Colaboração Alexandre Cury
Coroa britânica
Com quase 400 anos de história, as “crown jewels” são símbolos de poder e objetos de fascínio para o público, que se reúne anualmente aos milhões para conferi-las de perto na Torre de Londres, a fortaleza-museu onde são expostas quando não estão sendo usadas.
Considerada uma tradição bíblica, o uso de objetos preciosos na coroação de monarcas se oficializou na Inglaterra há quase mil anos, ainda no século 12. Na época, o rei Edward, o Confessor, deixou sua coroa e joias sob os cuidados dos monges da Abadia de Westminster, em Londres, para serem usadas na coroação de futuros reis e rainhas. Com sua morte e santificação em 1161, esses objetos se tornaram relíquias sagradas.
Ao contrário da crença popular, as joias da Coroa não pertencem à família real e nem ao rei ou rainha da Inglaterra. Os mais de 100 objetos preciosos da coleção são propriedade da nação e Coroa britânica enquanto instituição, fazendo parte da Royal Collection e sendo usufruídos pelo monarca vigente e sua família imediata.
Ainda assim, vale lembrar, a família real é dona de uma vasta coleção pessoal de joias, que inclui conjuntos luxuosos comprados (ou ganhados) ao longo de séculos. Entre eles, a parure de águas-marinhas que a rainha Elizabeth II ganhou de presente do Brasil em comemoração à sua coroação em 1953.
Com exceção da Coroa Imperial de Estado, que também é utilizada na abertura oficial do Parlamento inglês (ocasião em que o monarca discursa), todas as joias da Coroa são utilizadas somente na cerimônia de coroação de um rei ou rainha. No caso do momento, em 2023 quando Charles III e a rainha consorte Camilla serão coroados.
As jóias da Coroa Britânica, assunto em voga com a morte da Rainha Elizabeth II
Setembro Verde
Em clima de comemoração do Dia 27 de setembro, Dia da Doação de órgãos, o médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior e sua grande e dedicada equipe do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que há anos dedica-se a esse voluntariado aqui em Uberaba e nas principais cidades da nossa região.
A campanha para a doação de órgãos faz parte do projeto Vida pela Vida e requer que ainda em vida, o cidadão avise sua família sobre a intenção, deixando claro o desejo de ser doador. No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só será realizada após a autorização familiar. Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes. Vamos doar... vamos evoluir!
Médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, à frente da mobilizadora campanha de Doação de órgãos em Uberaba e região e demais médicos voluntários do HC da UFTM
110 anos
Toda a comunidade uberabense está convidada a participar das comemorações dos 110 anos do Asilo Santo Antônio, no próximo dia 26 de setembro, a partir das 14 horas, lá mesmo na sede do Asilo, a Praça Thomaz Ulhôa, quando também se festeja o Dia do Idoso.
Dupla comemoração
Uberabenses em festa em Jataí, para nada menos que dois aniversários na família de Gabriela e Joaquim Ribas no último fim de semana. Primeiro, a galerinha se reuniu em tarde das mais animadas para o niver de 1 aninho do pequeno João, terceiro filho do jovem casal que radicou-se na cidade goiana de tantos e tantos conterrâneos.
No dia seguinte foi festejado o niver da própria Gabi, a anfitriã e festeira mais que perfeita. Os familiares e os amigos todos marcando presença no evento, que teve open bar e banda das mais festejadas da região. Nosso especial abraço.
Gabi e Joaquim Ribas com os três pimpolhos, a mãe dela amiga Laila e seu namorado Dalton Sousa e a bisa Cristina Hueb no niver do João
Casal anfitrião recebendo familiares, entre eles o tio dela, Guilherme Cecílio com a esposa Fabiana e o filho Arthur
IMAGENS QUE SÃO NOTÍCIAS
Esmê Nasser comanda evento de moda circular que promete movimentar as luluzinhas na semana que vem
Amigos queridos Suzane e Roberto Lenza no grande evento nacional da Arezzo no Copacabana Pálace
Lauanda e Antonio Joaquim Duarte com a filhas Cristina, Cristiana, Eliana e a nora Cláudia Stein juntos em temporada parisiense
Psicóloga e articulista do Jornal da Manhã, Sandra de Sousa Abud – sempre incentivada pelo marido Jorge Felipe Abud - lança dois livros no próximo dia 23, no Centro Cultural Cecília Palmério. Evento agendado para a 20 horas.
João Alves está em contagem regressiva para a formatura em Educação Física. Ele dá aulas de dança e conta com mais de 100 alunos em todas as turmas. Ele já sucesso. Que venham as comemorações!