Várias frentes
Ainda que o Governo tenha atacado a epidemia de Dengue em várias frentes, o incansável mosquitinho tem sido implacável e resiliente. Ampliação de número de leitos para o pronto atendimento, capina e limpeza de locais propícios à propagação do vetor, campanhas para sensibilizar o munícipe, vacinação e até mesmo o monitoramento através de drones, estamos perdendo a batalha.
Fora de controle
A epidemia de Dengue, que já levou Uberaba a decretar situação de emergência em saúde pública, avança sem piedade. Com quase uma dezena de mortes confirmadas e milhares de casos ativos e UTIs superlotadas, a população se sente ameaçada pelo famigerado Aedes aegypti. Faltando dois meses para findar o período crítico da proliferação do mosquito, finalmente a prefeitura retoma a dedetização através de “fumacê” para combater o mosquito. Antes tarde do que mais tarde.
Trânsito
A falta de fiscalização humana no trânsito de Uberaba e a insensibilidade para tomada de algumas intervenções no trânsito têm sido motivo de revolta para alguns leitores da coluna. “A decisão que tomaram em colocar duas faixa de retenção PARE na Rua São Benedito e assegurar trânsito preferencial para quem acessa a Praça Frei Eugênio vindo da Tristão de Castro ainda vai causar acidente grave” argumenta o indignado leitor. Outra situação que está provocando a ira de usuários é a ausência de sinal de DÊ A PREFERÊNCIA no entorno da Praça Manoel Terra. Aguardando explicações técnicas para essas decisões!
Orquídeas
Projeto Cattleya walkeriana, de iniciativa do orquidário "Orquídeas Terra", presenteou o Parque Municipal Mata do Carrinho com várias plantas. As orquídeas, originárias de cruzamentos entre plantas da região, serão realocadas em árvores estratégicas no parque. O objetivo dessa ação é promover a educação ambiental, destacando a importância da preservação dessas espécies e de seus habitats, em sintonia com a comunidade local.
Cattleya
A Cattleya walkeriana é uma espécie de grande relevância da família Orchidaceae, com ampla distribuição geográfica nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Uberaba abriga uma expressiva população dessa orquídea, incluindo habitats dentro do perímetro urbano.
Conferência
O secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, informa que “Uberaba está situada em uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado e que o projeto será estendido a outros parques municipais, como o Jacarandá e a Mata do Ipê”. Essa parceria do orquidário com o Município realizará no final de maio e início de junho, uma conferência internacional sobre as Cattleya walkeriana e nobilior, organizada pelo orquidário Terra, com o apoio da Semam e da Fundação Cultural.
Isenção
Vai a plenário nesta quarta-feira, (26) Projeto de Lei de autoria do vereador Varciel Borges (PMB), que concede benefício para as doadoras de leite materno do município de Uberaba. O projeto prevê a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelos Poderes Executivo e Legislativo do município. Matéria de relevância para beneficiar quem pratica esse ato de amor.
Julgamento
Tem início nesta terça-feira (25), na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a análise para acatar, ou não, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a tentativa de golpe de Estado perpetrada por Bolsonaro e seus aliados. Independente de qualquer resultado, a decisão provocará intensos debates nos meios jurídicos e políticos.
Posse
Será dia 28 de março de 2025, a solenidade de posse da nova diretoria da ALTM – Academia de Letras do Triângulo Mineiro, que terá como presidente Gilberto de Andrade Rezende. O auditório da ACIU – Associação Comercial e Industrial de Uberaba sediará o evento, que ocorre a partir das 19h30. Lídia Prata Ciabotti ocupará a vice-presidência. A coluna parabeniza os novos dirigentes, uma vez que correspondem à grandeza da nossa Casa das Letras de tão rica história.
Mostra
Campus I da Universidade de Uberaba promove na próxima sexta-feira a exposição “O QUE SE VÊ AO LONGE: HORIZONTES DE VIAGENS” do artista plástico Fernando Fonseca Rossi. Evento gratuito terá início às 20h, no Centro Cultural Cecília Palmério, Avenida Guilherme Ferreira, n.o 217, com estacionamento próprio.