacia para o triênio 2025/2027 pacificando, definitivamente os ânimos da categoria.
Advogadas
Em comemoração ao Dia da Advogada, celebrado em 15 de dezembro, a 14.ª Subseção da OAB, a seção Mineira da Ordem e a CAA de Minas Gerais promoveram a “II Confra das Advogadas”. Evento “open bar” e “open food”, exclusivo para as mulheres, aconteceu no Centro de Lazer da OAB/CAA na tarde de sábado. Parabéns à gestão que soube reconhecer a relevância das mulheres que já são a maioria dos inscritos na Ordem dos Advogados no país.
Ipserv
O prazo para realização da prova de vida obrigatória dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (Ipserv) termina no próximo dia 31 de dezembro. Quem não desincumbir-se dessa obrigação poderá ter seus benefícios suspensos. A prova de vida poderá ser feita de forma presencial no próprio instituto, ou online, através do aplicativo “Meu RPPS”, que pode ser baixado gratuitamente.
Lula
Lula recebeu alta hospitalar na manhã de domingo, 15, mas permanecerá em São Paulo até quinta-feira, onde deverá passar por nova bateria de exames. Para surpresa dos repórteres que, na manhã de ontem, acompanhavam coletiva com os médicos que o assistem, o presidente andando tranquilamente, foi até o auditório contou sobre os sintomas que precederam sua internação, fez vários agradecimentos à equipe médica e comentou sobre a prisão do general Braga Netto afirmando que “ele tem todo direito à presunção de inocência” e adverte, “mas se esses caras fizeram o que tentaram fazer, eles terão que ser punidos severamente”.
Sucesso
Muito elogiada pelo público, a série Cem anos de Solidão, lançada quarta-feira passada pela Netflix, inspirada na obra homônima do colombiano Gabriel Garcia Marques . “É uma experiência diferente e você tem que tentar apreciá-la pelo que ela é, não comparando constantemente o livro”, afirmou Rodrigo García Barcha, filho do autor e produtor executivo da série à Agência EFE.