Seleção brasileira veio, mais uma vez, com uma formação diferente no Rio de Janeiro
Brasil x Sérvia pela Liga das Nações de Vôlei 2024 (Foto/Reprodução)
O Brasil empilhou a segunda vitória consecutiva na Liga das Nações de Vôlei (VNL), nesta sexta-feira (24). Com boa atuação ofensiva, a seleção brasileira superou a Sérvia por 3 sets a 1 (25/21; 25/20, 22/25 e 25/22) no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Aproveitando a VNL na preparação para os Jogos Olímpicos, mais uma vez o Brasil entrou em quadra com uma formação diferente. O levantador Cachopa foi titular pela primeira vez e teve os ponteiros Leal e Maurício Borges na entrada de rede. Entre os centrais, Judson também teve a primeira oportunidade.
Equilibrado ofensivamente, os brasileiros deslancharam e abriram vantagem para administrar e ditar o ritmo da partida. Sob o comando de distribuição de Cachopa, o jovem oposto Darlan foi o maior pontuador do jogo, com 22 pontos. Leal (17) e Borges (14) complementaram bem o jogo ofensivo, com uma boa variação de golpes para pegar a defesa da Sérvia desprevenida nos dois primeiros sets.
"Com o tempo a gente ganha confiança. O grupo é muito unido, e isso ajuda bastante. Eu sou o mais novo, então me deixam livres para sacar e atacar. Esse clima no Maracanãzinho é muito confortável para a gente e temos que crescer ao longo do campeonato. Sabemos que vai ser difícil", falou o jovem Darlan, de 20 anos e um dos principais destaques da seleção.
O adversário usou seu tradicional saque agressivo para correr atrás do jogo que parecia sob controle do time da casa. Com a linha de passe brasileira oscilando, a Sérvia voltou para a partida e pressionou o Brasil, que começou a errar bem mais, se desconcentrou em alguns momentos, e quase viu o jogo ir para o tie-break.
Mas foi na mesma moeda que os brasileiros devolveram. No set decisivo, a estratégia de forçar o saque deu certo, e o Brasil conseguiu abrir uma vantagem importante de dois pontos na reta final. Aproveitando o melhor momento também do bloqueio, que pontuou 10 vezes, os donos da casa seguraram a reação da Sérvia e fecharam a segunda vitória consecutiva na VNL.
Para encerrar a primeira semana desafiadora, o Brasil volta a jogar no domingo (26), às 10h, contra a Itália; um dos maiores clássicos do volebol mundial.