Allan Kardec, no item IV da Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo — “Sócrates e Platão, precursores da ideia cristã e do Espiritismo”
Allan Kardec, no item IV da Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo — “Sócrates e Platão, precursores da ideia cristã e do Espiritismo” —, assim inicia o seu lúcido comentário, que deixa claro o quanto a Doutrina Espírita é, com efeito, a revivescência do Cristianismo primitivo, com toda a sua pureza:
“Do fato de que Jesus deve ter conhecido a seita dos Essênios, seria errado concluir que dela hauriu sua doutrina e que, se tivesse vivido em outro meio, teria professado outros princípios. As grandes ideias não surgem nunca subitamente; as que têm por base a verdade têm sempre seus precursores, que lhes preparam parcialmente os caminhos; depois, quando os tempos são chegados, Deus envia um homem com a missão de resumir, coordenar e completar esses elementos esparsos, e formar-lhes um corpo; deste modo, a ideia não chegando bruscamente encontra Espíritos plenamente dispostos a aceitá-la. Assim ocorreu com a ideia cristã, que foi pressentida vários séculos antes de Jesus e dos Essênios, e da qual Sócrates e Platão foram os principais precursores.
“Sócrates, da mesma forma que o Cristo, nada escreveu, ou pelo menos não deixou nenhum escrito; como ele, morreu a morte dos criminosos, vítima do fanatismo, por ter atacado as crenças tradicionais, e colocado a virtude real acima da hipocrisia e do simulacro das formas, numa palavra, por ter combatido os preconceitos religiosos. Como Jesus, foi acusado pelos Fariseus de corromper o povo pelos seus ensinamentos, também, como ele, foi acusado pelos Fariseus do seu tempo, porque os houve em todas as épocas, de corromper a juventude, proclamando o dogma da unicidade de Deus, da imortalidade da alma e da vida futura. Da mesma forma, ainda, que não conhecemos a doutrina de Jesus senão pelos escritos dos seus discípulos, não conhecemos a de Sócrates senão pelos escritos de seu discípulo Platão. Cremos útil resumir aqui os seus pontos principais para mostrar sua concordância com os princípios do Cristianismo.”
Depois de esclarecer que a doutrina de Sócrates não era pagã, uma vez que tinha por objetivo combater o paganismo, como veremos nos próximos artigos, e que a doutrina do Cristo não seria diminuída pela comparação, conclui: “Por outro lado, que, se Sócrates e Platão pressentiram a ideia cristã, encontram-se igualmente em suas doutrinas os princípios fundamentais do Espiritismo.”
(*) clínico geral e psiquiatra