O mineiro triangulino de Frutal, deputado federal Narcio Rodrigues, assumiu, nesta manha de 03 de janeiro
O mineiro triangulino de Frutal, deputado federal Narcio Rodrigues, assumiu, nesta manha de 03 de janeiro, a Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior. Essa secretaria começou a ser desenhada em seu destino a partir da sua atuação como relator na Comissão de Ciências e Tecnologia do Congresso Nacional e, esse destino, consubstanciou-se nas propostas para as áreas de tecnologia e educação no parlamento, na sua luta pela gratuidade no ensino superior.
O seu destino revelou-se cristalino na realização da Cidade Universitária, em Frutal, composta por campus das melhores universidades de Minas Gerais, ampliada pela gratuidade da UEMG naquela cidade. Agora, surge a cidade das águas, com o Hidroex; fundação reconhecida pela UNESCO como instrumento fundamental para o debate e a conscientização dos povos sobre a importância das águas para a sobrevivência do planeta.
Frutal caminha a passos largos para ser a cidade das águas, centro de excelência na formação acadêmica e tecnológica para tratar do tema ambiental em toda a sua dimensão. O destino se aportou no IFTM trazendo a reitoria para Uberaba, na proposta dos Campi vocacionais do instituto, no acolhimento acadêmico da proposta em piscicultura e na implantação do Campus avançado de Tupaciguara em energias renováveis. Garantindo excelência educacional e destaque de Minas no cenário nacional. Sem nos esquecermos do Qualicentro – Uberaba – voltado à qualificação de professores através da educacional à distância.
O destino estreitou as relações de Narcio com a UFTM, colocando-a no circuito internacional das águas, juntamente com a gestão do memorial Cousteau, no Brasil. São relatos breves que marcam o seu destino rumo à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Talvez tudo isso não marcasse o seu destino caso houvesse ausência de parceiros, deslealdade na concepção das propostas, desmazelo nas conquistas. Mas não, houve a firmeza na condução dos debates, envolvimento espontâneo das partes e da sociedade.
Selado o seu destino, o desafio do secretário é atender Minas no seu todo e na sua diversidade. É aparelhar a tecnologia e as ciências de métodos comprometidos com as lutas igualitárias, que promovam homens e mulheres a níveis de felicidade pelo exercício da cidadania, que faça da educação superior uma porta libertária e gratuita, permitindo, assim, que os filhos das desigualdades tenham a esperança igualada na oportunidade. Seu desafio é conciliar avanço tecnológico com satisfação social, bem-estar com erradicação de mazelas. Para essa luta há talento e energia de sobra na condução dos debates. Como seu amigo, tenho a certeza de que esses desafios são seus sonhos a serem realizados, no entanto, ampliados para Minas Gerais.
(*) professor