Este não é um texto necrológio dedicado só aos mortos e nem se destina exclusivamente aos vivos
Este não é um texto necrológio dedicado só aos mortos e nem se destina exclusivamente aos vivos. A memória dos primeiros e a saúde dos segundos é que serão aqui reverenciadas. No próximo dia dois de novembro os cemitérios se superlotam quando os seus eternos moradores recebem saudosas visitas. Nós que vivemos temporariamente aqui de fora, não temos um dia específico para nos visitarmos mutuamente e às vezes perdemos esse ensejo de forma irremediável...
Estou imaginando a praça Augusto Lemp de Uberaba no Dia de Finados superlotada de pessoas visitantes. No entra e sai do triste Cemitério São João Batista será inevitável um giro de cabeça e, sem nenhum esforço, ver o início das obras do futuro Hospital Regional. Já ouço os especialistas em ironizar pessoas, dizend “Aí vem o sujeito do samba de uma nota só!” Prefiro assim do que receber o rótulo de indolente ou irresponsável frente a algo tão sério.
A mídia, como nos anos anteriores, possivelmente estará no Cemitério São João Batista registrando tudo e, em especial, os túmulos de personagens que marcaram a nossa história. Teremos ali a maior concentração do ano composta por um público movido pela reflexão e a saudade... Quem ainda não teve terá, a singular oportunidade para ver o começo do nosso maior erro históric Um hospital ao lado de um cemitério!!!
Infelizmente, a superbactéria KPC (Klebsciella Pneumoniae Carbapenemase) segue ceifando vidas com a sua ação devastadora. O Hospital Regional estará ou não ileso dessa e de outras bactérias? Nenhum artifício será capaz de “adoecer” a verdade. Muros altos em volta do hospital, anteparos e outros recursos, poderão até dissimular tudo; menos remover o pensamento desolador que habitará o imaginário dos pacientes e funcionários daquele nosocômio. A alta hospitalar será uma constante incógnita. Quem viver verá.
Enquanto isso, aguardemos o desfecho “imexível” relativo ao destino do Hospital Regional de Uberaba... E o seu imbróglio já completou um ano.
(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro