Galo vai tentar conquistar a Copa Sul-Americana pela primeira vez na história
O Atlético entra em campo neste sábado (22/11) para tentar conquistar seu quinto título continental. O Galo enfrenta o Lanús, da Argentina, às 17h, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, e joga para levantar pela primeira vez a taça da Copa Sul-Americana. Em sua história, o alvinegro já comemorou quatro troféus sul-americanos e pode escrever mais um capítulo vitorioso de sua trajetória. E como foram os títulos? E qual foi o desempenho nas outras oito finais que já disputou?
O Atlético já conquistou a Copa Libertadores, em 2013, diante do Olimpia, do Paraguai, a Recopa, em 2014, em cima do Lanús, e a extinta Copa Conmebol, em 1992 e em 1997, curiosamente, em cima de Olimpia e Lanús, respectivamente. O Lanús cruza, agora, o caminho do Galo em uma final pela terceira vez.
Nas outras quatro decisões que disputou, o Atlético foi derrotado pelo Botafogo, na Copa Libertadores de 2024, pelo Rosario Central, da Argentina, na decisão da Copa Conmebol de 1995, pelo também argentino Boca Juniors, no duelo decisivo da extinta Copa Ouro, em 1993, e pelo São Paulo, na também extinta Copa Master da Conmebol, em 1996.
Considerando a marca dos clubes brasileiros, caso conquiste a Copa Sul-Americana e confirme seu quinto título sul-americano, o Atlético igualaria a quantidade de conquistas continentais de Palmeiras (três Libertadores, uma Recopa e uma Mercosul), Santos (três Libertadores, uma Conmebol e uma Recopa), Grêmio (três Libertadores e duas Recopas) e Internacional (duas Libertadores, uma Sul-Americana e duas Recopas). Na frente desses clubes estão apenas São Paulo (nove), Cruzeiro (sete) e Flamengo (seis).
Vale lembrar que, caso o Atlético seja campeão da Sul-Americana, o clube vai estar, automaticamente em sua décima decisão continental, a Recopa de 2026, contra o campeão da Copa Libertadores (Flamengo ou Palmeiras), o que poderia render uma eventual sexta conquista na América do Sul.
SEMIFINAIS
Para chegar à decisão, o Atlético disputou sua 14ª semifinal de uma competição sul-americana. Passou oito vezes e parou em outras seis oportunidades. Chegou à nona final pelo fato de ter decidido a Recopa em 2014, torneio que não tem uma semifinal estabelecida (se classificam para a final os campeões da Libertadores e da Sul-Americana da temporada anterior).
O Galo parou nas semifinais da Copa Libertadores de 1978, em um triangular com Boca Juniors e River Plate, na Copa Sul-Americana de 2019, quando caiu para o Colón, da Argentina, e nas edições de 1993 e 1998 da Copa Conmebol, contra Botafogo e Rosario Central, respectivamente. Além disso, parou nas semifinais da Copa Mercosul de 2000, diante do Palmeiras.
CONFIRA O DESEMPENHO DO ATLÉTICO EM FINAIS CONTINENTAIS
9 FINAIS SUL-AMERICANAS
A DEFINIR: Copa Sul-Americana de 2025
TODOS OS JOGOS DO ATLÉTICO EM FINAIS CONTINENTAIS
COPA CONMEBOL DE 1992
COPA OURO DE 1993
COPA CONMEBOL DE 1995
COPA MASTER DA CONMEBOL DE 1996
COPA CONMEBOL DE 1997
COPA LIBERTADORES DE 2013
RECOPA DE 2014
COPA LIBERTADORES DE 2024
Fonte: O Tempo.