Romero e Weverton: mais uma vez eles se cruzam em um jogo que promete muitas emoções na Bombonera (Foto/Diário Ole/Argentina)
São Paulo, SP, 27 (AFI) – O Estádio Alberto Jacinto Armando, clássica ‘La Bombonera’, em Buenos Aires, vai receber o primeiro jogo entre Boca Juniors-ARG e Palmeiras, às 21h30 desta quinta-feira (28). O duelo é válido pela ida da semifinal da Libertadores de 2023, onde os dois times somam nove títulos do torneio.
O hexacampeão argentino derrubou o Nacional-URU durante os pênaltis nas oitavas de final e alcançou a semi eliminando o Racing-ARG na mesma condição. O tricampeão brasileiro também passou por um clube de seu país, o Atlético-MG, antes de eliminar o Deportivo Pereira-COL na fase anterior.
Em 12 oportunidades que se enfrentaram, o Palmeiras segue com uma leve vantagem, já que venceu três vezes, perdeu duas e conta com sete empates. No entanto, foi na Argentina onde o Boca Juniors venceu as duas vezes, além de três empates e apenas uma vitória verde.
BOCA JUNIORS
Os resultados do Boca Juniors antes da decisão não são nada agradáveis. Nos últimos 11 jogos, considerando o primeiro das oitavas de final em diante, são apenas duas vitórias, com seis empates e três derrotas, somando jogos pela Libertadores, Copa Argentina e Copa da Liga Argentina, o principal torneio do segundo semestre no país.
Apesar de contar com alguns atletas estrelados no elenco, o Boca não faz uma grande temporada, terminando a Primeira Divisón apenas em sétimo e atualmente sendo o nono colocado na Copa da Liga, mas ainda segue vivo nas quartas de final da Copa, além da busca pelo sétimo título da América do Sul, em jejum desde que venceu em 2007.
O jovem Valentin Barco, recentemente lesionado, pode ser preservado no confronto, já que não apareceu no time titular durante os treinos que divulgaram uma parcial de como o time deve entrar em campo, podendo dar lugar a Blondel, enquanto Janson é outro apontado como dúvida e Benedetto mais uma vez deve ser reserva.
PALMEIRAS
O Palmeiras em 2023 passa longe de ser aquele imbatível já visto anteriormente na era Abel Ferreira, mas mesmo assim garante um retrospecto muito bom no mesmo recorte de 11 jogos, com seis vitórias, três empates e duas derrotas, inclusive chegando de um revés, para o Grêmio.
O lateral Marcos Rocha prezou bastante por falar da preparação do Verdão: “Cada jogo de Libertadores tem a sua importância, o seu detalhe, e tenho certeza de que a preparação foi muito boa. Essa preparação vem de três, quatro jogos atrás, com o Abel e sua comissão já tentando colocar um pouco do que a gente vai tentar apresentar na quinta-feira. Somos uma equipe muito madura, que se conhece bem e que confia bastante no potencial um do outro”.
Para o confronto em Buenos Aires, Dudu segue cortado por lesão ligamentar no joelho, enquanto Atuesta está em transição física e também deve ser desfalque. Desta forma, Mayke deve ser novamente empurrado para a linha ofensiva, enquanto Marcos Rocha cumpre a lateral-direita.
A dupla do lado esquerdo deve ser composta por Piquerez e Artur, enquanto Gabriel Menino deve ser titular no meio-campo, ao invés de Richard Ríos, e Rony deve retomar a posição de referência no ataque, colocando Endrick, titular na função durante o último jogo, de volta no banco.
BOCA JUNIORS (ARG) - Romero; Figal, Valentini (Weigandt) e Rojo;
Advíncula, Medina, Ezequiel Fernandez, Pol Fernández e Barco (Blondel);
Cavani e Merentiel.
Técnico: Jorge Almirón
PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Rony e Artur.
Técnico: Abel Ferreira
Fonte: Agência Futebol Interior