EM UBERABA

Elisa começa seu segundo mandato

Publicado em 31/12/2024 às 16:32
Compartilhar

Modernizar e tornar a máquina administrativa mais ágil e eficiente; estender o horário de atendimento especialmente nas unidades básicas de saúde localizadas em bairros mais distantes do Centro; implantar novas linhas do BRT e cuidar das pessoas. Essas metas estão entre as prioridades da prefeita Elisa Araújo, que assume hoje o comando da Prefeitura de Uberaba para seu segundo mandato.

Em disputa com dois ex-prefeitos, um ex-deputado, um ex-vereador e um advogado, Elisa venceu as eleições de outubro, em segundo turno, repetindo a performance de 2020. Obteve 55,60% dos votos válidos (86.492), contra 44,40%, o equivalente a 69.067 votos, recebidos pelo candidato do MDB, Tony Carlos. Dos 238.276 eleitores aptos a votar, 165.731 foram às urnas no dia 27 de outubro.

Elisa Gonçalves de Araújo nasceu em Brasília (DF), tem 42 anos, é formada em Arquitetura e Urbanismo e especialista em gestão de negócios. Presidiu a Regional Vale do Rio Grande da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Candidatou-se a prefeita em 2020, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo em 200 anos de história de Uberaba.

No seu primeiro ano de mandato, Elisa teve na área da saúde seus maiores desafios, começando com o enfrentamento à pandemia da Covid-19 logo que assumiu o cargo. Passou pelas dificuldades para colocar a fila eletrônica em dia, assim como para desembaraçar a liberação das emendas parlamentares para prestadores de serviço. Além disso, um temporal causou sérios danos à UPA do Mirante, que passou quase um ano em reforma. Sem contar o desafio de credenciar a UPA São Benedito para receber os repasses financeiros do Ministério da Saúde, feito conseguido agora, no final de 2024. Nesse período, Elisa ainda enfrentou problemas com a superlotação da “Upinha” no Hospital da Criança e com licitações demoradas, especialmente para contratação da nova gestão das unidades de pronto atendimento.

Porém, superadas as dificuldades iniciais, o governo avançou na implantação de mais um pronto-socorro infantil, disponibilizando mais de 40 leitos no Hospital Regional. Em recente entrevista à Rádio JM, Elisa considerou essa realização como a mais emblemática do seu primeiro mandato. Por ser mãe e ver o sofrimento de outras mães, resolver o problema do atendimento às crianças era indispensável – ressaltou a prefeita. Além desse Pronto Socorro, a nova UPA do Mirante também passou a contar com atendimento pediátrico, criando assim a terceira opção nessa área em Uberaba.

O programa “Saúde avança mais”, marca do governo Elisa, entregou entre 2021 e 2024 novas unidades básicas de saúde (UBS), sendo uma no Girassóis IV e outra no bairro Santa Maria, além de obras de reforma e ampliação em outras, como a do Residencial 2000 e Valim de Melo.

Dentre os feitos marcantes do primeiro mandato de Elisa está, ainda, o Restaurante Popular. Iniciativa de autoria do vereador Almir Silva, a viabilização do projeto demorou mais de 10 anos, tornando-se realidade em setembro de 2022, quando foi finalmente inaugurado.

Por outro lado, a merenda escolar continuou gerando polêmica e queixas, chegando a gerar inquérito civil conduzido em conjunto pelas Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (15ªPJ) e da Educação (4ªPJ), com o objetivo de averiguar tanto a regularidade do fornecimento de merenda escolar na rede pública municipal de ensino de Uberaba quanto a atuação dos órgãos municipais responsáveis pela fiscalização do respectivo contrato administrativo firmado com a empresa que fornece a merenda.

Pão mofado na merenda escolar foi a gota d’água para a troca de fornecedor na merenda escolar pela Secretaria de Educação, através de contrato emergencial inicialmente. Além da merenda, a pasta enfrentou problemas com transporte escolar na zona rural, falta de professores em salas de aula e a insatisfação da categoria. Mas o governo Elisa, por outro lado, realizou o maior concurso para a contratação de professores da história de Uberaba. Outro feito digno de registro foi a superação da demora na entrega de uniformes e de kits escolares aos alunos da rede municipal. Atualmente, ambos são entregues no início de cada ano letivo.

No setor de ensino, a estrela da Feti brilhou intensamente nesses quatro anos. A Fundação de Ensino Técnico Intensivo ampliou a oferta de cursos profissionalizantes e conseguiu colocar mais de 650 jovens no mercado de trabalho. Hoje a Feti é uma referência e seus alunos são disputados pelas empresas, como nunca se viu antes.

Destaque também para a reinauguração do Memorial Chico Xavier, espaço cultural dedicado à memória do médium espírita Francisco Cândido Xavier. O espaço foi inaugurado em 2016, mas estava fechado desde 2020 devido a problemas estruturais. O prédio passou por reforma e adaptação para receber o projeto de requalificação museológica e museográfica, realizado pela empresa Expomus, e já se tornou um dos principais pontos de visitação na cidade. O investimento total foi R$5,8 milhões. Junto à entrega do Memorial Chico Xavier, a Prefeitura recuperou a Mata do Carrinho, um dos espaços verdes mais importantes da cidade e que deverá alavancar projetos semelhantes em outras áreas públicas, como o Bosque Jacarandá, que a prefeita Elisa pretende transformar em parque municipal, no seu segundo mandato.

Em matéria de reforma, a do Mercado Municipal foi outro grande desafio vencido. A começar pela delicada negociação com os permissionários, que se recusaram a deixar o imóvel durante as obras. Depois veio o problema com a empreiteira vencedora da licitação, que abandonou o serviço de uma hora para outra, obrigando o município a recomeçar o processo. O atraso na entrega da obra parecia interminável, mas, quando finalmente o Mercado Municipal foi reinaugurado, e totalmente restaurado, mereceu a aprovação popular de imediato.

Na mesma linha da preservação do patrimônio histórico e cultural de Uberaba, o governo Elisa quebrou o tabu ao ouvir o clamor dos proprietários de imóveis tombados e inventariados para rever os critérios que os onerava sobremaneira. Além disso, não pode ser esquecida a conquista da chancela da Unesco ao Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, confirmada em março de 2024 durante cerimônia transmitida ao vivo diretamente de Paris, para um auditório lotado no Centro Administrativo da Prefeitura. O Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes reúne seis geossítios (Ponte Alta, Caieira, Univerdecidade, Serra da Galga, Santa Rita e Vale Encantado) e dois sítios não geológicos (Museu dos Dinossauros em Peirópolis e Museu da Cal). A chancela da Unesco deverá projetar Uberaba internacionalmente e potencializar a promoção do turismo.

O projeto Geoparque, inclusive, rendeu a Uberaba o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A cidade ficou em 1º lugar nas duas categorias em que concorreu. Aliás, este não foi o único prêmio conquistado nesses quatro anos, sendo outro, igualmente relevante, o “Selo ouro de transparência pública”, outorgado pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil. Dos mais de sete mil portais avaliados, Uberaba obteve 88,77% de aprovação, superando a média dos municípios mineiros, que ficou em 66,70%.

Na segurança pública, os investimentos em novas viaturas, uniformes e equipamentos para a Guarda Civil Municipal foram destaque, assim como a valorização da categoria, com a adequação salarial e implantação do Plano de Cargos e Salários, e uma nova sede, na praça da Mogiana. Para o segundo mandato, Elisa acena com a realização de concurso para reforçar o efetivo da GCM.

Ainda para o segundo mandato, Elisa terá o desafio de concluir o Plano Diretor da cidade, assim como o Plano de Mobilidade Urbana, e promover ajustes indispensáveis no trânsito da cidade. Nos planos da prefeita reeleita está a implantação de duas novas linhas do BRT, com instalação de terminais no conjunto Volta Grande e bairro Amoroso Costa. Recursos para viabilizar as obras estão assegurados pelo governo federal, assim como para a substituição das estações tubulares da avenida Leopoldino de Oliveira por outras mais modernas e adequadas, segundo a prefeita. No conjunto de obras previstas para o segundo mandato está a requalificação do centro da cidade. Projeto, neste sentido, já está pronto.

No seu último ano da primeira gestão, Elisa ainda conseguiu promover um programa de recapeamento asfáltico que contemplou cerca de 640 ruas e avenidas da cidade, num total superior a 300 quilômetros de asfalto novo, segundo dados divulgados pela Prefeitura.

Elisa conclui seus primeiros quatro anos de governo com entregas significativas para o desenvolvimento econômico de Uberaba, como no caso da promissora Zona de Processamento de Exportações (ZPE). Inaugurada no final da gestão Rui Ramos na Sedec, a ZPE está pronta para receber os primeiros empreendimentos vocacionados à exportação. Paralelamente, antes de encerrar 2024, foi assinada a escritura de compra da área que vai abrigar o Distrito Industrial 5. Na prestação de contas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destaque para a entrega do minidistrito Alfredo Freire, já totalmente ocupado, e o balanço dos incentivos concedidos a mais de 115 empresas, num total superior a R$5 bilhões em investimentos.

Ainda na área do desenvolvimento econômico, 2024 foi marcado por tratativas envolvendo o projeto do governo federal “Gás para Empregar”. A possibilidade de trazer o gás até Uberaba acende às expectativas de atração de grandes investimentos para o município, que poderá transformar-se no maior polo gás-químico da região central do país.  

Projetos de grande envergadura, como a planta da Be8 e a Atlas Agro, estão avançando a passos largos. O projeto da fábrica de biocombustíveis, por exemplo, é considerado um dos investimentos âncora para viabilizar o gasoduto até o Triângulo Mineiro, ao lado de uma usina termoelétrica e da planta de amônia. Em dezembro, a Be8 confirmou o início das obras para 2025. A unidade deverá ser construída em uma área de 250 mil metros quadrados, com investimento de R$450 milhões.

Já a fábrica da Atlas Agro, considerada o maior investimento previsto para Uberaba e que deve entrar em operação até 2028, teve o seu projeto selecionado em chamada pública realizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com o objetivo de consolidar polos sustentáveis de hidrogênio no Brasil até 2035. Com investimento estimado em cerca de R$5 bilhões, o projeto da fábrica de hidrogênio verde em Uberaba visa a produção de fertilizantes verdes a partir de hidrogênio obtido por eletrólise, um processo que utiliza exclusivamente fontes de energia renovável.

Além da consolidação desses e de outros investimentos, o segundo mandato de Elisa deve marcar o início das obras de viabilização do projeto de captação de água do rio Grande, para garantir segurança hídrica aos uberabenses nas próximas décadas. E, ainda, fazer o projeto da Represa da Prainha finalmente deslanchar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por