Articulações
Enquanto as eleições de 2026 não chegam, conversas e articulações fervem na cidade. É perceptível que a prefeita está atuando de maneira bem consistente para fortalecer a liderança de Uberaba na região, bom sinal. Setores representativos da sociedade também se mobilizam em torno dessa pauta. Entre outros, o empresário e administrador do grupo “Política Uberaba”, Cássio Frank realiza uma série de reuniões com lideranças e formadores de opinião visando uma participação inteligente de Uberaba no processo eleitoral.
Vices-prefeitos
Mauricinho de Sá (Mobiliza), apresenta-se como um vice-prefeito bastante participativo. Com uma rotina intensa de aparições em eventos da prefeitura, todos devidamente postados nas redes sociais, fica evidente que nova liderança está surgindo. Mauricinho é o terceiro vice-prefeito negro de Uberaba. Antes dele, Wagner do Nascimento, vice de Silvério Cartafina e Odo Adão, vice de Marcos Montes, o cargo. Detalhe, ambos foram prefeitos de Uberaba. Wagner por eleição e Odo por renúncia do titular. Que o tempo defina o futuro político de Mauricinho.
Trapaças da sorte
Bolsonaristas e Lulistas de braços dados no mesmo barco, elegeram os novos presidentes da Câmara e do Senado Federal. Enquanto a “raia miúda” digladia nas redes sociais, não economizando agressões de uma ala a outra, os “barões da república brasileira”, a casta que espreme o fígado dos trabalhadores, se aliam para manter a estrutura de poder no Congresso Nacional. Hugo Motta (Republicanos – PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil – AP) foram eleitos presidentes da Câmara e do Senado respectivamente, em um arranjo que envolve vários partidos, entre eles o PT do Lula e o PL do Bolsonaro.
Em baixa
Nunca antes na história deste país, governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram tão mal avaliados pela população brasileira. Pesquisa Datafolha apurou que apenas 24% dos entrevistados acham o governo bom ou ótimo. Não é surpresa para quem vive de salário, que o governo está perdido, confuso, acovardado e inerte, frente às tantas demandas da sociedade. Minha expectativa é que Lula reaja a este cenário negativo com políticas públicas decentes, e não com marketing milionário.
Ocaso de uma estrela
Aqui em Uberaba a sorte do PT não é diferente. Há muitos anos que o partido não exerce nenhum protagonismo político. Uberaba, cidade onde o Partido dos Trabalhadores já teve uma bancada de 2 vereadores na Câmara Municipal, Lauro Henrique Guimarães Correa e Lucimar de Oliveira, e um deputado estadual, Adelmo Carneiro Leão, ao mesmo tempo, hoje não tem sequer sede em cidade. Não fosse o PcdoB, através do vereador Paulo César China Soares (PcdoB), sustentar a bandeira socialista e a defesa do Lula, o partido e o governo petista, estariam completamente esquecidos por aqui.
Posse TCE-MG
Pra quem sabe ler, um pingo é letra, já dizia meu avô nos primórdios do século passado. Na posse do conselheiro Durval Ângelo como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, na semana passada, na chegada da Ministra Cármem Lúcia, enquanto convidados se acotovelavam no saguão principal, a prefeita Elisa Araújo e o promotor José Carlos Fernandes Júnior, na maior tranquilidade recepcionaram a ministra na garagem. Tudo isso com direito a foto, é óbvio que não foi coincidência.
Não é de hoje
Muitos anos atrás, ainda na década de 1990, o então jovem promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior, enfrentava uma batalha jurídica contra a pedofilia. Não havia redes sociais, tampouco a sensibilidade da sociedade sobre o temam. Nesta luta solitária, o promotor encontrou no há época deputado estadual mineiro, Durval Ângelo, integrante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais um aliado de peso. Essa relação respeitosa e antiga permanece até os dias atuais.
Palestra
A 14ª Subseção da Ordem dos Advogados promove na próxima quarta-feira, dia 19, palestra com o tema que está tirando o sono dos advogados. O professor especialista em Gestão Estratégica da Advocacia, Dr. Felipe Ribeiro Zabin discorrerá sobre “EPROC na prática e ponderações sobre o DJEN”. O Evento é gratuito e acontecerá na sede da OAB Uberaba. Os interessados deverão fazer inscrição através da plataforma Sympla.
De volta pra casa
Cedida por empréstimo, em 2021, ao Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) para uma homenagem ao centenário do artista, a obra sem título, de Amílcar de Castro, de propriedade da Universidade de Uberaba, deve retornar para a cidade neste ano. Com 16 metros de altura e 27 toneladas, a escultura foi destaque da exposição havida naquele ano, em homenagem ao centenário do artista.
Nota triste
Morreu na última sexta-feira, no Rio de Janeiro, o cineasta Carlos José Fontes Diegues, ou simplesmente Cacá Diegues, aos 84 anos, de complicações cardiocirculatórias. O cineasta foi um dos participantes do movimento “Cinema Novo” e membro da Academia Brasileira de Letras. Cacá fez mais de 20 filmes, entre eles “Xica da Silva”, “Ganga Zumba”, “Quando o Carnaval Chegar” e “Tieta do Agreste”.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.