TÚLIO REIS

Fim de semana embaixo d'água deixa rastro de destruição em Uberaba

Túlio Reis
Túlio Reis
Publicado em 28/10/2024 às 07:26Atualizado em 28/10/2024 às 07:33
Compartilhar

Habemus magnum
Sim! Terminaram as eleições em Uberaba e Elisa Araújo (PSD) foi reeleita, em segundo turno, com 55,6% dos votos válidos, contra 44,4% de Tony Carlos (MDB). Elisa somou 86.492 votos enquanto Tony obteve 69.067 votos. Clima tranquilo e nenhuma ocorrência significativa formaram o cenário da disputa eleitoral entre as duas principais lideranças da política local.


Dilúvio
O domingo de eleição foi marcado por intensa chuva. Pelo segundo dia consecutivo, Uberaba foi castigada pelas águas de São Pedro. O nível do rio Uberaba, principal manancial que nos abastece está normalizado, porém quedas de árvores, muros e destruição da pavimentação foram significativos levando a prefeitura a se desdobrar para minimizar os estragos.


Ataque de fúria
No sábado, a famosa Avenida Padre Eddi Bernardes, no Bairro de Lourdes, carro chefe da campanha eleitoral do vereador Luizinho Kanecão (Mob) experimentou uma série de avarias provocadas pela intensa chuva. Moradores e opositores ao governo protestaram e vários vídeos com críticas foram parar nas redes sociais. O que mais chamou a atenção foi o que registrou um ataque de fúria da prefeita pra cima de veículo de apoiador de Tony Carlos.


Cemitério
Protagonista de vários embates nos programas eleitorais e grupos de WhatsApp, o cemitério municipal não saiu ileso da forte chuva da tarde de ontem. Alheio às discussões sobre o tema, o muro do Cemitério São João Batista foi ao chão. Mais um trabalho para a Sesurb, que já está assoberbada na reparação de tantos danos provocados pelas águas.


Colete
A prefeita Elisa mal recebeu cumprimentos e abraços de sua equipe mais íntima e já, vestida de colete, a exemplo do que fez no sábado, saiu para as ruas conferindo as consequências do temporal que castigou Uberaba. Um dos pontos visitados por Elisa foi a Avenida Santa Beatriz, onde árvores caíram e interditaram o trânsito. Em seu Instagram Elisa publicou essa atividade.


Abstenção
Ainda que a tempestade tenha caído no final da tarde, início da noite, o número de eleitores que deixaram de votar chama a atenção. Do total de  238.276 pessoas aptas ao voto, 30,45%, ou seja 72.545 deixaram de votar. Somados a estes, 3.519 votaram em branco e 6.653 anularam o voto. Desta forma, 82.717 eleitores abriram mão de escolher seu governante.


Justificado
Entre estes 72.545 está incluída a principal liderança do PL na cidade, a vereadora eleita Ellen Miziara (PL). Todavia, ainda que tenha afirmado que “se fosse votar, provavelmente votaria 22 no segundo turno”, número do seu partido e portanto teria o voto anulado, a liberal deixou de comparecer à sessão eleitoral porque deu à luz Ana Tereza, que nasceu dia 23 de outubro, pesando 3.410 kg e medindo 47 cm. Deus abençoe essa menina!


Presidência
Terminado o segundo turno das eleições municipais, os olhos se voltam para a eleição da presidência da Câmara. O atual presidente, vereador Fernando Mendes (Republicanos) e o ex-presidente, vereador Ismar Marão (PSD) são cogitados para o cargo. Ambos são da base aliada da prefeita, o que pode favorecer uma negociação, caminhando para uma chapa única, ou, por outro lado, azedar as relações da Câmara com o Executivo para o próximo ano.


Eleições
Advogados mobilizados em torno das duas chapas que disputam a direção da representação local da OAB. O atual presidente Eduardo Jardim busca a reeleição e mantém sua atual diretoria em quase todos os cargos e conta com apoio de conhecidos profissionais do Direito. Já o candidato da oposição, Luciano Delduque conta com o apoio de professores, da jovem advocacia e de advogados consagrados. As eleições serão online e ocorrerão no dia 17 de novembro de 2024, domingo, das 9:00 às 17:00.


Eutanásia
O Brasil lamenta a morte do poeta e membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Cícero que morreu na Suíça, na última quarta-feira (23), onde o suicídio assistido é permitido. Contudo, sua atitude provoca o debate sobre o suicídio assistido no Brasil. Em sua carta de despedida o intelectual afirma: “Queridos amigos, encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer…”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por