Na garra e na técnica, Alexandre Pantoja superou o mexicano Brandon Moreno (Foto/UFC)
Campinas, SP, 9 (AFI) – O Brasil tem um novo campeão do UFC. É Alexandre Pantoja, campeão do Peso Mosca ao vencer, por pontos, ao mexicano Brandon Moreno. A luta aconteceu, nesta madrugada, em Las Vegas pelo UFC 290. Foi uma luta histórica, sangrenta (dos dois lados) e decidida somente pelos juízes após cinco rounds bem disputados. A pontuação final apontou: 46-49, 48-47 e 48-47.
Na verdade, o Brasil estava sem nenhum cinturão após a aposentadoria de Amanda Nunes, em junho. Pantoja recupera o cinturão perdido por Deiveson Figueiredo, que perdeu o cinturão dos moscas em janeiro para o próprio Moreno.
O curioso é que esta foi a terceira vitória na história de Pantoja sobre Moreno, que tinha desta vez a torcida a seu favor e também o favoritismo nas bolsas de apostas.
“Quem conhece minha história vai saber me valorizar” – disse o novo campeão do UFC, que até algumas lutas atrás para sobreviver nos Estados Unidos teve que trabalhar como UBER ou mesmo como entregador. e sua esposa chegou a fazer faxinas para manter as despesas da casa em dia.
A LUTA
Começo equilibrada, com Moreno tendo maior presença. Tudo mudou quando Pantoja acertou um golpe direto e derrubou o adversário. quase o brasileiro definiu a luta neste round inicial. Mas o mexicano voltou melhor no segundo, usou bem seu boxe e venceu o round, deixando a luta empatada.
No terceiro round, a luta foi equilibrada, mas Pantoja teve superficial vantagem, inclusive reconhecida pelos dois corners. O brasileiro era melhor no chão, enquanto o mexicano se dava melhor de pé, usando seu boxe. No quinto round, Pantoja só valorizou sua vantagem e nos dois minutos finais ainda conseguiu subir nas costas de Moreno. A luta terminou desta forma. Os dois sangraram muito durante a luta e terminaram ‘bem amassados’.
Fonte: Tatame