Frase de Caminhão
“Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade.”
ACABOU O MISTÉRIO - A foto acima é do Jeep Compass. Embora a FCA o tenha escondido o tempo todo, ele foi clicado completamente sem disfarces pelas ruas de São Paulo. As primeiras imagens do carro surgiram no site Autoo, mas o Instagram da página italiana Passione Auto Italiane conseguiu um clique do carro completamente sem truques. Ele será o segundo Jeep brasileiro e se posicionará acima do Renegade.
CONFORMADA - Em relação à crise, a Anfavea sustenta que 2016 já está perdido. A expectativa é de que o ano vai terminar com queda de 19% nas vendas de veículos na comparação com 2015, com 2,08 milhões de emplacamentos.
RETICENTE - O presidente da Anfavea, Antonio Megale, entende que o início da recuperação só deve vir no fim deste ano, com as medidas de ajuste fiscal por parte do governo e aumento da confiança do consumidor.
DECEPÇÃO - O compacto Kwid fabricado na Índia voltou a tomar bomba em testes de colisão pelo GlobalNCAP. Programado para chegar ao mercado brasileiro em breve, o utilitário ganhou apenas uma estrela de cinco possíveis. O modelo só oferece uma estrela na proteção para adultos.
REAÇÃO - Em resposta, a Renault afirmou que o modelo nacional (que começa a ser produzido em 2017) será ligeiramente diferente do indiano, com melhor acabamento e promessa de maior segurança, sendo equipado com estrutura reforçada e quatro airbags, uma primazia entre os subcompactos.
AUDI Q5 - A Audi revelou oficialmente a apresentação do Q5. A estreia do carro será no dia 29 de setembro próximo, durante a inauguração do Salão de Paris. Por aqui no Brasil, o SUV inicia suas vendas durante o primeiro semestre do ano que vem, ainda com data incerta. O carro será fabricado em San José Chiapa, no México, ainda este ano.
CONSOLIDAÇÃO - A Nissan começou a vender o Kicks no México. O País é o segundo a receber o SUV depois do Brasil, onde o modelo estreou nas Olimpíadas do Rio. O Kicks é um dos pilares da Nissan para consolidar sua presença na América Latina.
PARA AS MULHERES - Yamaha relança o scooter Neo com o motor 125 para peitar as Hondas Lead Biz 110 e Biz 125, e a Suzuki Burgman. O preço é o grande diferencial. Por R$ 7.990 você compra a novidade, bem mais barata que suas concorrentes citadas acima. O Neo 125 promete agilidade, pilotagem fácil e economia para atrair especialmente mulheres. Meta é marcar presença em um mercado (scooters) ainda tímido no Brasil.
O PIOR DE TODOS - Segundo o jornalista Joel Leite, em seu site Autoinforme, as vendas diárias na primeira quinzena de setembro indicam que este poderá ser o pior mês dos últimos nove anos. Foram vendidos apenas 7.028 carros por dia. Pior desempenho do que este aconteceu somente em janeiro de 2007, quando foram vendidos 6.923 carros.
EXPLICAÇÃO - O recuo acima tem uma explicação. Nestes primeiros 15 dias, a maioria dos funcionários da Volkswagen estava de férias coletivas. Depois de um mês, as plantas de Taubaté, São José dos Pinhais e São Carlos voltaram ao trabalho. Neste período, 150 mil veículos já deixaram de ser produzidos.
RECALL - A Toyota convocou, no último dia 19, mais um recall no Brasil, dessa vez do modelo Prius. A empresa detectou que uma falha de fabricação pode acionar o airbag do passageiro sem necessidade, gerando risco de ferimentos. Este defeito não está relacionado com o mega recall global de airbags fabricados pela Takata.
FORA - Cinco carros estão prestes a sair de linha no Brasil. São eles: Renault Clio, Chevrolet Cruze Sport 6, Hyundai Tucson, Fiat Punto e Renault Kangoo.
PREVISÃO - John Zimmer, fundador da startup Lyft, concorrente do Uber que não opera no Brasil, afirma que dentro de 25 anos a maioria dos deslocamentos das pessoas será por meio de veículos autônomos.
POSSÍVEL - Ele afirma ainda que uma mudança total para olhar o carro como um serviço é finalmente possível, porque, pela primeira vez na história humana, temos as ferramentas para criar uma rede de transportes perfeitamente eficiente.
O primeiro carro chegou ao Brasil em 1893. Ele foi comprado pelo inventor do avião Santos Dumont. O veículo era um Peugeot a gasolina de 3,5 CV.
FINALMENTE, O CAMARO - Depois de mais de dois anos de espera, a Chevrolet finalmente anunciou a chegada da sexta geração do Camaro ao Brasil. O muscle car será uma das atrações da montadora no Salão do Automóvel de São Paulo, que abre suas portas entre 10 e 20 de novembro. O modelo desembarca nas lojas logo após o evento, sendo que as primeiras 100 unidades serão da série limitada Fifty para comemorar 50 anos do veículo.