ARTICULISTAS

Do passado ao futuro

João Gilberto Rodrigues da Cunha
Publicado em 26/03/2014 às 11:04Atualizado em 19/12/2022 às 08:27
Compartilhar

Estou completando 84 anos de vida, um donativo que Deus me permitiu para ver se criava juízo integral. Em algumas coisas melhorei, em outras pego a desculpa da idade e solto os cachorros nas crônicas... vocês sabem. Aliás, isto é muito comum nos tempos atuais, onde a imprensa noticia tudo. Uso informações ou confirmações da imprensa maior, a Folha de S.Paulo e a revista Veja. Algumas vezes volto lá atrás de minhas crônicas, sobretudo aquelas em que denunciei e ficaram no esquecimento da confirmação dos tempos. Hoje, em especial e pelas crueldades envolvidas. Recordo-lhes aquele escândalo MERCOSUL, que denunciei como cidadão paraguaio.

Lembro o cas a Venezuela e seu presidente Chávez queriam ser admitidos como membros do MERCOSUL – e qualquer país interessado teria que submeter-se à aprovação dos que já mandavam no MERCOSUL – onde o Paraguai era o presidente em exercício. Brasil, Argentina e Uruguai aprovaram Venezuela... mas o Paraguai recusou-lhe a admissão que ficou engastalhada. Resultad os três aliados suspenderam Paraguai do MERCOSUL e sua presidência, colocando Venezuela no trono. Bem, as coisas lá de cima – Deus é o presidente – deixaram acontecer o desastre democrático.

O que custou, a imprensa não contou. Nossa presidente Dilma forçou nosso embaixador na questão – “Brasileiro” à decisão da Venezuela. Não foi possível esconder o preç nosso “embaixador” na questão sabia: a Venezuela comprava alguns aviões Embraer de nossa fabricação, enviados e pagáveis com esta “vitória” pela nossa ajuda. Tudo certo, entra Deus na questão, único juiz absoluto, e o tirano Chávez morre. Um senhor Maduro assume a presidência, de cara resolve o apoio sem pagamento brasileir nossa presidência “empresta” dinheiro à Venezuela para pagar os “nossos aviões”, e o empréstimo fica para o futuro...

Deu zebra, este Maduro está numa verdadeira guerra interna na Venezuela, matando os civis homens ou mulheres que lhe são contrários. Companheiros, nem no Brasil antigo tanta violência aconteceu... mas o sangue da Venezuela tem origem nos piratas do Caribe. Apenas o final deste relatório me interessa: como fica a dona Dilma com o caso MERCOSUL, aviões e grana “emprestada”? Vamos ver, como candidata ela deve por toda esta história no “arquivo morto desconhecido”. Eu, que nela votei esperançoso, não sei explicar ou votar. Você sabe?

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por