ARTICULISTAS

Em Pauta

Em 27 de abril último, Jorge Alberto Nabut

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 14/05/2013 às 19:32Atualizado em 19/12/2022 às 13:05
Compartilhar

Em 27 de abril último, Jorge Alberto Nabut, presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, dirigiu nossa primeira reunião na Biblioteca Municipal. A novidade foi o horário de iníci dez horas, uma agradável experiência.

Após agradecer a acadêmicos e visitantes pela presença, Nabut fez um relato de atividades ligadas à Academia, dentre as quais, destacam-se: homenagens da sociedade uberabense por sua eleição; adaptação para o palco de sua obra Geografia da Palavra, pelo diretor Emílio Rogê; constantes reuniões para troca de ideias com os companheiros antes da tomada de decisões; reuniões com autoridades, em busca de nossa sede própria; andamento dos trabalhos de formação da biblioteca da Academia, com livros de autores do Triângulo e livros sobre a região; lançamento da Revista Convergência e, em breve, de coletânea de crônicas de Natal de Monsenhor Juvenal Arduini.

A seguir, o historiador André Azevedo da Fonseca abordou o tema “Mário Palmério - O Homem e o Mito”, assunto de seu livro “A construção do Mito Mário Palmério – Um estudo sobre a ascensão social e política do autor de Vila dos Confins”, fruto de pesquisa em extensa bibliografia, catalogada ao final da obra.

Em relação a esse exponente de nossa cultura, o conferencista fez uma abordagem sobre o nascimento, primeiros estudos, a luta pertinaz para se impor na sociedade uberabense e a visão sobre as possibilidades que o ramo do ensino oferecia como fator de progresso da cidade e região, o que o levou a criar o Colégio do Triângulo Mineiro, a Escola Técnica de Comércio do Triângulo Mineiro e as Faculdades de Odontologia e Direito.

André tratou minuciosamente do papel de Mário Palmério na política, narrando momentos tensos e vitoriosos dessa trajetória. Fato curioso é que, diante de comentários de que não seria esse o autor de Vila dos Confins, André levantou até quinze pseudoautores da obra, mas nenhum confirmou essa autoria.

Além ter criado o complexo universitário que é a Uniube, que abrange Uberaba e várias cidades, Palmério representou a possibilidade de revelação de um dedicado e metódico historiador e conferencista: André Azevedo da Fonseca, cuja obra contempla perfeitamente nossas expectativas que giram em torno da admiração que todos temos por Mário Palmério.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por