ARTICULISTAS

De fardão, em sede própria

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 11/03/2014 às 11:04Atualizado em 19/12/2022 às 08:40
Compartilhar

Enquanto o corpo vive uma quarentena compulsória, o pensamento trabalha incessantemente. E não há como esquecer 22 anos na presidência da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

Em nossas reuniões, em geral, todos podem se manifestar. Numa dessas ocasiões, uma convidada reclamou: “Estou decepcionada: esperava vê-los vestidos com fardão, como na Academia Brasileira de Letras”. Depois do puxão de orelha, sugerimos um modelo de opa que cobriria dos ombros ao cotovelo e nos identificaria em reuniões festivas. Um acadêmico reivindicou modelo mais elaborado e se comprometeu a expor nova sugestão. O cumprimento desse compromisso ainda não se efetivou.

Como ocupamos uma sala na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães em comodato, sonhamos com a sede própria. Sonho, algumas vezes, quase concretizado. Quando na presidência da Fundação Cultural, tive a agradável surpresa da visita do hoje acadêmico José Humberto Silva Henriques. Quando ele percorria as instalações da Fundação, seu celular tocou. Era o sinal esperado.

Então, Henriques me levou ao imóvel onde funcionou a loja de móveis A Americana, de Donato Cicci. Pouco depois, lá chegaram Doutor Marcos Montes (na época, prefeito), Marco Túlio Reis e Osorinho (secretários municipais). Montes ofereceu à Academia o imóvel como sede e autorizou sua reforma imediata, recomendando-me um coquetel para outubro. Dias depois, por falta de condição financeira da Prefeitura, Marco Túlio quis saber se aceitaríamos o prédio sem reformas. Confirmei a aceitação.

Depois que Montes precisou deixar o cargo, para assumir uma Secretaria em Belo Horizonte, o projeto não mais dependia dele: abrimos mão da quase-sede, porque chegou à Câmara Municipal um projeto de comodato e não mais de doação.

São histórias curtas de longo mandato como presidente da ALTM. Esperamos encontrar uma sede por mãos de mecenas ou de representantes políticos que reconheçam a importância da entidade. Mesmo ainda sem espaço físico próprio, agradecemos àqueles que lutaram e lutam pela entidade. Enquanto isso, continuamos sonhando alt ambicionamos um dia apresentar-nos de fardão, em reunião festiva, em sede própria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por