Flamengo x Vasco é considerado um dos maiores duelos do futebol brasileiro (Foto/Paula Reis Flamengo)
O Campeonato Carioca reserva um confronto de peso nesta semana. O Clássico dos Milhões, amplamente considerado um dos maiores duelos do futebol brasileiro, é a grande atração desta quarta-feira (21). Flamengo e Vasco se enfrentam no Maracanã, a partir das 21h30, pela terceira rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do estadual.
O Flamengo não vem fazendo um bom começo de ano. Sob o comando de Bruno Pivetti e com um time formado por atletas do elenco sub-20, a equipe ainda não venceu na competição e ocupa a lanterna do Grupo B, com apenas um ponto. Ou seja, corre risco de disputar o quadrangular do rebaixamento.
Por outro lado, o Vasco adotou uma estratégia diferente nas primeiras rodadas e vem utilizando atletas do elenco principal. O time está invicto no Carioca e é o segundo colocado do Grupo A, com quatro pontos, dois atrás do Volta Redonda, líder com seis.
Flamengo e Vasco já se enfrentaram em 429 oportunidades. O time rubro-negro leva vantagem no histórico do confronto, com 167 vitórias, enquanto a equipe cruz-maltina venceu 139 jogos, e 123 clássicos terminaram empatados. Onde assistir: TV Globo.
COMO CHEGA O FLAMENGO?
O Flamengo chega para o duelo cercado de dúvidas. O planejamento inicial do clube era utilizar o time principal apenas na primeira rodada do Brasileirão, que acontecerá no dia 28 de janeiro, mas o desempenho nas primeiras rodadas e o risco de lutar contra o rebaixamento podem mudar o panorama.
A tendência é que a maior parte do grupo relacionado para o próximo jogo continue sendo composta por jovens do sub-20, ainda sob o comando de Bruno Pivetti, mas existe a expectativa de que alguns atletas do grupo principal sejam relacionados.
O zagueiro Vitão, um dos reforços anunciados neste início de temporada, é cotado para entrar em campo pela primeira vez. Ele deve entrar no lugar de Iago, que tem negociação avançada para defender o Orlando City, dos Estados Unidos.
O centroavante David Viana também pode ser novidade e entrar no lugar de Alan Santos, formando o quarteto ofensivo com Guilherme Gomes, Joshua e Douglas Telles.
O goleiro Andrew, oficializado como reforço rubro-negro na última semana, não está disponível para o Clássico dos Milhões. O jogador ainda não foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) e deve ficar à disposição apenas para o clássico contra o Fluminense, no domingo (25).
VASCO
Depois de preservar seus titulares e empatar com o Nova Iguaçu por 0 a 0, o técnico Fernando Diniz conta com a volta de seus principais jogadores. A dúvida está quanto à presença do atacante Rayan. Um dos destaques do clube na última temporada, o promissor jogador tem conversas em andamento com Bournemouth e Newcastle, ambos da Inglaterra. Caso as negociações avancem, ele não será relacionado. Diniz analisou a situação e rasgou elogios ao seu “xodó”.
“Se o Rayan permanecer, vou ficar feliz, assim como todos os vascaínos. Se ele estivesse jogando contra o Nova Iguaçu, provavelmente a gente ganharia o jogo, pois ele é muito decisivo. Já falei mais de uma vez: o Rayan tem potencial para ser uma estrela mundial. Se eu fosse pensar no Rayan como um filho, que é para mim, acho que ele tem que ficar mais uma temporada. A permanência dele seria ótima para o Vasco e para o futebol brasileiro”, explicou.
Diante da possível ausência de Rayan, o jovem GB surge como principal candidato à titularidade. O jogador apareceu entre os onze iniciais contra o Nova Iguaçu e teve atuação apagada, mas se tornou o único centroavante no banco de reservas após a transferência de Vegetti para o Cerro Porteño.
O meia Maxime Dominguez, relacionado para a última rodada do estadual, foi negociado com o Cracóvia, da Polônia, e não entra mais em campo pelo Vasco. O atleta suíço não faz parte dos planos da comissão técnica e estava em busca de um novo destino para a sequência do ano.
FLAMENGO
Léo Nannetti; Daniel Sales, Vitão, João Victor e Gusttavo; Lucas Vieira, Pablo Lúcio e Guilherme Gomes; Douglas Telles, David Viana e Joshua.
Técnico: Bruno Pivetti
VASCO
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton;
Cauan Barros, Thiago Mendes e Philippe Coutinho; Andrés Gómez, GB (Rayan) e Nuno Moreira.
Técnico: Fernando Diniz
BOTAFOGO x VOLTA REDONDA
No outro jogo da rodada, Botafogo e Volta Redonda se enfrentam nesta terça-feira (21), às 19h, no Estádio Nilton Santos, pela terceira rodada do Campeonato Carioca. As equipes chegam embaladas por contextos distintos, mas com o mesmo objetivo: somar pontos importantes na disputa da Taça Guanabara e ganhar fôlego na sequência da competição.
O Botafogo tenta se reabilitar após a derrota por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa-RJ, no último domingo, no Lourivaldão, resultado que freou o bom início alvinegro no estadual.
Já o Volta Redonda vive um momento de confiança depois da vitória expressiva por 3 a 0 sobre o Flamengo, no Raulino de Oliveira, e busca manter o embalo mesmo atuando fora de casa.
SEQUENCIA DE JOGOS
HOJE – 21/01/26
17h00 – Maricá x Bangu
19h00 – Botafogo x Volta Redonda
21h30 – Flamengo x Vasco
AMANHÃ - 22/01/26
17h00 – Madureira x Sampaio Corrêa-RJ
19h00 – Boavista-RJ x Portuguesa-RJ
21h30 – Nova Iguaçu x Fluminense
CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A
Volta Redonda – 6 pontos, 2 jogos, 2 vitórias, saldo +4
Vasco – 4 pontos, 2 jogos, 1 vitória, saldo +2
Bangu – 3 pontos, 2 jogos, 1 vitória, saldo 0
Fluminense – 3 pontos, 2 jogos, 1 vitória, saldo 0
Sampaio Corrêa-RJ – 3 pontos, 2 jogos, 1 vitória, saldo -1
Portuguesa-RJ – 1 ponto, 3 jogos, nenhuma vitória, saldo -3
GRUPO B
Nova Iguaçu – 4 pontos, 2 jogos, 1 vitória, saldo +2
Botafogo – 3 pontos, 2 jogos, 1 vitória, saldo +1
Madureira – 3 pontos, 2 jogos, 1 vitória, saldo 0
Boavista-RJ – 3 pontos, 2 jogos, 1 vitória, saldo 0
Maricá – 3 pontos, 2 jogos, 1 vitória, saldo -1
Flamengo – 1 ponto, 3 jogos, nenhuma vitória, saldo -4