Galeano marcou os dois gols do Ceará. (Foto/Stephan Eilert/CSC/Esporte News Mundo)
Chegou ao fim a longa série de 16 jogos de invencibilidade do Cruzeiro, sendo 11 no Brasileirão. Na tarde deste domingo, foi surpreendido pelo Ceará, que venceu de virada, por 2 a 1, no Mineirão, pela 17ª rodada. Depois de Kaio Jorge abrir o placar após uma lambança do goleiro adversário, o time mineiro viu o adversário marcar duas vezes com Galeano, uma em cada tempo.
Por conta da derrota, o Cruzeiro corre riscos de perder a liderança ao término da rodada. Segue com 34 pontos e pode ser superado pelo Flamengo. O Ceará, por sua vez, que vinha de três derrotas seguidas, se reabilitou e subiu para a nona colocação com 21 pontos.
O duelo começou em alta intensidade e o Cruzeiro abriu o placar logo aos três minutos, aproveitando uma grande falha da defesa adversária. O goleiro Bruno Ferreira foi acionado pela defesa, mas ao tentar tocar a bola de lado, deu nos pés de Kaio Jorge, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol.
O gol deu moral ao time mineiro, que voltou a balançar as redes aos 30, com Eduardo. Mas, o árbitro invalidou o lance ao marcar uma falta por toque de mão de Wanderson. O Ceará, por sua vez, aproveitou uma bola alçada na área para deixar tudo igual. Aos 38, depois de um escanteio na área, Galeano subiu sem marcação e testou para o gol. Tudo igual no primeiro tempo.
Na volta para o segundo tempo, o duelo seguiu movimentado e aos 14 minutos, em um contra-ataque rápido, o Ceará conseguiu chegar à virada. Fernandinho cruzou na área e Galeano apareceu para marcar seu segundo gol no jogo. Aos 20, o time visitante chegou a marcar mais um, desta vez com Marcos Victor, mas o árbitro invalidou o gol por conta de um impedimento.
Assustado pela possibilidade de perder sua longa série invicta, o Cruzeiro foi para cima. Apesar disso, pouco levou perigo ao gol adversário, porque o Ceará se fechou na defesa e segurou a vitória. Decepção para mais de 52 mil torcedores.
Os dois times voltam a campo pelo Brasileirão no próximo domingo (3) para a disputa da 18ª rodada. O Cruzeiro visita o Botafogo, no Engenhão, logo às 16h. Mais tarde, às 18h30, o Ceará recebe o Flamengo, no Castelão, em Fortaleza.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 2 CEARÁ
CRUZEIRO - Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki Bruno (Bolasie); Lucas Romero, Lucas Silva (Matheus Henrique) e Eduardo (Gabriel); Matheus Pereira, Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
CEARÁ - Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Diego (Lucas Mugni), Richardson (Rafael Ramos) e Lourenço (Fernando Sobral); Galeano (Lucas Lima), Pedro Henrique (Fernandinho) e Pedro Raul. Técnico: Leonardo Jardim.
GOLS - Kaio Jorge, aos três, e Galeano, aos 38 minutos, do primeiro tempo; Galeano, aos 14 do segundo.
CARTÃO AMARELO - Pedro Henrique (Ceará).
ÁRBITRO - Raphael Claus (SP).
RENDA - R$ 3.286.100,58.
PÚBLICO - 52.802 total.
LOCAL - Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
TODOS JOGOS DA RODADA
SÃO PAULO 3 X 1 FLUMINENSE
O São Paulo dominou o Fluminense no Morumbis e venceu por 3 a 1, com gols de Arboleda, Ferreirinha e Tapia. Samuel Xavier descontou. Foi a terceira vitória seguida do Tricolor paulista, que subiu para a 8ª colocação. O Flu caiu para 11º.
CRUZEIRO 1 X 2 CEARÁ
O Ceará surpreendeu o Cruzeiro no Mineirão e venceu por 2 a 1, com gols de Erick Pulga e Saulo Mineiro. Barreal marcou para a Raposa. O time cearense saiu da zona de sufoco, enquanto o Cruzeiro teve atuação apagada.
INTERNACIONAL 1 X 1 VASCO
Em Porto Alegre, Inter e Vasco empataram por 1 a 1. Wanderson marcou para o Colorado no primeiro tempo, e Vegetti igualou para o Cruzmaltino no segundo. O empate mantém o Vasco fora do Z-4, e o Inter segue irregular.
BAHIA 3 X 0 JUVENTUDE
O Bahia teve atuação dominante e goleou o Juventude por 3 a 0 na Fonte Nova. Everaldo, Cauly e Biel marcaram os gols. Com o resultado, o Tricolor baiano se firma no G-6, e o Juventude segue ameaçado pelo rebaixamento.
FLAMENGO 1 X 0 ATLÉTICO-MG
No Maracanã, o Flamengo venceu o Galo por 1 a 0 em jogo equilibrado. Pedro marcou o único gol, de cabeça, após cruzamento de Gerson. O Rubro-Negro chegou a 31 pontos e colou no líder, enquanto o Atlético perdeu a chance de subir.