ARTICULISTAS

Em Tons in Versos com Patrícia

O programa cultural Uberaba em Tons in Versos, transmitido pela TV Universitária aos sábados e reprisado no domingo, deveria estar veiculando também em DVD nas escolas

Gilberto Caixeta
gilcaixeta@terra.com.br
Publicado em 04/08/2009 às 21:44Atualizado em 20/12/2022 às 11:23
Compartilhar

O programa cultural Uberaba em Tons in Versos, transmitido pela TV Universitária aos sábados e reprisado no domingo, deveria estar veiculando também em DVD nas escolas, como conteúdo transversal e entretenimento cultural para professores. Os patrocinadores deste programa fazem um bem danado à memória uberabense, enquanto o poder público fica inaudível, nada faz para incentivá-lo e/ou apoiá-lo. Quem sabe, agora, com os novos ares rondando a Fundação Cultural, ela inspire esse programa e o sinta como um canal de conhecimento e de socialização cultural de Uberaba. O mesmo vale para a fundação mantenedora da UFTM, que tem curso de História e Licenciaturas, e da TV, no sentido de apoiar o programa e aqueles voltados à cultura.

Assisti ao programa que relata a vida do artista Ovídio Fernandez, de quem eu, particularmente, nutro recordações por reconhecimento de seu trabalho à frente das artes plásticas, com os seus quadros a guache e bico de pena.

Quando diretor do Arquivo Público de Uberaba, Ovídio esteve ao nosso lado. Idealizou a logomarca do arquivo – que é um livro –, desenhou e pintou a história da arquitetura uberabense, entre outros. Os originais estão neste órgão, que faz um belo trabalho de preservação da memória cultural de nossa cidade. Quem não acreditava na gestão de Lélia Bruno deve estar decepcionado, rasgando a língua diante de seu dinamismo e o entusiasmo da equipe de trabalho. O APU é um departamento da Fundação Cultural, que, por sinal, deveria deixar de sê-lo, mas isso é uma definição a ser tomada pelos ideólogos da cultura uberabense. O arquivo público tem grandeza e importância para ser além do que é.

Mas voltemos ao nosso amigo Ovídio Fernandez, de quem tenho saudade; saudade é um trem que não acaba. Ao se avolumar, permiti o seu controle, enquanto sementinha é de difícil controle. Ovídio era um homem complexo, simples na forma de encarar o mundo, preservando amigos. Ele é a raposa do pequenino príncipe, que permite ser cativado nos cativando com o seu idealismo e amor à vida. Sempre tinha um caso a nos contar, um desenho a traçar, uma piada comportamental a nos empregar. Gostou tanto da vida que, mesmo sobre cadeiras, não perdeu o seu olhar de amor e de melancolia, a mirar pelas frestas a mediocridade que poucos não conseguem se livrar dela. 

O programa Tons in Versos, ao homenagear esse homem, homenageia seus amigos e àqueles que não tiveram a graça de sua convivência. Não dá para ser o mesmo quando se conhece Ovídio.

Parabéns, Patrícia e Lucas, pelo programa. No entanto, sabemos que todo empreendimento não é fácil, ainda mais aqueles ligados à cultura. Que Oxalá ponha bênção nutrindo os seus esforços, abrindo caminhos e fortalecendo-os na superação dos obstáculos naturais que a vida nos proporciona, mas livra-os da ignorância palpiteira proativa alheia.

(*) Professor

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por