ARTICULISTAS

Domingo de Páscoa

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 16/04/2022 às 16:45Atualizado em 18/12/2022 às 19:12
Compartilhar

Chegamos à Festa mais significativa do cristianismo. É a passagem de um longínquo passado para a chegada da novidade do Reino de Deus, reino da vida, fruto da paixão e da morte de Jesus Cristo. A marca principal é entendida como saída das trevas, do erro, para deixar a luz brilhar no coração de cada pessoa. Não é um fato apenas externo, social e comercial, mas de intimidade com Deus.

Agora é dizer para todas as pessoas uma “Feliz e Santa Páscoa”, fazendo reinar a paz duradoura, de superação de guerras e violências, que eliminam vidas insanamente. As forças das trevas, isto é, as atitudes desumanas, nunca podem dominar a vida. Na dinâmica da fé, quanto mais humanos formos, mais divinos estamos sendo. Ser desumano com as pessoas é não ser divino.

Toda a criação foi projetada para construir o bem, para assim fazer um encontro fraterno com o Criador, que é Deus da vida. Essa realidade é proclamada no Tempo da Páscoa ao evidenciar a ressurreição de Jesus Cristo, que venceu a morte com a plenitude da vida. Com isto, podemos dizer que a Páscoa é todo dia, presente na história concreta de todos, principalmente nas pessoas de fé.

A vida tem dimensão humana, mas com possibilidade de ser também divina. É por isto que o Apóstolo Paulo fala aos colossenses: “alcanças as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai as coisas celestes, e não as coisas terrestres” (Cl 3,1-2). Então, cada pessoa tem uma história de construção, com marcas de fragilidades, mas com capacidade e esperança de contato com Deus.

É importante celebrar a Páscoa como verdadeira saída da escuridão desesperadora da morte para viver a fé de forma clara e inabalável. É também uma realidade que vai muito além da Páscoa de negócios fortemente motivada pela mídia e pelo ovo de chocolate, tão evidenciado pela cultura comercial dos últimos tempos. Na verdade, isso obscurece o seu real sentido com dimensão de fé.

Com a reflexão do Domingo da Páscoa, começa uma nova e bonita fase na vida dos cristãos, um período de reafirmação dos compromissos comunitários e de encontro de uns com os outros. É tempo de muita esperança, porque a fé ficou mais robustecida com o acontecimento da ressureição de Jesus Cristo, abrindo perspectivas novas e fundamentadas nos princípios da Palavra do Senhor.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por