Douglas e Kairo são Campeões Mineiros de Peteca (Foto/Divulgação)
O fim de semana foi de ouro para o Jockey Club de Uberaba. Nos dias 25 e 26 de maio, o atleta joqueano Douglas Silva conquistou o primeiro lugar no Circuito Mineiro de Peteca, realizado no Praia Clube em Uberlândia. Esta foi a primeira vez que o esportista competiu neste campeonato, já trazendo vitórias para casa.
Douglas competiu com seu parceiro Kairo, que também é de Uberaba. Segundo o atleta, a dupla venceu três jogos no sábado e se classificou diretamente para a final. "Na final, jogamos contra uma dupla de Uberlândia/Itumbiara e ganhamos por 2 sets a 0", relata.
O torneio testou três novas regras do esporte: a altura da rede foi reduzida de 2,43 metros para 2,35 metros, o set passou a ter um limite de 31 pontos, e ao final dos 20 segundos de ataque, o defensor teria que devolver a peteca na quadra adversária para validar o ponto de defesa.
Dupla trouxe o primeiro lugar para casa (Foto/Divulgação)
Para Douglas, as mudanças se mostraram positivas e frutíferas para os jogos. "Acredito que a rede mais baixa deu mais dinâmica ao jogo, resultando em mais pontos de ataque em todas as categorias. Isso permitiu que atletas que antes não tinham muito poder de ataque conseguissem fazer belos pontos, tornando o jogo mais atraente para assistir", afirma.
Ainda, o atleta opina que o limite de pontuação "diminui o atraso nos jogos e evita que os atletas se desgastem excessivamente para as partidas seguintes".
Douglas também observa que a nova regra sobre a defesa obriga os defensores a devolverem a peteca de forma mais precisa. "Isso torna o jogo mais justo. Foi apenas um campeonato com essas regras, mas acredito que mais testes devam ser realizados. Se a opinião dos atletas for positiva, a mudança poderia ser adotada para a evolução do esporte", comenta.
Para o presidente do Jockey Club de Uberaba, Renato Luiz da Costa [Pato], a vitória é um orgulho para todos os associados. Pato, que já foi bicampeão de peteca nas categorias pró e master, reafirma o compromisso do clube em incentivar a prática esportiva.
"O Jockey Club de Uberaba tem como premissa proporcionar esporte e lazer em família entre os associados. Douglas começou a jogar peteca no clube junto com seu pai. Hoje, ele traz para casa diversos troféus, mostrando que todo o incentivo à prática esportiva que temos fomentado tem um retorno positivo. É com grande orgulho que o Jockey Club apoia e continuará a apoiar esses atletas", conclui.