Todo fim de ano escutamos e lemos aquelas frases clichês...
“Você realizou suas metas deste ano? O que tem feito para realizá-las? O que vai fazer diferente no próximo ano? Quais seus sonhos para o próximo ano?” e assim vai...
Apesar de não darmos mais atenção para esse tipo de questionamento, será que os anos estão passando por nós realmente da forma que gostaríamos?
Estamos vivendo, comandando nossa vida? Ou vivendo no automático e deixando “a vida me levar”?
Os relatos que escuto, tanto nas conversas informais quanto no atendimento a clientes, é que estão todos exaustos, não veem resultados e avanços efetivos em suas vidas, vivem para pagar boletos. Resumind vivem numa corrida de ratos!
Vivem como se fossem ratinhos brincando naquelas rodas, correm muito, mas não saem do lugar.
Não saem do cicl trabalham duro, ganham dinheiro, pagam as contas, ficam sem dinheiro, trabalham duro...
Vários fatores contribuem para este ciclo perpetuar, como, falta de um objetivo claro na vida, crenças limitantes, falta de educação financeira, procrastinação e acomodação.
E quando chega ao fim do ano, pensam em fazer algo diferente no próximo ano, fazem uma lista de desejos, mas tudo muito superficial e sem planos.
Ao invés de fazer uma lista extensa de desejos, seria mais objetivo detalhar o primeiro passo, sim o primeiro passo e que seja realmente alcançável, que faça quebrar esse ciclo e sair da corrida de ratos!
Você já sabe qual será o seu primeiro passo?
Jeane Queiroz de Oliveira
Educadora financeira
@jeane.queiroz.oliveira