João Nogueira encerrou o ciclo 2023 de campeonatos oficiais de Paratriathlon no Brasil (Foto/Rafaella Massa - Ascom Jockey Club Uberaba)
Atleta paralímpico João Nogueira trouxe para casa mais uma conquista. Neste sábado (14), em Brasília/BF, o joqueano conquistou o primeiro lugar no Circuito Brasileiro de Paratriathlon. A competição contou com 45 atletas paralímpicos, sendo três na categoria PTS02, a mesma que João.
“Eu fiz uma prova muito boa, porque é a prova mais dura do Brasil. Não tem reta, é só morro. Melhorei meu tempo da última prova em Brasília em 13 minutos e coloquei mais de 5 minutos de distância do segundo colocado e mais de 30 minutos no terceiro colocado. Acho que foi a melhor prova da minha vida, porque Brasília é muito difícil, você sobe e desce a ponte. São 20 quilômetros de bicicleta, mais 10 quilômetros de subida, 10 quilômetros de descida”, afirma o atleta joqueano. Nogueira, inclusive, percebeu grandes melhorias em seu desempenho.
Com esta vitória, João encerrou o ciclo 2023 de campeonatos oficiais de paratriatlo no Brasil. A competição foi a última das três etapas do Circuito Brasileiro de Paratriathlon, que passou por Florianópolis, Salvador e Brasília. Além de garantir a primeira posição em Brasília, João Nogueira também foi campeão em Florianópolis, mas não participou do circuito em Salvador, pois coincidiu com o mundial em La Coruña, na Espanha.
João Nogueira ressalta que, apesar de a pontuação não agregar tanto quanto gostaria em seu objetivo principal, que é disputar as Olimpíadas 2024 em Paris, na França, a competição ainda tem grande valor. “Para mim, foi muito importante, porque eu vi o quanto melhorei e o que ainda preciso melhorar, que é minha corrida”, afirma.
João Nogueira é atleta oficial pelo Jockey Club Uberaba, em parceria fechada em junho deste ano. Líder no ranking nacional, o atleta da categoria PTS02 do paratriatlo busca disputar os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024 e explica que, para se classificar, precisa disputar etapas do campeonato mundial. Para isso, o clube fornece estrutura física necessária para os treinos, feita especialmente para o esportista.
Presidente do clube, Renato Luiz da Costa (Pato), reforça a importância de apoiar atletas de Uberaba, principalmente aqueles que já possuem história com o Jockey Club Uberaba. “Como clube, temos uma longa tradição de apoio ao esporte e ao desenvolvimento de talentos locais. O João Nogueira é uma prata da casa, um exemplo brilhante do que podemos alcançar quando apoiamos nossos atletas. João demonstra comprometimento exemplar, superando desafios e elevando-se a novos patamares no Paratriatlo. Ele não é apenas um atleta talentoso, mas também um exemplo de superação e dedicação para todos nós”, finaliza Renato.