ARTICULISTAS

É brincadeira...

Foi o que me pareceu. Brincadeira de criança zangada que, ao perder o jogo de futebol, recolhe a bola...

Márcia Moreno Campos
Publicado em 11/12/2016 às 12:36Atualizado em 16/12/2022 às 16:14
Compartilhar

Foi o que me pareceu. Brincadeira de criança zangada que, ao perder o jogo de futebol, recolhe a bola, coloca debaixo do braço e vai embora para casa. Essa foi a reação dos senhores deputados que, ao se verem acuados com a extensão e firmeza da operação Lava-Jato, decidiram retaliar e enfraquecer as 10 medidas contra a corrupção gestadas por procuradores e avalizadas por 2,4 milhões de assinaturas. Inverteram a ordem das coisas e decidiram punir juízes e promotores, criminalizando-os por qualquer abuso de autoridade aos olhos dos investigados. Sou favorável à apuração e punição do abuso de autoridade sem exceção de classes, mas não essa medida aprovada de forma açodada e escondida, com o único intuito de intimidar aqueles que se dispõem a desbaratar quadrilhas que saqueiam o povo brasileiro. Estamos vivenciando uma verdadeira guerra entre os Poderes da nação.

Políticos geralmente se comportam como os mais privilegiados cidadãos do país. E não é para menos. Desfrutam de mordomias, alheios à situação econômica e à conjuntura nacional, como se o serviço prestado por eles fosse o mais essencial de todos. Para exercer o mandato, necessitam ser tratados como reis. Que contraste com o povo que representam! Em uma cidade do interior de São Paulo, os médicos estão há sete meses sem receber e foram obrigados a voltar a trabalhar por uma medida judicial que julgou essencial sua atividade, como é de ser. Os parlamentares, com seus recessos diferenciados e semana mais curta que a dos simples mortais, além de salários sempre em dia, pautam assuntos de interesse da nação pelo grau de atendimento às suas reivindicações, pela pressão popular e por picuinhas ideológicas e eleitoreiras que fazem mofar na gaveta importantes projetos pelo bem-comum.

O povo quer moralização. Disse um ministro do STF que esse povo não sabia o que estava assinando ao mandar para o Congresso 10 medidas contra a corrupção propostas por quem entende do assunto. Pode não saber a fundo, mesmo. Mas anseia por resultados. Sonha com um país limpo, ético, ordeiro e justo, e não aguenta mais esse clima belicoso de enfrentamento entre Legislativo e Judiciário, cada qual querendo ser o dono da bola. Só não descuidam dos seus privilégios, que são muitos de ambos os lados. Enquanto os Poderes não se entendem, descumprem ordens judiciais, e voltam atrás em suas decisões, nós, que bancamos tudo isso, continuamos assistindo incrédulos a mais um capítulo vergonhoso na história de um país chamado Brasil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por