Túlio Reis

Paraquedistas e falta de lideranças ameaçam representatividade de Uberaba

Túlio Reis
Marco Túlio Reis
Publicado em 09/07/2025 às 22:09Atualizado em 15/07/2025 às 21:59
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Futebol
Brasileiros, com a derrota do Fluminense para o Chelsea na semifinal da Copa dos Campeões, despediram-se, melancolicamente da disputa. Um futebol que se impôs e encantou não só a América, mas todo o mundo, sucumbiu-se frente ao poderio econômico dos times europeus. Valeu a garra e a determinação das nossas equipes.

Final
Em partida onde o PSG – Paris Saint German, time que consagrou o brasileiro Raí, inclusive elegendo-o o maior jogador da história do clube (2020), neutralizou todo o potencial ofensivo do Real Madrid, foi decidida a semifinal do Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Mbappé, Vinícius Júnior e Modrić pouco ou quase nada fizeram face ao poderio do PSG. Um jogo de encher os olhos.

Paraquedistas
Aproximando-se o ano eleitoral de 2026, e Uberaba repetindo a sina dos últimos anos. Novamente, não apresenta qualquer liderança capaz de aglutinar apoiadores significativos e desarticular as vaidades de figurantes que, sem amor pela cidade, leiloam porções de votos a candidatos alienígenas, provavelmente não chegará à Brasília ou Belo Horizonte.

Uberlândia presente!
Em que pese o discurso da principal liderança local do Partido dos Trabalhadores, Roberto Nogueira no programa Pingo do Jota de hoje, derramando elogios ao ex-prefeito Anderson Adauto (sem partido) é muito provável que o PT de Uberaba abrace a candidatura a federal da deputada uberlandense Dandara Tonantzin.

Caça-votos
O ex-deputado carioca Eduardo Cunha (Republicanos), após o desgaste que os 3 anos de prisão causou à sua reputação, em 2022 voltou ao cenário político, mais rico e mais determinado. Sem porto seguro nas terras fluminenses, feito um foragido moral, aportou nas Minas Gerais disseminando raízes por vários municípios do estado.

Alienígena
Para não errar a escrita, lideranças de Uberaba imediatamente abraçaram a “novidade” e articulam apoio ao ex-deputado. Sem qualquer vínculo cultural, histórico, emocional ou afetivo, a candidatura de Cunha promete ser mais uma a roubar votos que farão falta a viabilização eleitoral de um candidato nativo.

Araguaino
E não para por aí, o deputado federal de Araguari, o simpático e pró ativo Zé Vitor (PL) ronda Uberaba com certa frequência e é próximo das duas principais lideranças políticas da cidade, a prefeita Elisa Araújo (PSD) e do presidente da Câmara Municipal, vereador Marão (PSD). Alguns dizem que Marão pretende viabilizar uma dobradinha para estadual, com o deputado araguaino.

Tijucano
O lulista André Janones (Avante) de Ituiutaba, envolvido em denúncia de rachadinha, chantagem, ancorado pela vice-presidente do PT mineiro, Patrícia Melo, é outro que cobiça o voto do incauto e abandonado eleitor uberabense. Possivelmente, a vingar a estratégia do tijucano, milhares de votos deixarão de fortalecer candidaturas locais.

Viável
Por derradeiro, Anderson Adauto, que sempre tenta participar das eleições como protagonista e é barrado por impedimentos legais, desta vez realmente terá as condições de elegibilidade necessárias para participar do pleito. Pelo currículo e histórico, é uma das principais, senão a única candidatura com viabilidade para representar Uberaba na capital federal. “Alea jacta est".

Perfil Fake
Nem o Ministério Público está a salvo da sanha dos criminosos cibernéticos. Promotor José Carlos Fernandes Júnior teve sua conta do Instagram clonada. Fica o alerta para todos, se forem abordados por esse perfil fake, denunciem na polícia e também nos canais próprios da Meta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por