Forasteiro
O secretário de Comunicação da Prefeitura de Uberaba, Marcos Vinícius Cotta Ferreira, não deixou por menos o ataque gratuito que recebeu do jornalista e ex-deputado estadual Tony Carlos. Em vídeo que circula pelas redes sociais, o ex-deputado critica a escolha da prefeita por alguém “de fora”. Chama Marcos de “forasteiro”, afirmando que, quando acabar o governo, ele deverá “picar a mula” e “voltar para o lugar de onde nunca deveria ter saído”.
Treta
Dirigindo-se diretamente ao ex-deputado, a quem chamou de “Impostony”, o sempre gentil Marcos Ferreira não se intimidou e teceu severas críticas a Tony Carlos. Afirmou que o jornalista resolve problemas “só no microfone” e que foi derrotado pela prefeita Elisa em quatro eleições (dois turnos em 2020 e dois turnos em 2024). Disse que Uberaba não é um curral e que recebe muita gente que acredita na cidade, assim como vários uberabenses tentam a sorte em outros locais. Concluiu desafiando Tony Carlos a “apresentar três ações que tenha feito este ano para ajudar Uberaba”.
Violência
O Brasil tem registrado um crescimento preocupante de ideologias extremistas e intolerantes, que promovem a desinformação e a violência. Nas escolas não é diferente: ações e atitudes de violência extrema têm deixado professores e diretores alarmados. Para conter ou minimizar essa violência, o governo federal criou o Programa Escola que Protege. Ele foi instituído em conformidade com a Lei nº 14.643/2023, regulamentada pelo Decreto nº 12.006/2024, e é a principal iniciativa do MEC na operacionalização do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE).
Escola que Protege
O Programa Escola que Protege tem como objetivo fortalecer a capacidade das redes de ensino para prevenir e enfrentar a violência nas escolas. Visa promover a formação continuada de profissionais da educação, fomentar a construção de planos de enfrentamento à violência e de respostas a emergências, além de assessorar as redes de ensino em casos de ataques de violência extrema.
Uberaba participa
Dando sequência à implantação do programa do Ministério da Educação – MEC, Escola que Protege, na cidade, equipe da Prefeitura Municipal, liderada pela Secretaria de Educação, reuniu-se na manhã de hoje, presencialmente, com a coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas do MEC, Thaís Dias Luz Borges Santos. Participou também da reunião a Superintendente Regional de Ensino de Minas Gerais, professora Vânia Célia Rodovalho.
Uniube
A Universidade de Uberaba – UNIUBE afirmou à coluna que não tolera qualquer tipo de violência ou discriminação. Com mais de 55 mil alunos, é possível que ocorra algum caso de violência ou discriminação, mas a instituição garante que “atua através de orientações a seus funcionários, professores e alunos, mantendo inclusive um código de conduta ética e um canal de ouvidoria atuante para combater qualquer movimento, individual ou coletivo”. O contato pode ser realizado pelo site https://www.contatoseguro.com.br/uniube ou pelo telefone 0800 517 1006.
Decisão
É esperada para esta semana a decisão de segunda instância nos processos eleitorais que definirão sobre a existência de fraude à cota de gênero nas eleições do ano passado. Na berlinda está Samuel Pereira (PMB), que, a depender do resultado, mesmo não tendo participado de qualquer atitude fraudulenta, poderá perder seu mandato.
Vontade das urnas
O vereador afirmou que “tem confiança na Justiça e acredita que sairá exitoso dessa demanda”. Todavia, receberá com serenidade e respeito qualquer decisão. Samuel disse que é vereador por vários mandatos e sempre atuou em defesa das propostas e bandeiras em que acredita. Concluiu afirmando que, “por lealdade aos votos que recebi e ao resultado matemático das eleições, vou lutar ferrenhamente no Judiciário para ver prevalecer a vontade das urnas”.
0 x 0
Mesmo jogando em casa, o Uberaba Sport Club não foi capaz de alegrar sua fiel torcida. Das arquibancadas não faltou incentivo e garra, porém, dentro de campo, o encorajamento não surtiu efeito. Passados os noventa minutos de jogo, o placar permaneceu inalterado e o time colorado, com apenas um ponto nesta competição, ainda não balançou a rede adversária. O resultado desagradou à diretoria, que, logo após a partida, demitiu o técnico Fernando Mariano.
13 de Maio
O tradicional Terno de Congada Minas Brasil, o famoso Verde e Amarelo, sairá às ruas de Uberaba amanhã, 13 de maio, em comemoração à Abolição da Escravatura. A partir das 9h terá início a concentração dos ternos na Casa da Tia Luzia, na Vila Celeste, de onde sairão em cortejo até a Igreja de Santa Teresinha, no Bairro Fabrício, onde será realizada uma missa em homenagem à ancestralidade e, especialmente, à memória de Maria Luzia Cardoso – Tia Luzia.