Só no 1º trimestre de 2016, Fiat, Volks, Ford e GM perderam 9,7 pontos no mercado
REUNIÃO DO SIMU - Aconteceu no dia 14 de abril, às 19h30, no auditório da Fiemg, palestra sobre suspensão automotiva.(Foto abaixo). Promovida pelo Sindicato da Indústria Mecânica de Uberaba (Simu), sob a batuta do presidente José Arlênio Veneziano, o engenheiro mecânico Marcos Maia, da Cofap, mostrou aos participantes as últimas novidades sobre as revisões construtivas e preventivas das suspensões dos automóveis. PROVEITOSA - Com a parceria do Senai, o Simu garantiu não só a presença de empresas associadas e filiadas ao sindicato da Indústria da Mecânica de Uberaba como também de alunos do curso de mecânica do Senai da linha automotiva. Para José Arlênio, a palestra foi muito proveitosa já que os presentes puderam conhecer novas técnicas em reparação das suspensões em relação aos amortecedores. AGRADECIMENTO - “É preciso agradecer ao Senai pela parceria na condução e organização deste evento”, disse o presidente do Simu. Ao final da palestra, foi sorteada uma bicicleta aos participantes.
TOYOTA ETIOS 2017 - Toyota lança Etios (Foto abaixo) com câmbio automático a partir de R$ 47.490. Ele traz como principais atrações as atualizações na cabine e a opção de câmbio automático tanto na versão 1.3 quanto na 1.5. Os motores foram modificados e estão 9% mais econômicos. Já as transmissões passam a ser manual de seis marchas (no lugar da anterior de cinco) e automática, de quatro velocidades.
NÃO PERDOA - A crise não está perdoando as marcas mais tradicionais em vendas de carros 0 km. Só no primeiro trimestre deste ano, Fiat, Volks, Ford e GM perderam, juntas, 9,7 pontos percentuais no mercado interno. MARCAS NOVAS - O avanço das marcas novas ano após ano é que está fazendo este estrago. A Hyundai e Toyota já passaram a Ford. Esta última caiu de 10,4% para 8,7%, perdendo 1,7 ponto de participação. A Ford é hoje a sexta montadora do Brasil. PERDEU MAIS - A Fiat foi a marca que mais perdeu este ano, caindo de 19,4% para 15,1%, ou 4,4 pontos percentuais a menos. A Volks perdeu 2,6 pontos, passando de 16,2% para 13,6%; e a GM perdeu um ponto percentual, desempenho que lhe garante a liderança no ranking no trimestre.
O FENEMÊ - Quem não se lembra do legendário caminhão FNM (Fenemê), desbravador das estradas brasileiras e o primeiro caminhão de fato montado no Brasil. Produzido em Duque de Caxias (RJ), no governo Getúlio Vargas em 1942, a ideia inicial era produzir motores para aviões de treinamento militar. OBSOLETOS - A produção de fato começou apenas em 1946, quando o maquinário ficou pronto, e pouquíssimas unidades de motores de avião chegaram a ser construídas pela FNM pois, com o fim da guerra, os mesmos já estavam ultrapassados e se tornaram obsoletos. INÍCIO E FIM - Em 1968, a fábrica foi vendida para a Alfa Romeo italiana, numa das primeiras privatizações do país. Em 1985, já administrada pela Iveco (empresa italiana do grupo Fiat) e com o declínio acentuado na venda de caminhões no Brasil, a Fiat/Iveco encerrou as suas atividades no Brasil. Até hoje, em cidades do Nordeste, algumas unidades do velho FNM ainda trabalham na caatinga nordestina.
S-10 EM RIBEIRÃO - Nova S10 tem primeira imagem divulgada (veja o teaser acima) e data para chegar às concessionárias da marca. A nova geração da picape desembarca no início de maio e fará sua estreia na Agrishow em Ribeirão Preto, considerada a mais importante feira agrícola da América Latina e o palco perfeito para a nova picape aparecer pela primeira vez. Ela chegará com mudanças estéticas e também mecânicas. TOYOTA – Ainda em relação às vendas de novos no primeiro trimestre, a Toyota, mesmo sem ter um lançamento de porte, conquistou 2,6 pontos com seus 41.429 carros vendidos (foram 41.053 no trimestre de 2015), subiu sua participação de 6,3% para 8,9%. O DESTAQUE - A Jeep se destacou com a forte presença do Renegade, passando de 995 unidades no período janeiro-março de 2015 para 13.537 agora, e com isso conquistou 2,8 pontos percentuais, subindo de 0,2% para 2,9%. DESCONTÃO - Atenção proprietários de Ford Ranger. Quando a nova geração chegar em maio, as concessionárias da marca irão dar um desconto de 11% para quem tiver Ranger de 2013 a 2016. Mas, atençã este desconto só valerá para os primeiros 300 compradores da Ranger 2016 em todo o Brasil.