VAIDEBET

Augusto Melo tenta reverter indiciamento às vésperas de Assembleia no Corinthians

Publicado em 08/08/2025 às 07:56
Compartilhar
Augusto Melo quer anular o indiciamento por associação criminosa, lavagem de dinheiro e furto qualificado no caso VaideBet (Foto/Rodrigo Coca/Corinthians)

Augusto Melo quer anular o indiciamento por associação criminosa, lavagem de dinheiro e furto qualificado no caso VaideBet (Foto/Rodrigo Coca/Corinthians)

A poucos dias da Assembleia Geral que pode selar sua saída definitiva da presidência do Corinthians, Augusto Melo entrou com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O objetivo é anular o indiciamento por associação criminosa, lavagem de dinheiro e furto qualificado no caso VaideBet. O pedido de liminar foi inicialmente negado, mas a defesa do dirigente recorreu com um mandado de segurança e um agravo regimental.

A estratégia jurídica de Melo se baseia na alegação de que o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) não poderia ter compartilhado informações com a Polícia Civil sem autorização judicial. A tese, no entanto, já foi refutada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que entende ser legal esse tipo de compartilhamento. O Coaf, inclusive, mantém uma manifestação pública em seu portal reforçando essa posição.

Apesar da posição consolidada do STF, o STJ ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema, e é nessa brecha que a defesa aposta. O time jurídico de Augusto Melo é formado por nomes de peso, como o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o advogado Ricardo Jorge e o escritório Hasson Sayeg.

Mesmo com a ofensiva jurídica, o pedido de habeas corpus não questiona o mérito das acusações. A investigação da Polícia Civil aponta que R$ 1,4 milhão saíram do Corinthians e circularam por empresas laranjas até alcançar organizações criminosas. Esses dados foram obtidos a partir da quebra de sigilos bancários, não dos relatórios do Coaf.

Com isso, a conclusão do inquérito e a posterior denúncia do Ministério Público seguem válidas, independentemente da legalidade do compartilhamento das informações pelo Coaf. A tentativa da defesa, portanto, é desqualificar o processo desde sua origem, mas sem refutar os indícios levantados.

O novo capítulo da crise política e institucional no clube acontece às vésperas da Assembleia Geral, marcada para este sábado no Parque São Jorge. Os associados decidirão se ratificam ou não o impeachment aprovado pelo Conselho Deliberativo no dia 26 de maio. Caso a destituição seja confirmada, Augusto Melo será afastado definitivamente. Se rejeitada, ele reassume o cargo imediatamente e o processo é encerrado. A votação ocorrerá das 9h às 17h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por