Pais na bronca
Como será reposta a carga horária que alunos do ensino médio, de várias escolas da rede particular de Uberaba, perderam na semana passada? É o que muitos pais perguntam, uma vez que, logo após a dita “semana do saco cheio”, onde os jovens tiveram as aulas suspensas, excursão para resort foi estimulada por escolas, levando a perda de mais uma semana de aulas. Os alunos que deixaram de participar da excursão também não receberam aulas adequadamente, nem os conteúdos programados. Pais alertam que as escolas particulares devem cumprir a legislação vigente, como o Código de Defesa do Consumidor, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) e a Lei 9.870/99.
Praia
Depois de dedicar-se intensamente à campanha pela reeleição, a prefeita Elisa Araújo (PSD) embarca, nesta terça-feira para um curto período de descanso. Ontem à noite chegou até à coluna, que o destino da prefeita será a paradisíaca Praia do Espelho, município de Porto Seguro, extremo Sul da Bahia. Alguns assessores mais íntimos, que participaram da campanha poderão acompanhá-la.
Fazenda
Mesma fonte disse também que o destino pode ser uma das fazendas do ex-Ministro Marcos Montes Cordeiro (homem forte do PSD). Fato é que, seja qual for a escolha, depois de intensa corrida por votos, a prefeita merece um descanso longe do corre-corre eleitoral, e claro, da sobrecarga de trabalho que decorre da gestão municipal. Com baterias recarregadas será mais fácil escolher o próximo secretariado.
Experiência
Primeiro prefeito reeleito consecutivamente para à prefeitura de Uberaba, Marcos Montes deverá ser ouvido pela prefeita para a composição do novo secretariado, não só por ser a liderança máxima do PSD na região, mas, especialmente porque já passou por esta experiência. Decidir quem continua, quem entra e quem sai, é uma tarefa que deve ser tomada com muita serenidade e sabedoria, e neste momento, ouvir os “cabeças brancas” torna-se fundamental.
Sucessão na Câmara
Ainda que quase nenhum dos vereadores assuma publicamente em quem votará para presidente da Mesa Diretora da próxima Legislatura, fato é que nos corredores do prédio antigo da Ruy Barbosa o nome que mais ecoa é do ex-presidente Ismar Marão (PSD). O atual presidente e também candidato Fernando Mendes (Republicanos), por seu turno empenhadíssimo na reeleição, contudo algumas estratégias equivocadas de outrora, vão custar caro ao parlamentar.
Céu de Brigadeiro
Final de semana movimentado para a advocacia mineira. As chapas de oposição lideradas por Raimundo Neto e Adriano Cardoso apresentaram pedido de impugnação uma contra a outra. Alheia à confusão, a chapa de situação liderada por Gustavo Chalfun assiste, serenamente, a oposição se digladiar através de impugnações, que podem, inclusive retirarem ambas as chapas do páreo.
Confusão
Em Uberaba o final de semana não foi diferente para a advocacia. Após um perfil do Instagram cobrar publicamente dívida de um advogado, atitude totalmente alheia ao exercício profissional, a diretoria da Subseção local da OAB fez publicar Nota de Repúdio extremamente confusa, sem fazer menção direta ao fato e muito menos explicar o que repudiava. Os comentários e especulações sobre o que motivou tal repúdio repercutiu por todo o dia de domingo nas redes. Até agora muitos advogados sem saber exatamente o que a nota quis dizer... eu inclusive.
Fim de jogo?
Mergulhado na vida acadêmica, o promotor José Carlos Fernandes, em gozo de licença até o dia primeiro de dezembro, dedica-se à conclusão de Mestrado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. A partir do final do mês de janeiro do ano que vem, José Carlos adquire o direito à aposentadoria, depois de longos e profícuos 33 anos de carreira. A pergunta que fica, será que o promotor irá pendurar as chuteiras?
Eutanásia
Tema que, assim como o aborto, desperta as mais variadas reações na sociedade. Por questões filosóficas, religiosas, éticas, ou meramente pessoais, a Eutanásia andava meio distante das rodas de discussões. Após o poeta e filósofo Antônio Cícero valer-se do suicídio assistido, o assunto ganhou páginas e páginas na imprensa brasileira. Fato aconteceu na Suíça, onde o instituto é permitido.
Reflexão
Antônio Cícero, em 2008, publicou artigo na Folha de S.Paulo que sustentava uma importante reflexão: “Sei que ‘enquanto há vida, há esperança’. Mas reflitamos. Enquanto há vida, há esperança de quê? De mais vida. O que importa, porém, é a qualidade dessa sobrevida. Como já dizia Sêneca, o sábio vive tanto quanto deve, não tanto quanto pode, pois o que lhe importa é a qualidade, não a quantidade de vida. Ora, se nem sempre a melhor vida é a mais longa, sempre a mais longa morte é a pior”.