DESTAQUE

Aos 8 anos, atleta mirim de Uberaba brilha no Jockey Club e entra no radar do Palmeiras

Bernardo Klemp, promessa das categorias de base, já treina com jogadores mais velhos e passa por testes no clube paulista

Publicado em 18/11/2025 às 10:38
Compartilhar

Bernardo concilia a rotina de treinos com os estudos e afirma que o futebol é seu grande sonho, desejando um futuro profissional e títulos importantes (Foto/Reprodução)

Aos 8 anos, o uberabense Bernardo Klemp vive uma rotina incomum para a idade: treina com categorias acima, acumula títulos e já despertou o interesse do Palmeiras, onde passa por testes. O jovem integra o projeto de formação do Jockey Club, que intensificou investimentos na base desde 2024.

O diretor de futebol, Gabriel Ramos, conta que o investimento surgiu da percepção sobre o potencial dos jovens. “Foi uma ideia do Jockey investir na molecada que estava surgindo. Trouxemos alunos de fora, meninos que se destacavam em outros times. Esse sub-9 do ano passado, por exemplo, ganhou tudo o que disputou. O Bernardo sempre jogou uma categoria acima e, quando joga na dele, destaca muito mais. Quem vê ele jogar sabe: é ambidestro, joga demais, uma promessa que vai levar o nome do Jockey lá em cima”, afirmou.

Bernardo concilia a rotina de treinos com os estudos e afirma que o futebol é seu grande sonho, desejando um futuro profissional e títulos importantes. “Eu me dedico muito nos estudos, mas eu adoro futebol; meu sonho é virar profissional. Quero chegar num clube muito bom e ganhar a Bola de Ouro", disse. O menino também ressalta o apoio da família. "E o apoio do meu pai e da minha mãe? É maravilhoso, é amor.”

O pai, Leonardo Klemp, conta que o interesse do filho começou aos cinco anos. Após observações de treinadores, Bernardo foi encaminhado ao Jockey, onde ingressou no alto rendimento mesmo sendo dois anos mais novo que os demais atletas. “Ele pediu para ir pra escolinha. O professor viu que ele tinha potencial e pediu para procurar algo mais específico. Trouxe pro Jockey. Mesmo tendo só seis anos, o professor Roger viu que ele dava conta de treinar com o alto rendimento, que era Sub-9.” Depois disso, a evolução acelerou com treinos, competições e a chegada do interesse palmeirense. “Um olheiro viu ele jogando contra o Vila Nova e pediu nosso contato. Ele fez o teste no futsal, passou de imediato, e agora está no processo final do teste no campo. No futsal ele já está aprovado para começar no ano que vem, com monitoramento do Palmeiras”, contou.

Já o treinador Roger Gustavo acompanha Bernardo desde os seis anos e explica o diferencial do jovem atleta. “Ele é muito acima da média. Tem técnica, leitura de jogo e competitividade. Não é fominha, joga para o time, coloca os colegas na cara do gol. Por isso sempre jogou com os mais velhos.” Roger também detalha a preparação do atleta. “Além dos treinos de base e futsal, ele faz treino personalizado, com foco em lapidar gesto técnico, força, potência, coordenação. Ele executa tudo com excelência. Digo sempre ao pai: é questão de tempo até buscar lugares maiores.”

O treinador de futsal, Edmundo Carvalho, reforça a importância de cuidar do aspecto emocional do jovem talento. “Bernardo tem um talento absurdo. Nosso cuidado é para que a pressão não atrapalhe. Crianças oscilam e a gente protege isso. A técnica dele é muito forte e o futsal complementa o campo. Ele toca muito na bola, aprimora ainda mais. Um agrega o outro.”

Apesar da rotina intensa entre treinos e estudos, Bernardo segue sendo um menino que também gosta de desenhos — habilidade que o pai garante ser acima da média. Entre sonhos e dedicação, ganha forma o caminho de uma das principais promessas mirins do futebol de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por