O último jogo atrasado do Campeonato Brasileiro enfim será realizado neste sábado, às 18h30. Athletico-PR e Atlético-MG duelam na Ligga Arena, em Curitiba (PR), pela 19ª rodada, finalizando oficialmente o primeiro turno. Os paranaenses lutam contra o rebaixamento, enquanto os mineiros buscam reabilitação para chegar mais confiantes na final da Libertadores no fim do mês.
ATHLETICO-PR
Vindo de duas derrotas seguidas, o Athletico estacionou nos 34 pontos e ocupa o 18º lugar. Se vencer, o time paranaense subirá para 14º lugar, ultrapassando Fluminense, Criciúma e Juventude, todos com 37 pontos. O Athletico, entretanto, teria dez vitórias contra nove de Criciúma e Juventude, além de vencer o Fluminense no saldo de gols, atualmente -7 a -8 a favor dos paranaenses.
Para montar o time, o técnico Lucho González terá três importantes jogadores à disposição. O zagueiro Thiago Heleno, que teve um desconforto muscular, está recuperado. O volante Fernandinho, que voltou de lesão, e o meia Christian, em transição, também treinaram normalmente.
O zagueiro será titular ao lado de Belezi ou Gamarra, que disputam posição na defesa. Fernandinho e Christian, por outro lado, devem começar no banco por não estarem com ritmo de jogo. Cuello e Nikão retornam após serem desfalques na derrota para o São Paulo, por 2 a 1, enquanto Filipinho é desfalque por suspensão.
Lucho viu a derrota para o São Paulo como injustiça, mas pediu foco ao elenco.
“Falei com os jogadores, o futebol tem essas coisas de injustiça. Temos que continuar trabalhando, sabendo que sábado temos uma decisão mais uma vez”, projetou.
ATLÉTICO-MG
O Atlético-MG não vence no Brasileirão há quatro rodadas, sendo dois empates e duas derrotas. Assim, aparece em décimo lugar com 42 pontos, cinco a menos do que o Cruzeiro, que fecha o G-7 com 47. Os mineiros precisam seguir perto do grupo caso não vença a Libertadores. A final, em jogo único, diante do Botafogo, será realizada em 30 de novembro.
Apesar do grande foco do Atlético estar na Libertadores, o desempenho no Brasileirão é visto como importante para recuperar a confiança do elenco após perder a Copa do Brasil para o Flamengo.
O técnico Gabriel Milito terá desfalques importantes, já que Alan Franco, Junior Alonso e Eduardo Vargas foram convocados para as Eliminatórias. Guilherme Arana também foi convocado, mas deixou a seleção brasileira após entorse no tornozelo. Zaracho, que retornou recentemente de cirurgia, não foi relacionado, visando aprimorar a parte física.
Milito admitiu que a campanha no Brasileirão está abaixo, mas justificou.
“Tínhamos uma expectativa muito maior, mas somos a única equipe que vai jogar todas as partidas do ano. Jogamos todas do Mineiro, da Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores. Isso é muito, além do desgaste físico, tem o emocional que é muito grande”, explicou.
ATHLETICO- Mycael; Cuello, Belezi, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Praxedes e Nikão; João Cruz, Julimar e Pablo.
Técnico: Lucho González
ATLÉTICO-MG – Everson, Saravia, Battaglia, Lyanco e Rubens; Otávio, Fausto Vera, Gustavo Scarpa e Bernard; Deyverson (Paulinho) e Hulk.
Técnico: Gabriel Milito