ARTICULISTAS

É muita lama!

No último mês nossos lares foram invadidos pela lama de Mariana. Todos nós fomos...

Vera Lúcia Dias
veludi@terra.com.br
Publicado em 11/12/2015 às 20:45Atualizado em 16/12/2022 às 20:55
Compartilhar

No último mês nossos lares foram invadidos pela lama de Mariana. Todos nós fomos bombardeados, do amanhecer ao anoitecer, com as notícias em tempo real que nos deixaram cada dia mais tristes por ver o que os nossos conterrâneos mineiros estão passando e pelo que está por vir.

Sabemos que depois de uma catástrofe como o rompimento de uma barragem a vida das vítimas diretamente atingidas serão modificadas para sempre. Perderam seus bens materiais e seus patrimônios construídos a duras penas por várias gerações, perderam familiares e o que é irrecuperável, perderam todo o registro de sua história pessoal, numa experiência inimaginável.

As consequências da catástrofe se alastraram pela Bacia do Rio Doce de Mariana até o ponto em que ele deságua Oceano Atlântico lá na altura do Espírito Santo – lembram-se quando estudamos os rios de Minas Gerais, lá no nosso curso primário?  – E, junto com isso, a água potável, a água da higiene pessoal e doméstica, a água da irrigação de suas lavouras e a água que abrigava os peixes que sustentavam muitas famílias.

Será que a empresa responsável irá honestamente e conscienciosamente pagar os prejuízos ou será como a maioria da briga entre tubarões e peixes pequenos?

Agora queria falar de outra lama que assola nosso País Brasil do Oiapoque ao Chuí. (Lá venho eu novamente com nossas aulas de Geografia de quando estudamos os pontos extremos do Brasil...) e que levou pelo rio abaixo da esperança todos os grandes projetos que nos apresentaram como solução para os problemas nacionais.

Exemplo?

Urna eletrônica? Retornaremos àquelas antigas feitas de lona...

O imposto das domésticas? Sua operacionalização virou pesadelo para as patroas!

PETROBRAS, orgulho Nacional? Sem credibilidade...

PRONATEC? Milhares de adolescentes e jovens estão entalados no meio de cursos que iniciaram e estão sem verba para conclusão.

FIES? Coitado de quem contava com ele!

Bolsas de estudo fora do país? Não sei se quem está desfrutando de uma poderá concluir.

EBSERH para os hospitais? Parece que a situação ficou pior do que antes...

SUS FÁCIL? Nunca foi tão difícil conseguir um leito de Hospital!

Repasses para as universidades federais? Auxílio Moradia? Auxílio Alimentação? Só quem perdeu e deles precisava mesmo sabe a falta que fazem...

CRECHES? Tenho visto mães se descabelando nesse fim de ano com a notícia de que muitas creches não estão “pegando” crianças maiores de quatro anos em tempo integral... Como estas mães poderão trabalhar se não tiverem com quem deixar seus filhos? Os CEMEIS conseguirão absorver toda a demanda?

MEGA-SENA? Tem cheiro de fumaça no ar!

Repararam que a Educação (da Creche à Universidade) juntamente com a Saúde tem sido as mais atingidas? Justamente a Educação que poderia ser a saída para os grandes problemas!

E o que isso tem a ver com lama?

Tem a ver que os desvios e escândalos de que tomamos conhecimento, mais aqueles que estão por vir ou os que nunca conheceremos, é que lavaram e levaram a nossa verba pública, recolhida com o pagamento suado dos impostos que levam, anualmente, quatro meses do nosso salário...

É muita sujeira para meu gosto!

E o pior é que se confirma o que li numa frase outro dia: “Você já reparou que todo escândalo tem político no meio?”.

Tudo isso muito triste. Tanto para nós, que praticamente já cumprimos nosso destino, como para aqueles que desejam construir uma vida profissional e pessoal segura e sentem seus horizontes cada dia mais curtos.

Me desculpem o pessimismo, mas penso que o nome disso que hoje trouxe para os leitores é realismo, uma vez que nossos óculos que tinham lentes cor-de-rosa hoje estão sujos de lama!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por