Você vai ler agora uma prova de Biologia selecionada entre muitas outras
Você vai ler agora uma prova de Biologia selecionada entre muitas outras. O que está escrito mostra-nos a competência de nossos aspirantes a um diploma. Trata-se de uma questão discursiva sobre os fungos. Não é coisa inventada. Enviaram-me um xérox da prova com todos os dados de autenticidade.
O problema apresentado foi o seguinte: “Os fungos são bastante úteis, mas também são muitas vezes nocivos aos interesses humanos. Cite aspectos positivos e negativos sobre a importância dos fungos.”
Segue a resposta do aspirante a médic “Os fungos são realmente bastante nocivos aos interesses humanos. Fungando, uma pessoa pode estar inalando milhões de vírus e bactérias do ambiente que respira. Mas há também a utilidade. Uma fungada pode efetivamente ativar aquele catarro preso na garganta, sendo que quanto maior o som emitido pela fungada, maior é a eficiência na retirada daquela substância indesejada. Há quem diga que fungar é porcaria, mas pesquisas científicas revelam que, além de serem método eficiente, as fungadas fazem parte do dia-a-dia de pessoas em todo o mundo. É como diz a famosa frase: aquele que nunca deu uma fungada que atire a primeira pedra.”
Aí está uma obra prima da biologia moderna. Para o bem de todos e saúde geral da Nação, funguemos todos, apesar dos vírus e das bactérias.
A decadência da Educação é apavorante. O conselheiro-mor de nossa Presidente afirmou, com muito orgulho, que nunca leu um livro. O pior é que ele se esquece de que o patrimônio mais importante de uma Nação é a sua gente, seu povo. Nunca ter lido um livro, até que a gente perdoa. Mas deixar a Educação chegar a esse nível é imperdoável.
O INAF (Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional) mostra que apenas 26% da população brasileira entre 15 e 64 anos é plenamente alfabetizada. Isto significa que dois terços da mesma população são formados de analfabetos e semi-analfabetos. Noutras palavras, toda essa gente é incapaz de ler ou de entender um artigo simples como este.
O Brasil está se tornando um dos países mais atrasados do mundo na área da Educação. O que a China está investindo na área é de espantar. Também a Coréia do Sul e a Índia.
Enquanto isso, o Brasil mantém vinte mil funcionários só na Câmara Federal e o dinheiro da Nação vai sendo disputado a tapas pelos mensalões, pelos vampiros, pelos sanguessugas e todo o tipo de abutres. Não se fala mais em roubo de milhões. Isso é coisa superada. Coisa de pivete. Os ratos só disputam bilhões. Sem fungar.