Cemig
População de Uberaba, especialmente moradores de comunidades rurais, revoltada com o (des)serviço prestado pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. A insatisfação é realçada pelas constantes interrupções de fornecimento e a demora em restabelecê-los. Usuários cobram ´melhorias e respeito. Chacareiro de São Basílio lembra que “o ex-prefeito Marcos Montes (PSD), aliado da prefeita Elisa (PSD) é o vice-presidente da Cemig e parece não se incomodar com o sofrimento dos uberabenses”.
Coqueiro
Moradores do entorno da Praça Afonso Teixeira, no Bairro Estados Unidos muito aborrecidos com a administração municipal. Segundo moradora daquele logradouro, às vésperas da eleição, simpatizantes da prefeita, com participação do Município revitalizaram a praça. Passadas as eleições voltou a reinar o abandono tradicional daquele espaço público. Com as fortes chuvas de 27 de outubro um coqueiro plantado às pressas nesta reforma, caiu e continua no chão, sem que a prefeitura providenciasse sua remoção.
Será?
Nota da última coluna, em referência à eventual aposentadoria do promotor José Carlos Fernandes ainda rende. Analista político de vasto cabedal procurou a coluna para dizer que “na minha avaliação o Doutor José Carlos será um nome de relevância no novo secretariado da prefeita Elisa em 2025”. Para o observador, a contribuição dada pelo MP na defesa do patrimônio público e a expertise do promotor devem ser aproveitadas pelo governo e conclui “Dr. José Carlos só não vai se não quiser, pois sua avenida já está pavimentada!”
Gás para empregar
Empresário do setor energético afirma que a proposta de proibir a Petrobras de comprar gás de produtores privados visa aumentar concorrência, mas pode comprometer o mercado. Os riscos incluem a instabilidade no fornecimento, dependência de importações e impacto na economia. E alerta que “é essencial uma discussão cuidadosa e transparente para evitar consequências negativas.".
Sem papas na língua
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), causou constrangimentos à diplomacia ao comparar o ex-presidente americano Donald Trump ao fascismo e ao nazismo. Em entrevista à emissora francesa TF1, Lula afirmou que a eleição de Trump (Partido Republicano) “representaria um retrocesso para a democracia nos Estados Unidos”.
Kamala
Lula também manifestou sua preferência pela candidata democrata Kamala Harris (Partido Democrata), considerando-a uma "segurança para a democracia" . Essa declaração pode gerar tensões diplomáticas com o governo americano, especialmente após a vitória de Trump nas eleições.
Panos quentes
O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, tentou minimizar o impacto das declarações de Lula, afirmando que o apoio à Kamala foi "discreto" e não representou uma crítica direta a Trump . No entanto, a reação do governo americano ainda é aguardada.
Serenidade
O líder do governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, garantiu que a vitória de Trump não alterará as relações políticas e comerciais entre os dois países, especialistas dizem que qualquer ruptura poderia ser desastrosa para ambas as economias. Contudo, resta saber se o governo americano manterá a mesma postura do governo Lula, conforme anunciada pelo senador.
Eleições OAB
Entrando em sua última semana a campanha para a sucessão da OAB estadual e local movimenta a classe de advogados. As redes sociais são o palco escolhido para os mais variados confrontos e divulgação. No estado, a chapa de situação liderada por Gustavo Chalfun, segundo pesquisa divulgada, lidera com margem segura a disputa por votos. Em Uberaba, até o fechamento da coluna, nenhuma pesquisa de intenção de votos foi anunciada. As eleições serão online e ocorrerão no dia 17 de novembro de 2024, domingo, das 9:00 às 17:00.
Segredo revelado
Nem praia, nem fazenda. Elisa Araújo escolheu outro ambiente para seu merecido descanso. A prefeita se mandou para as terras andinas, longe das especulações da imprensa e de olhares curiosos. A informação do destino foi divulgada pela Secretaria de Comunicação da prefeitura, ainda que anteriormente, quando consultada afirmou tratar-se de “viagem particular” e que “não foram informados”.