Abraço à Democracia
A tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 não será esquecida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá participar na próxima quarta-feira (8), de um “abraço simbólico à democracia” na Praça dos Três Poderes. Além deste ato, as obras de arte e objetos históricos destruídos serão apresentados já restaurados. Ness data a tentativa de golpe contra a democracia no Brasil completa dois anos.
Líder
Não será surpresa se a vereadora Luciene Fachinele (União Brasil) for convidada pela prefeita Elisa Araújo (PSD) para funcionar como líder do governo na Câmara Municipal de Uberaba. Desde o início de sua atividade parlamentar, Lu Fachinele se posiciona como fiel escudeira dos interesses do governo no Legislativo. Outros dois nomes especulados são Samuel Pereira (PMB) e Cabo Diego (DC), todavia ambos já manifestaram interesse em serem candidatos a deputado em 2026, o que pode inviabilizar eventual convite.
Dindin
Vencimentos dos servidores municipais na conta! Conforme anunciado semana passada pela Secretaria da Fazenda de Uberaba, desde sábado, os valores foram disponibilizados para os trabalhadores em suas respectivas contas no Banco do Brasil. Os que optam por portabilidade para outros bancos terão acesso aos recursos hoje, segunda-feira. Doravante os salários serão disponibilizados após o mês trabalhado, contudo sempre antes do quinto dia útil, é o que anunciou a prefeita.
Descontinuados
Muitos apoiadores de campanha da prefeita reeleita Elisa Araújo, que contavam com a nomeação para cargos em comissão na prefeitura, estão preocupados com a ausência de seus nomes no Porta Voz, inclusive ex-vereadores não reeleitos. Até servidores de carreira afirmam verdadeiro assédio de ex-comissionados ainda não reconduzidos, em busca da tão sonhada “vaguinha”.
Austeridade
Romeu Zema (Novo), a partir deste mês, se destaca no cenário nacional como o segundo maior salário entre os governadores do país. Ainda que Minas Gerais seja titular de uma dívida com a União que supera os R$ 160 bilhões, nosso governador tem vencimentos de quase R$ 42 mil. Esta remuneração equivale a mais de 27 salários mínimos e transforma todo o discurso de austeridade de Zema, em uma simples narrativa populista e demagógica.
Terra de Ninguém
Que os políticos de Uberaba ponham suas “barbas de molho” e construam estratégias inteligentes para administrarem suas carreiras. Sem representação parlamentar desde as últimas eleições gerais de 2022, a cidade vive uma crise de representatividade em Brasília e Belo Horizonte. Se nossas lideranças não arregaçarem as mangas e buscarem o protagonismo, não será surpresa se forasteiros novamente forem eleitos às custas dos votos locais.
Alienígenas
Nas rodas políticas, inclusive em grupos de Whatsapp circula com velado entusiasmo de alguns, informações sobre a chegada na cidade de lideranças e deputados alienígenas em busca de espaço político. Foragidos de seus rincões originais, esses “caça-votos” identificam Uberaba como uma oportunidade de ouro para suas temerárias carreiras e absurdamente contam com o apoio de políticos locais. É urgente que nossas lideranças se disponham ao diálogo franco, em uma comunicação assertiva e somem forças por objetivos comuns, construindo meios para Uberaba voltar a ocupar o espaço político digno de nossa história.
Amagis
Pela primeira vez a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), no ano em que completa seu septuagésimo aniversário terá uma mulher na presidência. A juíza Rosimeire das Graças do Couto tomou posse na sexta-feira passada e cumprirá um mandato de três anos (2025/2027) à frente da instituição. Ela é formada em Direito pela Faculdade de Direito do Rio Oeste de Minas (Fadom), em Divinópolis e ingressou na Magistratura em 1997.
Discriminação
A exemplo do que ocorreu recentemente em Uberaba e Uberlândia, em Campo Florido mais um padre da igreja católica é acusado de intolerância e autoritarismo contra fiel, praticante da cultura popular. Se em Uberlândia e em Uberaba os alvos das autoridades religiosas foram membros das Congadas e Moçambiques, em Campo Florido a vítima é integrante de centenária Folia de Reis. Segundo morador daquela cidade, a questão deve ser apresentada ao Arcebispo Metropolitano de Uberaba nas próximas horas.
Melhor atriz
Fernanda Torres venceu o prêmio de melhor atriz no Globo de Ouro 2025. Concorrendo na categoria “drama”, a atriz competiu contra Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Kate Winslet e Pamela Anderson. Com esta vitória Fernanda Torres se torna a primeira brasileira a conquistar este troféu. Há 25 anos, sua mãe Fernanda Montenegro também concorreu ao prêmio nesta mesma categoria, mas não faturou.