Giovanna foi campeã do Desafio Santa Catarina x Rio Grande do Sul, conquistou o vice-campeonato estadual, ficou em terceiro lugar nos Joguinhos e também garantiu o bronze no CBI U-19 Acesso B, em seu último ano na categoria Sub-19 (Foto/Divulgação)
A atleta uberabense de vôlei Giovanna Beatriz do Vale Ferreira, de 18 anos, foi eleita melhor central do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Sub-19, disputado em novembro, na cidade de Osasco (SP). Defendendo a Associação Balneário Camboriú/ABC do Voleibol, a jogadora encerrou a temporada com uma série de conquistas expressivas, consolidando-se como um dos principais nomes da base nacional.
Além do prêmio individual, Giovanna foi campeã do Desafio Santa Catarina x Rio Grande do Sul, conquistou o vice-campeonato estadual, ficou em terceiro lugar nos Joguinhos — principal competição da associação — e também garantiu o bronze no CBI U-19 Acesso B, em seu último ano na categoria Sub-19. “Participei de competições que eu tinha sonho de jogar, como o CBI e a Taça Paraná. E gostei muito de ter jogado o campeonato interclubes, por ser uma competição grande e muito comentada, e por ser a minha última competição de sub19. Aproveitei todos os jogos da melhor forma possível”, ressaltou.
Segundo a jogadora, a eleição como melhor central teve um significado especial, já que o reconhecimento vai além do prêmio individual. “Dois dias antes foi a nossa final do estadual e eu achei que não tinha feito um bom jogo. Eu queria fazer diferente no CBI e consegui. Fiquei muito feliz de ter recebido o destaque de melhor central. Eu acho que essas conquistas são importantes para a visibilidade, porque isso acaba mostrando que outras meninas são capazes e que é importante acreditar nos sonhos”, comentou.
Saque para o reconhecimento
Natural de Uberaba, Giovanna iniciou a trajetória no vôlei ainda na escola, de forma despretensiosa, até ser incentivada a treinar em um clube da cidade, onde permaneceu por quatro anos. “Eu jogava vôlei na escola por hobby, na educação física, e comecei a tomar gosto pelo esporte. Minha madrinha me indicou para fazer aulas no Uirapuru, virei sócia-atleta e treinava duas vezes por semana”, contou.
Pelo clube uberabense, participou de campeonatos mineiros, paulistas e da Taça Brasília, pódios importantes. Sua vontade, no entanto, era atuar fora da cidade. “Desde que iniciei no vôlei e comecei a participar de campeonatos, eu vi que gostaria de ter o vôlei presente na minha vida. Ter a oportunidade de jogar em outro lugar era um sonho”, disse.
Em 2024, veio a mudança para Santa Catarina, onde defendeu Balneário Camboriú por dois anos. Este ano, Giovanna encerrou o ciclo Sub-19 pelo clube catarinense e agora aguarda os próximos passos da carreira. “Esse foi meu último ano de Sub-19 em Balneário. Estou esperando resposta de outro time. Se eu for chamada, vou ser Sub-21”, explicou.
Enquanto aguarda novos desafios, a atleta de Uberaba celebra a trajetória construída com desempenho de destaque e conquistas coletivas e individuais, encerrando sua passagem pela base e levando o nome da cidade ao cenário nacional do voleibol.