A prefeita Elisa Araújo (PSD) testemunhou a derrota do Colorado no Uberabão (Foto/Divulgação)
Temporal em Uberlândia
Chuva torrencial na cidade de Uberlândia na madrugada desse domingo (24) fez uma vítima fatal. Segundo informou o corpo de Bombeiros, mulher de 28 anos morreu ao ser arrastada pela enxurrada na Avenida Rondon Pacheco. A influenciadora digital Jeniffer Soares Martins estava com o marido quando o carro deles foi tomado pelas águas. Ambos foram levados pela enxurrada e a mulher, segundo o Instituto Médico Legal (IML), foi a óbito por afogamento e politraumatismo.
Derrota do USC
Para desgosto de uma animada torcida, o Uberaba Sport Clube perdeu a primeira partida da final do Campeonato Mineiro da segunda divisão. Após uma semana de comemoração pela ascensão ao Módulo II da primeira divisão, o USC tropeçou em casa. Com gols de Jonathan e Alisson o Guarani venceu pelo placar de 2 x 1, Brenno deixou sua marca pelo Uberaba. Próxima partida acontece na cidade de Divinópolis no dia 28 de novembro, quinta-feira, a partir das 19h30 no Estádio Farião.
Torcedora de peso
Flamenguista e apaixonada por futebol, a prefeita Elisa Araújo (PSD) testemunhou a derrota do Colorado no Uberabão. Acompanhada do marido Juliano Arantes, do presidente da Fundação de Esporte e Lazer (Funel), Luiz Medina e do CEO do USC, Rodrigo Alcino, Elisa acompanhou toda a partida ao lado da torcida alvirrubra posando para fotos com admiradores e torcedores do clube.
Avaliação da Educação
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) dá início, nesta segunda-feira, 25 de novembro, a aplicação das Avaliações Externas Somativas do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação (Simave). Este processo é uma importante ferramenta para o acompanhamento do desempenho dos estudantes e mede a evolução das habilidades e competências adquiridas ao longo do ano letivo. Estas avaliações se estendem até o dia 6 de dezembro.
Diagnóstico
As Avaliações Externas Somativas são destinadas aos estudantes das redes estadual e municipais do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, além do 3º ano do ensino médio, com um total estimado de 804 mil participantes. Focadas em Língua Portuguesa e Matemática, as avaliações têm como objetivo traçar um diagnóstico da educação básica em Minas Gerais, identificando fatores que podem influenciar o desempenho dos estudantes.
Procurador Geral
Pela primeira vez na história de Minas Gerais, a chefia do MPMG será exercida por um promotor de Justiça. Até 2020, apenas procuradores de Justiça podiam se candidatar ao cargo. Uma lei complementar publicada naquele ano, entretanto, permitiu que promotores disputem a eleição interna. O promotor Paulo de Tarso Morais Filho, segundo na lista tríplice foi o escolhido pelo governador Zema e será empossado procurador-geral de Justiça de Minas Gerais na primeira quinzena de dezembro.
Curso gratuito
A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Uberaba (SEMAN) oferta a toda a população interessada, curso de capacitação para gestão de manejos arbóreos. As inscrições estão abertas até o dia 2 de dezembro e podem ser feitas na própria secretaria de Meio Ambiente. O Curso de Capacitação de Podas e Supressão de Árvores, destino a pessoas físicas e jurídicas é gratuito e acontecerá no dia 13 de dezembro das 8h30 às 17, no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo, da Prefeitura de Uberaba.
Final do Inquérito
Na quinta-feira, 21, Polícia Federal concluiu inquérito que apurou a existência de uma organização criminosa que em 2022, atuou de forma coordenada na tentativa de manutenção do então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) no poder. O relatório final foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal com o indiciamento de 37 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, dentre os indiciados o próprio ex-presidente e o General Augusto Heleno.
É crime
O decano do Supremo Tribunal Federal Ministro Gilmar Mendes (STF), declarou nesse dia 21 de novembro, que “a tentativa de qualquer atentado contra o Estado de Direito já é, em si, criminalizada, de modo que já é um crime consumado. Até porque quando se faz o atentado contra o Estado de Direito e ele se consuma, já não mais existe. É óbvio que o que se pune é a própria tentativa de atentar contra o Estado de Direito“.
Contundente
Em nota a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também se manifestou sobre os desdobramentos da apuração sobre o plano para matar o presidente e o vice-presidente da República e um ministro do Supremo Tribunal Federal. De maneira contundente, a OAB reafirma seu apoio inabalável às instituições da República e à Constituição, relembrando que foi a primeira entidade civil a reconhecer a legitimidade do resultado das eleições em 2022 e a condenar os atos violentos do 8 de janeiro e o atentado a bomba ocorrido na Praça dos Três Poderes, o documento é assinado por Beto Simonetti, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) .